O quadro apresenta o teor de cafeína em diferentes bebidas comumente consumidas pela população.
Da análise do quadro conclui-se que o menor teor de cafeína por unidade de volume está presente no:
Questões relacionadas
- Biologia | 07. Taxonomia
(UTFPR) Os animais invertebrados não possuem coluna vertebral. Dentro desse grupo, encontram-se os poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos, anelídeos, moluscos, artrópodes e equinodermos. Sobre esses animais, considere as afirmativas abaixo.
I. Moluscos possuem o corpo mole e nesse grupo encontram-se as minhocas, sanguessugas, planárias, polvos e lulas.
II. A minhoca é um anelídeo que possui o corpo segmentado em forma de anéis, respiração cutânea e sistema digestório completo.
III. Os artrópodes são caracterizados por segmentos articulados, corpo segmentado e exoesqueleto quitinoso.
IV. Equinodermos são invertebrados exclusivamente marinhos e nesse grupo encontram-se as bolachas da praia e as estrelas-do-mar.
Estão corretas:
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
O núcleo celular foi descoberto pelo pesquisador escocês Robert Brown, que o reconheceu como componente fundamental das células. O nome escolhido para essa organela expressa bem essa ideia: a palavra “núcleo”, de acordo com o dicionário brasileiro, significa centro ou parte central. A respeito da constituição e função do núcleo celular, julgue as afirmativas, como FALSAS ou VERDADEIRAS:
I. O núcleo só é encontrado em células eucariontes, portanto as bactérias não apresentam essa organela.
I. Existem células eucariontes com um único núcleo, células com vários núcleos e outras células anucleadas.
III. O núcleo abriga o código genético das células, uma vez que dentro dele se encontram os cromossomos que contém a informação genética.
IV. A carioteca é o envoltório nuclear, que impede a troca de qualquer tipo de material entre o núcleo e o restante da célula. a
- Literatura | 2. Produção Medieval
(MACKENZIE) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Incidente em Antares (fragmento)
Durante alguns minutos a defunta fica a olhar em torno – para a esplanada, o céu, o muro do cemitério, a lanterna acesa caída no chão... Depois se põe de joelhos e nessa posição, lentamente, faz a volta do esquife vizinho, desatarraxando-lhe a tampa, que tenta em vão erguer, terminada a operação. Bate três vezes com o punho cerrado na tampa do caixão negro, cujo ocupante responde, após segundos, com três batidas semelhantes. D. Quitéria vê a tampa que ela desaparafusou erguer-se lentamente e por fim cair para um lado. Um homem de estatura mediana e vestido de escuro sai do seu féretro, dá alguns passos com uma rigidez de boneco de mola, olha a seu redor, inclina-se, apanha a lanterna, passeia a sua luz pelo muro do cemitério, depois pela copa dos cinamomos, projeta-a contra a esplanada e por fim foca o rosto da dama, que continua ajoelhada.
— D. Quitéria Campolargo! – exclama o desconhecido. — Que honra! Que prazer!
Érico Veríssimo
Auto da Barca do Inferno (fragmento)
ANJO
FIDALGO
ANJO
FIDALGO
ANJO
FIDALGO
ANJO
FIDALGO
ANJO
Que quereis?
Que me digais,
pois parti tão sem aviso,
se a barca do Paraíso
é esta em que navegais.
Esta é; que demandais?
Que me leixeis embarcar.
Sou fidalgo de solar,
é bem que me recolhais.
Não se embarca tirania
neste batel divinal.
Não sei porque haveis por mal
que entre a minha senhoria...
Pera vossa fantesia
mui estreita é esta barca.
Pera senhor de tal marca
nom há aqui mais cortesia?
Venha a prancha e atavio!
Levai-me desta ribeira!
Não vindes vós de maneira
pera entrar neste navio.
Essoutro vai mais vazio:
a cadeira entrará
e o rabo caberá
e todo vosso senhorio.
Ireis lá mais espaçoso,
vós e vossa senhoria,
cuidando na tirania
do pobre povo queixoso.
E porque, de generoso,
desprezastes os pequenos,
achar-vos-eis tanto menos
quanto mais fostes fumoso.
Gil Vicente
A armadilha (fragmento)
Meu nome é Mort. Ed Mort. 1Sou detetive particular. Pelo menos isso é o que está escrito numa plaqueta na minha porta. Estava sem trabalho há meses. Meu último caso tinha sido um flagrante de adultério. 2Fotografias e tudo.
3Quando não me pagaram, vendi as fotografias. Eu sou assim. Duro. Em todos os sentidos. O aluguel da minha sala – o apelido que eu dou para este cubículo que ocupo, entre uma escola de cabeleireiros e uma pastelaria em
alguma galeria de Copacabana – estava atrasado. 4Meu 38 estava empenhado. Minha gata me deixara por um delegado. A sala estava cheia de baratas. 5E o pior é que elas se reuniam num canto para rir de mim. Mort. Ed Mort. Está na plaqueta.
Luis Fernando Veríssimo
Assinale a alternativa que NÃO pode ser associada ao teatro de Gil Vicente.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus. Para o judaísmo, o pecado mais mortal de todos é o da idolatria, ou seja, a prática de adoração a ídolos e imagens.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/religiao/judaismo.htm. Acesso em 20 mar. 2014.
a) Identifique quais são as principais características do judaísmo apontadas pelo texto.
b) Explique porque a idolatria é considerada o pecado mais grave na concepção do judaísmo.
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
Material Necessário
- Data show completo com acesso à internet ou o DVD com o show de Marisa Monte Verdade Uma Ilusão.
- Reportagem sobre o show Verdade Uma Ilusão da cantora Marisa Monte. Disponível em: <http://www.saraivaconteudo.com.br/Blogs/Post/45965>. Acesso em 27 dez. 2015.
- Vídeo do youtube mostrando tecnologia usada no show de Marisa Monte. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=n1ZDNC0um6g> e <https://www.youtube.com/watch?v=7FED-bWqRCs>. Acesso em 27 dez. 2015. Também pode ser visualizado no DVD do show da cantora.
- Uso de computadores no laboratório de informática para criação dos vídeos dos grupos, se possível.
Procedimento
1 º.Marque com antecedência o laboratório de informática para o trabalho que você vai realizar com os alunos. Se não for possível, providencie um aparelho de TV e DVD com o show para que os alunos possam observar os efeitos que foram inseridos no telão da apresentação.
2 º.Hoje você trabalhará com os alunos como os músicos, atualmente, estão cada vez mais ligados às artes plásticas para a “ilustração” de seus shows e videoclipes. Marisa Monte, uma cantora contemporânea, utiliza em seu show, uma concepção audiovisual que interage música e artes plásticas, lançando uma nova tendência.
“O maior encanto de Verdade Uma Ilusão – requintado show estreado por Marisa Monte no Teatro Guaíra, em Curitiba (PR), neste primeiro fim de semana de junho de 2012 - reside na concepção audiovisual do espetáculo. A interação entre música e artes plásticas resulta real, perfeita, inebriante, incomum. A beleza plástica do show é algo raro se ver na cena nacional. Quinze das 25 músicas do ágil roteiro são ilustradas com obras diversas - assinadas por artistas plásticos contemporâneos - que se ajustam às letras das canções. Projetadas nos telões em imagens que ocupam toda a dimensão do palco, tais obras dão a impressão – ilusão? – de que extrapolam os limites cênicos, envolvendo artista, músicos e plateia numa aura de sedução que reitera o excelente gosto de Marisa Monte”. Trecho retirado da reportagem disponível em: <http://www.saraivaconteudo.com.br/Blogs/Post/45965>. Acesso em 27 dez. 2015.
3 º.Passe os vídeos ou o DVD para os alunos assistirem. Peça que fiquem atentos a tudo que for falado, para título de informação e apreciação apenas, pois eles não produzirão uma projeção de imagens e sim um clipe para uma música brasileira escolhida pelo grupo. Os vídeos são apenas incentivos para o trabalho.
4 º.Divida a sala em grupos e peça que escolham uma música brasileira, atual, que gostariam de apresentar. Eles podem pesquisar a música na internet e encontrar, letra, autores, intérpretes e vídeos já realizados com ela ou aproveitar os CDs que cada um já tenha em casa.
5 º.Em outro momento, em grupo, deverão elaborar a maneira que gostariam de apresentar a música. Mesmo que façam um clipe usando eles mesmos como personagens, tudo deve ser filmado e transformado em um clipe para ser apresentado ao final do semestre. Dê tempo aos alunos para que eles possam receber ajuda do laboratorista de informática ou outra pessoa para a realização da atividade ou deixe que eles façam o filme nos celulares e apresentem depois, de uma forma organizada, para os outros colegas.
6 º.Marque o dia para a apresentação dos clipes. Você pode convidar as outras turmas para assistir a apresentação do trabalho, se tiver aparelhagem para isso.