Sobre a pintura corporal indígena, marque a alternativa correta:
Questões relacionadas
- História | 4.1 Alta Idade Média
(FUVEST 2005 1ª FASE) Na representação que a sociedade feudal, da Europa Ocidental, deixou de si mesma (em textos e em outros documentos não escritos),
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
“Os seres mudam o meio, que mudam os seres, que mudam o meio...”
Num movimento sistêmico, espécies desaparecem e outras surgem em decorrência de
- Filosofia | 2.2 Clássica
Para crianças e adolescentes, e mesmo para adultos, a brincadeira se apresenta, não raro, como porta de entrada para a amizade. Entretanto, o significado do termo amizade não é tão óbvio quanto se possa imaginar. Vários filósofos já trataram do tema sob diversas perspectivas.
Um dos primeiros filósofos a desenvolver o conceito de amizade foi Aristóteles em sua obra Ética a Nicômaco. Para ele, a amizade se diferencia da benevolência porque exige reciprocidade e, ainda, o conhecimento de cada uma das partes de ser bem quista pela outra. A amizade pode ser motivada por (a) utilidade, (b) prazer e (c) desejo mútuo do bem. Entretanto, para Aristóteles, a verdadeira amizade, ou amizade perfeita, é motivada apenas pelo desejo mútuo do bem. De fato, de acordo com o tipo (c) de amizade, o homem bom se relaciona com seu amigo como se relaciona consigo mesmo. Aristóteles também defende que se deve agir em questões acerca do número de amizades, visando-se alcançar um meio-termo.
Immanuel Kant, no século XIX, também tratou da noção de amizade. Para ele, a amizade é uma união de duas pessoas por meio de amor e respeito recíprocos. O amor, segundo esse filósofo, leva alguém a perseguir os fins do outro, e o respeito lembra que é o outro quem deve determinar esses fins.
Tendo como referência as informações acima, relativas a conceitos de amizade propostos por Aristóteles e por Kant, julgue o item a seguir.
Segundo Aristóteles, a amizade suscitada pelo desejo mútuo do bem, diferentemente das outras duas formas de amizade, deve ser considerada amizade em sentido absoluto.
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
MATERIAIS
- Fotos impressas de vários tipos de pássaros
- Tinta aquarela
- Pincel
- Recipiente com água
- Papel toalha
- Lápis de cor
- Caneta para retro - projetor preta ou canetinha preta
- Tinta guache branca
PROCEDIMENTOS
- O professor vai mostrar para as crianças algumas fotos de pássaros. Deixar as crianças
manusearem as fotos a vontade, e enquanto isso o professor vai falando para eles
observarem as várias de cores que possuem.
- O professor vai propor para a turma o desenho de um pássaro que vai ser colorido utilizando
as cores quentes e frias (já estudadas anteriormente).
- O professor poderá auxiliar as crianças neste desenho, fazendo junto com a turma, o
desenho, no quadro .
- Distribua o papel para as crianças e peça para elas trabalharem com a folha na posição
horizontal.
- Oriente as crianças a acompanhar o desenho feito pelo professor , no quadro.
- Comece a desenhar o pássaro no meio do papel. Comece com um grande sorriso (meio
círculo). Não o faça muito pequeno, faça pelo menos um tamanho de uma mão, mas não
muito grande para ter algum espaço para os galhos ao redor.
- Adicione um bico de um lado desenhando um ângulo ou um sinal menor
- Adicione a parte superior da cabeça desenhando um semicírculo menor como um arco-íris
- Faça uma linha diagonal no lado oposto para começar uma cauda
- Adicione outro lado da cauda e, em seguida, continue suavemente até a parte de trás e conecte-o com a cabeça
- Comece a desenhar a asa com uma forma em C abaixo da cabeça
- Continue a desenhar uma parte inferior da asa por uma linha diagonal
- Faça uma linha ondulada ou "saltadora" para as penas na borda de uma asa
- Adicione as pernas
- Adicione um olho, termine um bico, faça uma linha separando as manchas de cor da ave (meu pássaro tem cabeça + barriga de uma cor e volta + asa + cauda de cor diferente)
- Desenhe ramos ou um ninho (ou uma casa de passarinho)
- O professor deverá auxiliar as crianças no desenho, todas as vezes que achar necessário.
- Explique para as crianças que depois dos desenhos prontos, elas irão colorir o desenho,
usando somente as cores quentes e frias. Pode usar todas estas cores misturadas, no
desenho. Se for preciso, relembre a turma quais são as cores quentes e frias.
- Peça para começarem a pintar o fundo com uma cor mais clara. (basta adicionar um pouco
de água à tinta para que fique parcialmente transparente para ver as linhas de galhos e
pernas. Fale com as crianças para cobrir o fundo todo do desenho. Espere secar.
- O restante do trabalho vai ser colorido com lápis de cor.
- Verifique se a cor está contrastando com o pássaro (exemplo: pássaro amarelo + fundo azul
será um contraste bom, pássaro azul + fundo azul não é contraste).
- Colore os galhos e as pernas das aves.
-Oriente as crianças para colorir o pássaro começando com as cores mais claras. Depois, peça
as crianças para usar toda a sua criatividade e colorir o pássaro usando as cores quentes e
frias, fazendo um colorido bem alegre. Quando a ave estiver toda colorida, use um marcador
preto para fazer as pernas e contornar as asas e a cauda. Desenhe também os ramos com
marcador preto (ou lápis marrom). Use a tinta branca para adicionar penas e um
olho. Pinte as flores .
- Use cores bem alegres. Intercale cores quentes e frias para o acabamento no desenho.
- Faça uma exposição dos trabalhos na escola.
- Vai ser uma atividade muito legal e alegre!
Fonte: http://creativemoon.co/?p=442
CORES QUENTES E CORES FRIAS
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
“Ninguém será submetido à tortura e nem a penalidades ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes”.
(Artigo 5º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela ONU em 10/12/1948)
Assinale a alternativa correta.