Imagem: https://br.pinterest.com/pin/304907837249172554/
Jennifer and Timmy are:
Questões relacionadas
- Geografia | 3.4 Clima
Os moradores de Utqiagvik passaram dois meses quase totalmente na escuridão
Os habitantes desta pequena cidade no Alasca – o estado dos Estados Unidos mais ao norte – já estão acostumados a longas noites sem ver a luz do dia. Em 18 de novembro de 2018, seus pouco mais de 4 mil habitantes viram o último pôr do sol do ano. A oportunidade seguinte para ver a luz do dia ocorreu no dia 23 de janeiro de 2019, às 13 h 04 min (horário local).
Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 16 maio 2019 (adaptado).
O fenômeno descrito está relacionado ao fato de a cidade citada ter uma posição geográfica condicionada pela:
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2010 2º APLICAÇÃO)
The six-year molars
The six-year molars are the first permanent teeth. They are the “keystone” of the dental arch. They are also extremely susceptible to decay.
Parents have to understand that these teeth are very important. Over 25% of 6 to 7 year old children have beginning cavities in one of the molars.
The early loss of one of these molars causes serious problems in childhood and adult life. It is never easy for parents to make kids take care of their teeth. Even so, parents have to insist and never give up.
Módulo do Ensino Integrado: Fundamental, Médio, Profissional - DCL.
O texto aborda uma temática inerente ao processo de desenvolvimento do ser humano, a dentição. Há informação quantificada na mensagem quando se diz que as cáries dos dentes mencionados
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A Mula sem Cabeça
— Onde houver um pequeno ajuntamento de casas rodeando uma igreja, com noites silenciosas e escuras, haverá casos de aparição da Mula sem Cabeça.
Dizem que é uma mulher que namorou um padre e, por isso, foi castigada. Toda passagem da noite de quinta para sexta-feira, ela vai até uma encruzilhada e ali acontece o encantamento. Depois, tem que percorrer sete freguesias ao longo daquela noite. (Freguesias eram pequenos povoados, no Brasil de antigamente.)
Mas veja que estranho: "Mula sem Cabeça" é só o nome desse mito. Na verdade, de acordo com as histórias que o povo conta, ela aparece como um animal inteiro, forte, lançando fogo pelas narinas e pela boca, onde tem freios de ferro. Nas noites de cumprir sua punição, ouve-se o seu galope violento, acompanhado de longos relinchos. Em alguns momentos, soluça como uma pessoa quando chora. Ninguém põe o pé fora de casa nessas noites.
Se alguém, bastante corajoso, tirar os freios de sua boca, o encanto se quebrará, e a Mula sem Cabeça voltará a ser gente, livre para sempre da maldição que a castiga.
XAVIER, Marcelo. A mula sem cabeça. In: Mitos: o folclore do Mestre André.
Belo Horizonte: Formato Editorial, 1997. p. 22.
Nas noites escuras de quinta-feira, ninguém "põe o pé fora de casa" porque
- Ciências - Fundamental | 20. Campo Agropecuário
A relação entre o homem e o meio ambiente tem sido marcada por diversas ações humanas que afetam a natureza de maneira negativa. Entre essas ações, podemos destacar o uso de agrotóxicos e a construção desordenada de cidades, que contribuem para a erosão do solo. Além disso, a criação de rebanhos e a mineração também são atividades que podem afetar o equilíbrio ecológico.
O desmatamento pode causar sérios problemas ao solo, como a erosão. Além disso, a mineração pode contaminar o solo e a água, enquanto a construção de cidades pode aumentar a impermeabilização do solo, prejudicando a infiltração da água.
Quais das seguintes práticas podem ajudar a minimizar os impactos negativos ao solo?
- Geografia | 6.2 Energia
Nos últimos decênios, o território conhece grandes mudanças em função de acréscimos técnicos que renovam a sua materialidade, como resultado e condição, ao mesmo tempo, dos processos econômicos e sociais em curso.
SANTOS, M.; SILVEIRA; M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI.
Rio de Janeiro: Record, 2004 (adaptado).A partir da última década, verifica-se a ocorrência no Brasil de alterações significativas no território, ocasionando impactos sociais, culturais e econômicos sobre comunidades locais, e com maior intensidade, na Amazônia Legal, com a