(UEM) Sobre a representação cartográfica da Terra, assinale a opção correta:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 06.4. A organização da vida social
Foi-se o tempo em que os primeiros meses do ano no Rio de Janeiro prometiam apenas dias de sol forte e praia garantida até tarde graças ao horário de verão. Nos últimos anos, os cariocas têm enfrentado um inimigo que rivaliza com as belezas que fizeram do Rio a Cidade Maravilhosa: a dengue. As epidemias de hoje lembram uma época em que os surtos eram ainda mais comuns. No Império, cólera, tifo, febre amarela, entre outras moléstias típicas de uma cidade desprovida de sistema de recolhimento de esgotos, faziam parte do cotidiano da população.
Para acabar com elas, médicos, higienistas, políticos e a imprensa discutiram à exaustão uma série de medidas de saúde pública. No século XIX, a falta de higiene era apontada como a principal causa das epidemias que assolavam o Rio. Animais vagavam pelas ruas e inevitavelmente atendiam ao “chamado da natureza” por onde passavam; valas abertas cortavam os logradouros públicos; corpos eram enterrados no interior de igrejas – nada pior do que o cheiro dos cadáveres em decomposição misturando-se ao incenso usado nas missas!
http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=2034
Assinale a alternativa correta:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Gravura Macunaíma - Aldemir Martins, impressa em tamanho grande
- Disponível: https://www.wikiart.org/en/aldemir-martins/macuna-ma-1982
- Argila
- Palitos de picolé
- Palitos de dente
- Colher e garfinho de plástico
- Jornal
- Recipiente para água
- Tinta acrílica – várias cores
- Avental ou blusa velha
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá revisar com os alunos sobre as imagens que compõe a obra Macunaíma-Aldemir Martins.
- Colocar a gravura impressa em tamanho grande em frente ao quadro, na sala de aula para que todos os alunos possam visualizá-la e acompanhar a explanação do professor.
Fonte: https://www.wikiart.org/en/aldemir-martins/macuna-ma-1982
- Observar todos os componentes que fazem parte da obra : bichos, natureza, céu...
- Que tal brincar de argila?
- A proposta para esta aula é a reprodução dos componentes que estão na obra, em argila.
- Pode-se trabalhar em grupo de 04 crianças .
- Colocar o avental ou blusa velha em cada criança.
- Forrar a mesa com jornal.
- Distribuir os potinhos com água e os palitinhos.
- Entregar um pedaço de argila para cada criança.
- Primeiramente, deixar elas brincarem com a argila: amassar, bater, riscar com o palitinho, furar, para conhecerem bem o material e ver as possibilidades que ele proporciona.
- Depois, sugerir às crianças que comecem a modelar se inspirando nos desenhos da obra de Macunaíma. Poderão criar: macacos, araras, onças, tatu , flores, frutos, céu,, Deixar a imaginação fluir... .
- Deixar as crianças criarem quantas peças quiserem.
- Depois de tudo modelado, deixar secar. (Professor, não se esqueça de colocar o nome dos alunos embaixo de cada peça modelada).
- O ideal é que as peças sejam queimadas em forno próprio para cerâmica , para adquirirem maior resistência. Se na escola não tiver este forno, esta queima poderá ser terceirizada com algum ceramista.
- Para dar um acabamento bem legal, depois de queimadas, as peças deverão ser pintadas com tinta acrílica.
Enunciado:
LEITURA DE IMAGENS - MACUNAÍMA
- Matemática | 3.5 Inversa e Composta
Qual a inversa da função f(x) = 2x - 1?
- Ciências - Fundamental | 06. O Tempo Passa (Calendário, Dias, Meses)
O tema da passagem do tempo, hora e dia é essencial para o entendimento das rotinas e organização da vida em sociedade. Desde a antiguidade, diversas civilizações criaram mecanismos para medir o tempo, como os egípcios com o relógio de sol e os babilônios com o relógio de água. Atualmente, utilizamos relógios digitais e analógicos para nos orientarmos na passagem do tempo. É importante que, desde cedo, as crianças compreendam a importância da organização temporal para suas rotinas e atividades.
Quantas horas tem um dia?
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise a imagem do calendário a seguir.
BRAICK, Patrícia. Das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2000. p. 19.
Ao comparar o calendário Ocidental com o calendário apresentado na imagem, pode-se concluir que