LAERTE. Folha de S.Paulo, 29 maio 2010.
A linguagem corporal envolve aspectos sociais que são constitutivos de identidade. Essa tirinha ilustra relações de gênero presentes nas práticas esportivas e evidenciam a:
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 02. A Terra e o Universo
Era uma vez uma menina chamada Sofia que amava olhar para o céu e ver as estrelas e a lua. Em uma noite muito estrelada, Sofia notou algo diferente no céu. Era um objeto brilhante que se movia bem devagar. Sofia ficou muito curiosa e perguntou para o seu avô o que poderia ser. O avô dela explicou que poderia ser um satélite artificial, que é feito pelo homem e lançado no espaço, e que esse satélite gira em torno da Terra. Ele também contou que existiam outros satélites que não eram feitos pelos homens e eram chamados de satélites naturais, como a Lua.
Sofia resolveu perguntar para o avô qual era a utilidade de um satélite artificial. Qual pode ser uma explicação que o avô de Sofia pode falar sobre as principais funções e usos dos satélites artificiais?
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(UEFS) Histologia (do grego hystos = tecido + logos = estudo) consiste no estudo dos tecidos biológicos dos Reino Animal e Plantae, sua formação, estrutura e função.
A partir de seus conhecimentos sobre os quatro grandes grupos de tecidos dos animais vertebrados, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
TEXTO I
Um ato de criatividade pode contudo gerar um modelo produtivo. Foi o que ocorreu com a palavra sambódromo, criativamente formada com a terminação -(ó)dromo (= corrida), que figura em hipódromo, autódromo, cartódromo, formas que designam itens culturais da alta burguesia. Não demoraram a circular, a partir de então, formas populares como rangódromo, beijódromo, camelódromo.
AZEREDO, J. C. Gramática Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008.
TEXTO II
Existe coisa mais descabida do que chamar de sambódromo uma passarela para desfile de escolas de samba? Em grego, -dromo quer dizer “ação de correr, lugar de corrida", daí as palavras autódromo e hipódromo. É certo que, as vezes, durante o desfile, a escola se atrasa e eé obrigada a correr para não perder pontos, mas não se desloca com a velocidade de um cavalo ou de um carro de Fórmula 1.
GULLAR, F. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 3 ago. 2012.
Há nas línguas mecanismos geradores de palavras. Embora o Texto II apresente um julgamento de valor sobre a formação da palavra sambódromo, o processo de formação dessa palavra reflete:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto a seguir. O homem brasileiro Ainda não se sabe ao certo quando os primeiros grupos humanos começaram a povoar o território brasileiro. Durante muitos anos, esses grupos foram crescendo e avançando em todas as direções do continente, ocupando inclusive o território que hoje é o Brasil. Como eram nômades, deslocavam-se de um lugar para o outro, alimentando-se de animais, peixes, frutas e raízes. Eles percorreram o continente em direção ao sul, acompanhando rebanhos de animais e caçando bisões, mamutes, castores e preguiças gigantes. Os cientistas encontraram fósseis desses animais e pontas de flechas que indicam os caminhos por onde andaram nossos antepassados. Com o passar do tempo, alguns grupos foram se fixando em diferentes lugares. Passaram a domesticar animais e a cultivar a terra, formando pequenas aldeias. Muitos cientistas afirmam que os grupos humanos já estavam aqui a 12 mil anos. Outros falam em 25 mil anos. O fato é que trabalhos recentes mostram que há 10 mil anos o Brasil não era um deserto de gente. Diferentes povos já haviam se espalhado por regiões como a Amazônia, o Nordeste, o Pantanal e o Cerrado. Disponível em:<http://www.sohistoria.com.br/ef2/origemhomem/> Acesso em 18 out. 2014
Enunciado:
Por volta de 1975, foi descoberto na região de Lagoa Santa, em Minas Gerais o crânio de uma mulher, datado de mais ou menos 11.500 anos. Esta descoberta significou para os estudos sobre os primeiros habitantes do Brasil a (o)
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(PUC-SP)
Adote os seguintes valores quando necessário:
Módulo da aceleração da gravidade (g) = 10m . s-2
1 quilograma-força (kgf) = 10 N
1 cal = 4 J
1 cv = 740 W
1 tonelada = 103 kg
1 atm = 1 . 105 N . m-2
A figura mostra uma colisão envolvendo um trem de carga e uma camionete. Segundo testemunhas, o condutor da camionete teria ignorado o sinal sonoro e avançou a cancela da passagem de nível. Após a colisão contra a lateral do veículo, o carro foi arrastado pelo trem por cerca de 300 metros. Supondo a massa total do trem de 120 toneladas e a da camionete de 3 toneladas, podemos afirmar que, no momento da colisão, a intensidade da força que