“Ninguém será submetido à tortura e nem a penalidades ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes”.
(Artigo 5º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela ONU em 10/12/1948)
Assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Física | F. Circuitos Elétricos
Em quais desses circuitos, as lâmpadas funcionarão como se estivessem individualmente ligadas a uma fonte de tensão de 110V?
- Física | B. Vetorial
(FEI) Um barco movido por motor, desce 120 km de rio em 2h. No sentido contrário, demora 3h para chegar ao ponto de partida. Qual é a velocidade da água do rio? Sabe-se que, na ida e na volta, a potência desenvolvida pelo motor é a mesma.
- Matemática | 11. Binômio de Newton
(IME) No desenvolvimento de
o valor do termo independente de x é igual a 63/256. Considerando que ß é um número real, com 0<ß< π/8 e x ≠ 0, o valor de ß é:
- História - Fundamental | 01. O Lugar em que Eu Moro: O Espaço Doméstico
Observe a imagem, leia e responda.
Há cerca de 7000 anos, algumas aldeias que ficavam próximas de grandes rios do Oriente começaram a se transformar em cidades.
a) Escreva os nomes de importantes rios do Oriente Próximo.
b) Qual a importância desses rios para o desenvolvimento das cidades às suas margens?
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
A palavra linha vem do latim “linea”, que significa extensão com uma só dimensão. A trajetória de um ponto no espaço é uma linha. Se imaginarmos que o ponto se desloca sempre na mesma direção, dá origem a uma linha reta. Se mudar constantemente de direção, dá origem a uma linha curva. A linha é utilizada por nós todos os dias. Para escrever, para sublinhar ou para desenhar, ela pode ter várias expressões e intensidades. Os artistas utilizam-na das mais variadas maneiras: reta, curva, quebrada ou mista, grossa ou fina, definindo as formas ou estruturando o espaço.
http://gramaticaepintura.blogspot.com/
Se a linha pode ser definida como um deslocamento do ponto, podemos observá-la em quase tudo que nos cerca. Converse com a turma a respeito desse tema e abra um espaço para que os alunos troquem ideias. Pergunte a eles onde eles enxergam as linhas, e como elas são.
Proponha aos alunos que realizem um estudo sobre as linhas que nos cercam através de um grande painel. Sugira que cada aluno fotografe todas as linhas que acharem interessantes durante 1 semana, dentro da escola, nas ruas, em casa, em qualquer lugar. Alerte-os para ao fotografarem escolherem ângulos interessantes e que a fotografia feita não seja apenas um registro de um linha interessante, mas que tenha em sua composição algo inusitado e belo.
O painel pode ser montado com as impressões das fotografias ou pinturas feitas a partir das fotografias.
Esta atividade permite um trabalho interdisciplinar com os professores de História e Matemática.
Imagens sugestivas: