Um professor de Física, querendo ensinar ondas estacionárias aos seus alunos, construiu um experimento com duas cordas, como mostra a figura. Pressionou a corda 1 a 80 cm do ponto fixo e, tocando na corda, criou o primeiro harmônico de uma onda estacionária. Sabendo que a frequência conseguida na corda 1 e 440 Hz e que a velocidade da onda na corda 2 é o dobro da velocidade da onda na corda 1, determine a posição que alguém deverá pressionar a corda 2 para conseguir o primeiro harmônico de uma onda estacionária com o dobro da frequência conseguida na corda 1.
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
En la residencia de ancianos
Señor Editor:
Hoy han pasado cosas muy bonitas en la residencia de ancianos donde trabajo haciendo servicios voluntarios. Me ha tocado ir a la sala de los residentes para hacer estimulación cognitiva. Cuando las veo tan tristes y solas, esperando aquella mano amable que tomaba las suyas, el abrazo curador que solía brindarles, se me cae el alma al suelo. Aun así, con mi manojo de lápices y mis hojas he invitado a todo el mundo a mandar un arco iris de ánimo, de alianza con Dios después del diluvio... Han comenzado a hacer el arco iris tímidamente, pero luego han escrito mensajes preciosos para sus familiares. “José Antonio, estoy bien, cuídate”. “Estamos aquí, todos unidos”. Terminamos cantando canciones de Antonio Machín, canciones que evocaban tiempo de abrazos y besos.
Gracias, mis queridos residentes. Hoy una vez más habéis hecho que el salir a trabajar en este tiempo valga la pena.
María Santana Ortega
Barcelona
La Vanguardia, n. 49758 (adaptado).
Nesta carta,
- Matemática - Fundamental | 13. Tabelas e Gráficos
Leia a reportagem e responda o que se pede.
A MAIOR OBRA DO INHOTIM
Fotos: André Mantelli e Carol Reis
O colecionador mineiro Bernardo Paz revolucionou o mundo das artes plásticas e pôs a pequena cidade de Brumadinho, a 60 quilômetros de Belo Horizonte, no centro do debate da arte contemporânea mundial.
O problema é que o museu Inhotim acabou muito dependente dele. Por isso, o próprio Paz lançou o projeto Amigos do Inhotim, com o qual pretende arrecadar dinheiro para sustentar as despesas do museu.
Segundo o diretor-executivo do Inhotim, Hugo Vocurca, o custo para manter a instituição de portas abertas é de aproximadamente R$ 24 milhões por ano. Um valor que, nem de longe, é coberto com a venda de ingressos de quem visita o local. Dessa despesa, 3/4 vem de recursos do próprio Bernardo. (...)
Para arrecadar o valor correspondente às despesas anuais do museu com o projeto Amigos do Inhotim, será preciso conseguir quantos doadores do tipo Patrono?
- Física | B. Resistores
Um fio de 3m de comprimento é composto por três pedaços de 1m sendo dois de alumínio e um de cobre, todos com 1mm2 de seção reta. Este fio de 3m é utilizado para ligar uma lâmpada incandescente. A uma temperatura de 20°C o fio de cobre tem uma resistência elétrica menor que a do alumínio. Pode-se afirmar corretamente que enquanto a lâmpada está ligada, a corrente elétrica:
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(FGV-RJ) Navegamos pelo espaço de quatro dias, até que, a dez de novembro, encontramos a barra de um grande rio chamado de Guanabara, pelos nativos (devido à sua semelhança com um lago) e de Rio de Janeiro pelos primeiros descobridores do local. [...] o Senhor de Villegagnon, para se garantir contra possíveis ataques selvagens, que se ofendem com extrema facilidade, e também contra os portugueses, se estes alguma vez quisessem aparecer por ali, fortificou o lugar da melhor maneira que pôde. Os víveres eram-nos fornecidos pelos selvagens e constituídos dos alimentos do país, a saber, peixes e veação diversa, constante de carne de animais selvagens (pois eles, diferentemente de nós, não criam gado), além de farinha feita de raízes [...] Pão e vinho não havia. Em troca destes víveres, recebiam de nós alguns objetos de pequeno valor, como facas, podões e anzóis.
THEVET, André. As singularidades da França Antártica. Belo Horizonte/São Paulo, Itatia/Edusp. 1978, p. 93-94.
O frei franciscano André Thevet esteve em terras brasileiras entre 1555 e 1556, junto com outros franceses comandados por Nicolas de Villegagnon. A leitura do trecho do relato dessa expedição permite
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o Texto a seguir. Logo o Núcleo Bandeirante, conjunto habitacional para alojar os funcionários da Novacap, foi montado e a cidade [Brasília] passou a receber milhares de migrantes e estrangeiros [...] em meados de 1957. Esses trabalhadores de Brasília foram apelidados de ‘candangos’. Enfrentavam jornadas de até 14 horas de trabalho, solários iniciais irregulares. Vinham de toda parte do país, especialmente do nordeste. ‘[...] Traziam nas roupas, na sola do pé, no rosto, a poeira vermelha levantada pelos raros caminhões que passavam por aquelas redondezas, vindos dos confins do sertão [...]. Instalavam-se onde dava – pois a cidade ainda era de todos e de ninguém: desbastavam o mato e armavam abrigos de lona como podiam, apenas para dormir – dormir e sobreviver. PIRES, Lucas Rodrigues da Motta. O Brasil de Juscelino Kubitscheck. São Paulo: Landy, 2006. p. 147. (Fragmento)
Enunciado:
A construção da nova capital nacional foi um dos principais projetos políticos de Juscelino Kubitscheck. Considerando o contexto político e socioeconômico do Brasil neste período.
Analise o processo de construção da nova capital federal, identificando as dificuldades apontadas pelo autor neste empreendimento de JK.