Um professor de Física, querendo ensinar ondas estacionárias aos seus alunos, construiu um experimento com duas cordas, como mostra a figura. Pressionou a corda 1 a 80 cm do ponto fixo e, tocando na corda, criou o primeiro harmônico de uma onda estacionária. Sabendo que a frequência conseguida na corda 1 e 440 Hz e que a velocidade da onda na corda 2 é o dobro da velocidade da onda na corda 1, determine a posição que alguém deverá pressionar a corda 2 para conseguir o primeiro harmônico de uma onda estacionária com o dobro da frequência conseguida na corda 1.
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- Geografia | 1. Introdução ao Pensamento Geográfico
É a área habitada, transformada e utilizada pelo ser humano. É a porção da superfície terrestre que abriga as sociedades, envolvendo também os pontos utilizados para a exploração e extração de recursos naturais. Não se trata apenas de um “palco” ou um “produto”, pois ele é resultado e também resultante das ações humanas. Além do próprio ser humano, compõe essa área todas as suas obras e os meios naturais que interferem em suas atividades, como as cidades, as plantações e o meio rural, as indústrias, os objetos, os rios, os climas etc.
https://www.preparaenem.com/geografia/.htm
A categoria geográfica que melhor se aplica ao enunciado acima é o
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
- (ENEM 2015 2º APLICAÇÃO)
A obra do artista plástico Leonilson (1953-1993) marca presença no panorama da arte brasileira e internacional. Nessa obra, ele utilizou a habilidade técnica do bordado manual para:
- Biologia
Analise as afirmações relacionadas à meiose durante a ovulogênese:
I. Ocorrem as seguintes fases auxiliares durante a Prófase I: Leptóteno, Zigóteno, Paquíteno, Diplóteno e Diacinese.
II. Na Anáfase I dá-se o estrangulamento do citoplasma e a formação da carioteca em torno dos cromossomos.
III. No final da Telófase I resultam duas células morfológica e geneticamente idênticas.
IV. Intercinese é uma fase de curta duração a partir da qual começa uma segunda divisão celular, que faz parte do processo de divisão meiótica.
V. Ao final do processo mitótico, formam-se quatro células haploides férteis.
São verdadeiras:
- Física | B. Resistores
Uma espécie de peixe-elétrico da Amazônia, o Poraquê, de nome científico Electrophorous electricus, pode gerar diferenças de potencial elétrico (ddp) entre suas extremidades, de tal forma que seus choques elétricos matam ou paralisam suas presas. Aproximadamente metade do corpo desse peixe consiste de células que funcionam como eletrocélulas. Um circuito elétrico de corrente contínua, como o esquematizado na figura, simularia o circuito gerador de ddp dessa espécie. Cada eletrocélula consiste em um resistor de resistência R = 7,5 Ω e de uma bateria de fem ε.
Sabendo-se que, com uma ddp de 750 V entre as extremidades A e B, o peixe gera uma corrente I = 1,0 A, a fem ε em cada eletrocélula, em volts, é
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Leia o trecho a seguir
A escravidão é o grande sustentáculo do processo de colonização do continente americano, a partir do século XVI. Longe de se ater a uma forma homogênea de relação de trabalho, a escravidão foi marcada pelas mais diferentes caracterizações ao longo do período colonial. No caso da colonização lusitana, a utilização de escravos sempre foi vista como a mais viável alternativa para que os dispendiosos empreendimentos de exploração tivessem a devida funcionalidade. (...) Para contornar a crescente demanda por força de trabalho, Portugal resolveu então investir no tráfico de escravos vindos diretamente da Costa Africana. Tal opção se tornava viável por dois motivos essenciais: o domínio que Portugal já possuía em regiões da África e as possibilidades de lucro que a venda desses escravos poderiam trazer aos cofres da Coroa Portuguesa. Além disso, havia o apoio da própria Igreja Católica que associava os africanos à prática do islamismo.
Além de incentivar a exploração de uma nova atividade comercial, o tráfico negreiro ainda incentivava o desenvolvimento de outras atividades econômicas. A indústria naval crescia ao ampliar a necessidade de embarcações que pudessem fazer o transporte dos negros capturados. Ao mesmo tempo, incentivou as atividades agrícolas ao ampliar, por exemplo, as áreas de plantação do tabaco, produto agrícola usualmente utilizado como moeda de troca para obtenção dos escravos.
Disponível em:< https://bit.ly/2N0jmqJ>. Acesso em 20 jun. 2019
Em relação a origem dos escravizados africanos, podiam ser
I – pessoas capturadas em batalhas ocorridas entre povos vizinhos em momentos de desavenças.
II- pessoas que se tornavam escravas por dividas com outras pessoas ou chefe local.
III- pessoas que se ofereciam como escravos para obter recursos necessários à sua subsistência ou de sua família.
IV- pessoas que haviam cometido algum delito e, como castigo, tornavam-se escravos.
São corretas as alternativas corretas