(ENEM 2010 2º APLICAÇÃO)
The six-year molars
The six-year molars are the first permanent teeth. They are the “keystone” of the dental arch. They are also extremely susceptible to decay.
Parents have to understand that these teeth are very important. Over 25% of 6 to 7 year old children have beginning cavities in one of the molars.
The early loss of one of these molars causes serious problems in childhood and adult life. It is never easy for parents to make kids take care of their teeth. Even so, parents have to insist and never give up.
Módulo do Ensino Integrado: Fundamental, Médio, Profissional - DCL.
O texto aborda uma temática inerente ao processo de desenvolvimento do ser humano, a dentição. Há informação quantificada na mensagem quando se diz que as cáries dos dentes mencionados
Questões relacionadas
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(ACAFE) Um professor resolveu fazer algumas afirmações sobre óptica para seus alunos. Para tanto, contou com o auxílio de óculos com lentes bifocais (figura abaixo). Esses óculos são compostos por duas lentes, uma superior para ver de longe e outra inferior para ver de perto.
Com base no exposto acima e nos conhecimentos de óptica, analise as afirmações a seguir, feitas pelo professor a seus alunos.
I. As lentes inferiores dos óculos são aconselhadas para uma pessoa com miopia.
II. As lentes superiores são lentes divergentes.
III. Pessoas com hipermetropia e presbiopia são aconselhadas a usar as lentes inferiores.
lV. As lentes inferiores possibilitam que as imagens dos objetos, que se formam antes da retina, sejam formadas sobre a retina.
V. As lentes inferiores podem convergir os raios do Sol.
Todas as afirmações corretas estão em:
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O profressor vai iniciar a aula falando sobre as formas: orgânicas e geométricas
- O professor vai apresentar para a turma o pintor " Henri Matisse" e mostrar algumas obras.
- O professor vai escolher a obra "A Dança – Matisse" para a turma trabalhar o tema
formas. As formas simplificadas das dançarinas na obra, ocupavam toda a tela simplificada , num
padrão rítmico de movimento expressivo. A simplicidade do desenho, com seus três
elementos básicos – dançarinas, uma vastidão vazia de verde e outra de azul, cria
uma imagem na qual as relações abstratas entre formas orgânicas e cor são
fundamentais.
- Escolhida a obra, façam a leitura formal com a turma :
(linhas, formas, planos, cores, etc)
- No segundo momento , faça a leitura interpretativa da obra: (o que vejo na obra; o
que está representando , o que me lembra; qual a mensagem traz a obra; etc).
- Fale novamente sobre o estilo, as cores usadas na obras, o tipo de pintura e o abuso
das linhas e das formas deste artista.
Disponível: http://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2013/12/analise-da-obraa-danca-de-henri-matisse.htm
- Peça os alunos para fazer o desenho das silhuetas dançando no papel color set
preto.
- Pinte com o lápis de cor branco (contorno, partes mais salientes, chão).
- Com o lápis prata, valorize alguns contornos e partes do desenho.
- Lembre sempre os alunos para trabalhar com o lápis de cor branco e prata, use
inicialmente o branco e só depois de pintar tudo o que quiser de branco é que vai
realçar a pintura com o lápis prata.
- Exponha os trabalhos.
/item-portfólio/henri-matisse//portfolio-item/henri-matisse/
- Língua Inglesa | 1.5 Interpretação de Música
Looking for freedom
One morning in june some twenty years ago
I was born a rich man’s son
I had everything that money could buy
But freedom - I had none
I’ve been lookin’ for freedom
I’ve been lookin’ so long
I’ve been lookin’ for freedom
Still the search goes on
I’ve been lookin’ for freedom
Since I left my home town
I’ve been lookin’ for freedom
Still it can’t be found
I headed down the track, my baggage on my back
I left the city far behind
Walkin’ down the road, with my heavy load
Tryin’ to find some peace of mind
Father said you’ll be sorry, son,
If you leave your home this way
And when you realize the freedom money buys
You’ll come running home some day
I paid a lotta dues, had plenty to lose
Travelling across the land
Worked on a farm, got some muscle in my arm
But still I’m not a self-made man
I’ll be on the run for many years to come
I’ll be searching door to door
But, given some time, some day I’m gonna find
The freedom I’ve been searchin’ for
WHITE, J. Disponível em: https://genius.com. Acesso em: 13 set. 2021.
Considerando a letra da música, o eu-lírico busca o (a)
- Física | 2.6 Hidrostática
(UNIT) Tratando-se dos conhecimentos sobre a hidrostática, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O princípio de Arquimedes é formulado a partir da lei de Stevin.
( ) Um manômetro de mercúrio é uma aplicação do princípio de Pascal.
( ) O funcionamento de uma prensa hidráulica é alicerçado pelo princípio de Pascal.
( ) A razão entre o volume imerso do iceberg e o seu volume total é igual à razão entre a densidade da água do mar e a densidade do gelo.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Física
A fotografia mostrada a seguir expõe o resultado de uma imprudência. Um carro de massa igual a uma tonelada, ao tentar ultrapassar um caminhão, acabou colidindo de frente com outro carro de massa 800 kg, que estava parado no acostamento. Em virtude de a estrada estar muito lisa, após colisão, os carros se moveram juntos em linha reta, com uma velocidade de 54 km/h.
Admitindo-se que a força que deformou os veículos atuou durante um tempo de 0,1 s, são feitas as seguintes afirmações para a situação descrita:
I. O choque é completamente inelástico e, por isso, não há conservação da quantidade de movimento.
II. A velocidade do carro de uma tonelada antes da colisão era de 97,2 km/h.
III. A intensidade do impulso atuante na colisão foi de 1,2 .104 N.s.
IV. A intensidade da força média que deformou os veículos foi de 1,2 .103 N.
Estão corretas somente: