(Enem PPL 2016) Tendo se livrado do entulho do maquinário volumoso e das enormes equipes de fábrica, o capital viaja leve, apenas com a bagagem de mão, pasta, computador portátil e telefone celular. O novo atributo da volatilidade fez de todo compromisso, especialmente do compromisso estável, algo ao mesmo tempo redundante e pouco inteligente: seu estabelecimento paralisaria o movimento e fugiria da desejada competitividade, reduzindo a priori as opções que poderiam levar ao aumento da produtividade.
No texto, faz-se referência a um processo de transformação do mundo produtivo cuja consequência é o(a)
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
LAERTE. Folha de S.Paulo, 29 maio 2010.
A linguagem corporal envolve aspectos sociais que são constitutivos de identidade. Essa tirinha ilustra relações de gênero presentes nas práticas esportivas e evidenciam a:
- Ciências - Fundamental | 01. Evolução dos seres vivos
A sopa primordial
Nos tempos iniciais de formação da Terra, as temperaturas eram muito elevadas, já que nosso planeta se iniciou como uma grande massa de rocha derretida. Com o passar de milhares e milhares de anos, houve um resfriamento gradual, que tornou possível o surgimento da água no estado líquido e, a partir de então, das muitas reações químicas que ocorriam nos grandes mares rasos e ainda bastante quentes.
Era algo como uma grande sopa. Uma sopa quente, cheia de substâncias químicas que poderiam se combinar e reagir livremente, com uma quantidade enorme de nutrientes capazes de alimentar um batalhão de pequenos organismos. Este momento inicial de origem das condições necessárias para o surgimento da vida é conhecido como a “sopa primordial”, ou seja, um grande caldeirão aquecido e com nutrientes que possibilitariam o surgimento e o desenvolvimento da vida. A “sopa primordial” é a sopa que dá o pontapé inicial da origem da vida.
Mas como isso aconteceu, afinal? Na década de 1950, o cientista norte-americano Stanley Miller resolveu fazer um experimento para entender como um monte de compostos químicos pode ter dado origem às primeiras formas de vida.
Ele construiu um aparelho que continha os gases da atmosfera primitiva (vapor d’água, metano, amônia, gás sulfídrico e dióxido de carbono) e que ficava em contínuo aquecimento e recebia descargas elétricas, que seriam como os vulcões e os raios existentes no início da história da Terra. Após algum tempo, Stanley conseguiu obter na mistura formada os aminoácidos, que são a base para tudo o que é vivo.
Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/. Acesso em: 20 nov. 2011
O último parágrafo do texto apresenta a descrição de uma experimentação realizada na década de 1950.
Escreva qual foi a intenção do cientista.
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
O coronelismo e o cangaço eram, dessa maneira, um lado sombrio de nossa “belle époque” e indicam o caráter excepcional das transformações registradas no meio urbano, que aliás, até a década de 1920 concentra apenas 20% da população brasileira. Trata-se de fato de uma ironia da história: na maioria das regiões brasileiras, o regime nascido em 1889 inverte, em vez de acentuar, a tendência europeizante da segunda metade do século XIX. Não é, portanto, de estranhar que a República velha, mesmo quando “nova”, tenha gerado inúmeros críticos, a começar pela instituição que lhe deu origem: o Exército.
DEL PRIORE, Mary “e” VENÃNCIO, Renato. Uma Breve História do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010. VOT2022.
A historiadora Mary Del Priore enfatiza que a implantação da República no Brasil “inverteu a tendência europeizante”. Tal afirmativa se comprovou por que?
- História - Fundamental | 01.1. A minha história
ESTA É UM POUCO DA HISTÓRIA DE MARCELO.
DESSAS FIGURAS QUAL VOCÊ ACHA QUE MARCELO USAVA QUANDO ERA BEBÊ.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Texto base: Leia o texto. Sobre o amor Ferreira Gullar Houve uma época em que eu pensava que as pessoas deviam ter um gatilho na garganta: quando pronunciassem — eu te amo —, mentindo, o gatilho disparava e elas explodiam. Era uma defesa intolerante contra os levianos e que refletia sem dúvida uma enorme insegurança de seu inventor. Insegurança e inexperiência. Com o passar dos anos a ideia foi abandonada, a vida revelou-me sua complexidade, suas nuanças. Aprendi que não é tão fácil dizer eu te amo sem pelo menos achar que ama e, quando a pessoa mente, a outra percebe, e se não percebe é porque não quer perceber, isto é: quer acreditar na mentira. Claro, tem gente que quer ouvir essa expressão mesmo sabendo que é mentira. O mentiroso, nesses casos, não merece punição alguma. [...] GULLAR, Ferreira”A estranha vida banal”, editora José Olympio -
1989, e consta da antologia “As 100 melhores crônicas brasileiras”,
Editora Objetiva, pág. 279 - Rio de Janeiro – 2005.
Enunciado:
Trata-se de um texto que