A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. A história da retrata que seu surgimento se deu em qual período?
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 04. Características naturais do território brasileiro
Analise a figura.
Disponível em: www.canalciencia.ibict.br/galerias/imagens/pesquisa/00152_2.jpg. Acesso em: 27 fev. 2012.
O bioma representado é a caatinga, que está presente em regiões de:
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
(UERJ) Competição e individualismo excessivos ameaçam saúde dos trabalhadores
Ideologia do individualismo
O novo cenário mundial do trabalho apresenta facetas como a da competição globalizada e a da ideologia do individualismo. A afirmação foi feita pelo professor da Universidade de Brasília (UnB) Mário César Ferreira, ao participar do seminário Trabalho em Debate: Crise e Oportunidades.
Segundo ele, pela primeira vez, há uma ligação direta entre trabalho e índices de suicídio, sobretudo na França, em função das mudanças focadas na ideia de excelência.
Fim da especialização
2“A configuração do mundo do trabalho é cada vez mais volátil”, disse o professor. Ele destacou ainda a crescente expansão do terceiro setor, do trabalho em domicílio e do trabalho feminino, bem como a exclusão de perfis como o de trabalhadores jovens e dos fortemente especializados. “As organizações preferem perfis polivalentes e multifuncionais.” Desta forma, a escolarização clássica do trabalhador amplia-se para a qualificação contínua, enquanto a ultraespecialização evolui para a multiespecialização.
Metamorfoses do trabalho
1Ele ressaltou que as “metamorfoses” no cenário do trabalho não são “indolores” para os que trabalham e provocam erros frequentes, retrabalho, danificação de máquinas e queda de produtividade.
3Outra grande consequência, de acordo com o professor, diz respeito à saúde dos trabalhadores, que leva à alta rotatividade nos postos de trabalho e aos casos de suicídio. 4“Trata-se de um cenário em que todos perdem, a sociedade, os governantes e, em particular, os trabalhadores”, avaliou.
Articulação entre econômico e social
Para a coordenadora da Diretoria de Cooperação e Desenvolvimento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Christiane Girard, a problemática das relações de trabalho envolve também uma questão: 5qual o tipo de desenvolvimento que nós, como cidadãos, queremos ter?
Segundo Christiane, é preciso “articular” o econômico e o social, como acontece na economia solidária.
“Ela é uma das alternativas que aparecem e precisa ser discutida. 6A resposta do trabalhador se manifesta por meio do estresse, de doenças diversas e do suicídio. A gente não se pergunta o suficiente sobre o peso da gestão do trabalho”, disse a representante do Ipea.
Adaptado de www.diariodasaude.com.br
Dentre as palavras usadas no texto para descrever o novo regime de trabalho, uma delas implica uma contradição nos próprios termos, ou seja, uma palavra cuja composição contém elementos que se opõem.
A palavra formada por elementos que sugerem sentidos opostos é:
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas brasileiros, descreve em seu poema Confidências de um itabiriano, toda a saudade que sente da sua cidade natal, Itabira. Leia um fragmento do poema a seguir:
Alguns anos vivi em Itabira.
Principalmente nasci em Itabira.
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.
Noventa por cento de ferro nas calçadas.
Oitenta por cento de ferro nas almas.
[...]
Tive ouro, tive gado, tive fazendas.
Hoje sou funcionário público.
Itabira é apenas uma fotografia na parede.
Mas como dói!
ANDRADE, Carlos Drummond de. In: Nova Reunião: 19 livros de poesia.
Rio de Janeiro: José Olympio, 1987, p.65.
A leitura permite identificar no poema a existência do conceito geográfico de:
- Física | B. Resistores
(FUVEST 2013 1° FASE) No circuito da figura abaixo, a diferença de potencial, em módulo, entre os pontos A e B é de
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
As dimensões externas de um contêiner com formato de paralelepípedo são 12,2 m, 2,5 m e 3,2 m, como indicado na figura.
Se a espessura de todas as paredes do teto e do chão desse contêiner é 10 cm, a sua capacidade, em m 3, é aproximadamente igual a: