A Máquina do Mundo
(...)
baixei os olhos, incurioso, lasso,
desdenhando colher a coisa oferta
que se abria gratuita a meu engenho.
A treva mais estrita já pousara
sobre a estrada de Minas, pedregosa,
e a máquina do mundo, repelida,
se foi miudamente recompondo,
enquanto eu, avaliando o que perdera,
seguia vagaroso, de mão pensas.
(Disponível em: https://www.culturagenial.com/poemas-de-carlos-drummond-de-andrade. Último acesso em 09 out 11.)
Drummond faz referência ao canto X dos Lusíadas, passagem onde Tétis mostra a Vasco da Gama os mistérios do mundo e a força do destino. Diante da Máquina do Mundo, o eu lírico
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(UFPR) O metabolismo celular dos animais gera substâncias nitrogenadas que são eliminadas pelo processo de excreção. Acerca desse processo, considere as seguintes afirmativas:
1. A amônia é tóxica para o organismo, mas, por ser bastante solúvel em água, é rapidamente difundida e eliminada por animais que vivem em ambiente aquático.
2. Nas aves, a amônia é convertida em ureia, que é menos tóxica que a amônia e demanda um volume relativamente grande de água para sua eliminação.
3. Insetos convertem amônia em ácido úrico, produzindo uma urina mais concentrada, pois o ácido úrico é pouco tóxico e tem baixa solubilidade em água.
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Assinale a alternativa correta.
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(UNIT)
A figura representa um trecho AB do circuito constituído por uma associação de cinco resistores idênticos, R1, R2, R3, R4 e R5, cada um com resistência elétrica de 10,0Ω e o conjunto é submetido a uma tensão de 16,0V. Desprezando-se a resistência elétrica dos fios de ligação, a intensidade da corrente elétrica que percorre o resistor R2 é igual, em A, a
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
- A compreensão dos parâmetros do som é importante não só para uma boa
interpretação musical como também para um bom entendimento da escrita musical,
uma vez que estas propriedades do som são usadas como referências para a grafia da
música na nossa cultura.
- Tradicionalmente a grafia musical utiliza-se de quatro parâmetros básicos: altura,
intensidade, duração e timbre.
- Nesta aula o aluno compreenderá o conceito de intensidade em Música. Além disso,
participará de uma atividade musical que fortalecerá seu entendimento auditivo do
parâmetro em questão.
- Inicie o trabalho falando – num tom normal de voz – sobre qualquer coisa que você
queira. Fale sobre assuntos sobre o mundo da indústria musical e ou cultural: um
cantor ou uma cantora que esteja em evidência, uma banda que acabou de lançar um
disco, etc.
- Abaixe gradativamente o volume de sua voz até que os alunos notem que há algo
errado. Então comece a cochichar. Subitamente aumente a intensidade até estar
quase gritando, o que causará um susto nos alunos.
- Interrompa a história e pergunte o que aconteceu de diferente em sua forma de falar
do início da aula até aquele momento. Os alunos certamente dirão que sua voz
mudou e é muito comum o uso de diferentes adjetivos, muitas vezes inadequados,
como, "grosso" , "agudo" , "grave", "bravo" e outros mais para se referir a sua
maneira de falar.
- Explique que o que mudou foi a intensidade sonora e que este recurso é uma das
qualidades ou propriedades do som. Explique que a intensidade está ligada a energia
que se imprime a fonte sonora. Assim, quanto mais enérgico o movimento, mais forte
será o som e vice-versa. Exemplificando: se tocarmos uma corda de violão com muita
delicadeza, produziremos um som fraco, com pouca intensidade; se tocarmos com
bastante força, produziremos um som forte. Da mesma forma com um tambor ou
qualquer outro instrumento.
- Fale sobre a possibilidade da intensidade variar de forma gradativa ou abrupta. Ouça
com a turma exemplos musicais observando as variações da intensidade.
- É interessante fazer as observações nos momentos em que acontecem as mudanças
na intensidade das músicas utilizadas como exemplo ; Disponível:
https://www.youtube.com/channel/UC920MdLghXzI3oXHhlp7N1w
https://www.youtube.com/watch?v=k4HcBOy4t3Y
https://www.youtube.com/watch?v=hV6S1YhbHOU
- Agora é hora de propor um exercício.
- Divida os alunos em pequenos grupos e peça a eles para executar uma pequena
canção variando a intensidade tanto de forma abrupta quanto de forma gradativa.
Auxilie os alunos quando necessário
- Faça uma apresentação para todos da escola.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15576
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(UFLA) Qual das estruturas a seguir pode secretar óleos essências , taninos, compostos fenólicos ou outras substâncias utilizadas para a defesa da planta?