Um estudante observou que a luz da sala de aula se apagou e conjecturou que o mesmo deve ter acontecido pelo mal encaixe da lâmpada no bocal onde estava inserida. Para testar se esta hipótese estava correta, o estudante mudou a lâmpada de bocal. Levando-se em conta a metodologia científi ca, podemos afi rmar que:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.08 Manifesto
Texto base: ABAIXO-ASSINADO – PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR
Exmo. Sr. Presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado – RS Nós, abaixo assinados, eleitores do Município de Lajeado/RS, no uso de nossas atribuições como cidadãos, subscrevemos o presente projeto de lei de iniciativa popular, conforme texto anexo, que reduz os salários auferidos pelos vereadores e os equipara aos vencimentos dos professores da rede municipal com carga horária de 20 (vinte) horas semanais. [...] Disponível em: <http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR84614> . Acesso em: 10 jun. 2016. (Fragmento)
Enunciado:
O fragmento anterior é um exemplo de abaixo-assinado. Trata-se de uma modalidade comunicativa considerada documento que permite ao grupo emissor
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Uma grande contribuição da antropóloga Mary Lekey foi a descrição do que ela chamou sítios de ocupação . Estes seriam locais onde os primeiros hominídeos (...) passavam alguns dias. Como resultado, eram acumuladas centenas de ossos de diferentes espécies e fragmentos de pedra. Acredita-se que alguns desses locais foram abrigos que serviram a vários grupos em diferentes épocas.
Em um desses abrigos, Mary Lekey encontrou um círculo de pedras (...) com muitos artefatos em seu interior. Essa base de pedra assemelha-se muito a algumas habitações construídas por tribos africanas de hoje.
Observando o que há dentro do abrigo e ao seu redor podemos ter uma idéia de seu funcionamento. Esses abrigos ficavam à margem de um lago, havendo portanto disponibilidade de água. Encontramos registro em paredes de comida farta, proveniente de peixes, crocodilos e outros animais. (...) Por último, encontramos muitas lascas de pedras, sinal que esses eram locais de produção de ferramentas. Afinal de contas, não é em todo lugar que se encontram pedras boas e úteis para a produção de instrumentos.
CUNHA, Paulo e MONTANARI, Valdir. Evolução do bicho homem. São Paulo, Moderna, 1996.
Identifique os indícios encontrados pela pesquisadora que comprovam que, nos sítios de ocupação, havia produção de ferramentas.
- História | 6.01 Revolução Francesa
(UDESC) Entre 1789 e 1799, a França atravessou um período profundamente transformador conhecido por Revolução Francesa. Em relação às características desse processo revolucionário e seus desdobramentos, analise cada proposição e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.
( ) A França foi inovadora, pois não havia notícias de uma Revolução de Caráter Burguês e Liberal na Europa do século XVIII.
( ) Durante os dez anos do processo revolucionário, houve uma série de acordos que garantiram uma transição tranquila e pacífica da Monarquia Absolutista para a República Federativa.
( ) A Revolução Francesa pode ser subdividida em quatro momentos: a Assembleia Constituinte, a Assembleia Legislativa, a Convenção e o Diretório.
( ) A Revolução Francesa disseminou nova concepção política e organizacional do Estado; suas ideias influenciaram a disseminação de guerras e conflitos e seus ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade passaram a ser buscados por quase todas as nações do mundo contemporâneo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
- História | 5.5 Revolução Inglesa
(MACKENZIE) A Revolução Gloriosa, na Inglaterra (1688–1689), marcou o início de uma época de grande prosperidade para o país, lançando as bases para o desenvolvimento capitalista, e permitiu que o país fosse o pioneiro na Revolução Industrial do século XVIII. Podemos estabelecer uma relação entre os dois eventos porque:
- Língua Espanhola | 2.10 Verbos
exto
El fuego y los orígenes de la humanidad en la mitología griega
[1] En la mitología griega
existen versiones diferentes
sobre el origen de la humanidad
[4 ]y de la cultura. Uno de los mitos
más importantes a este respecto
es el de Prometeo. Según este
[7] mito, el creador del hombre fue
Prometeo, el titán, que lo
modeló con arcilla, y Atenea
[10] sopló aliento de vida sobre la
imagen de barro.
Prometeo es el benefactor de la humanidad por
[13] excelencia. También ayudó a los hombres al engañar a Zeus
haciendo que éste decidiera escoger para los dioses la parte en
apariencia más lustrosa del buey que, en cambio, sólo contenía
[16] los huesos, mientras que dejó para los hombres la parte más
sabrosa de la carne. Por eso en la Tierra, y desde entonces, los
hijos de los hombres queman los huesos desnudos de las
[19] ofrendas sobre altares perfumados. El hombre se queda con la
carne mientras que los dioses sólo reciben el humo de la grasa
quemada.
[22] Prometeo además benefició al hombre entregándole
el fuego sagrado que había robado del Olimpo, con el que dotó
a los hombres de inteligencia. También les enseñó las artes y
[25] las ciencias, actividades antes reservadas tan sólo a los dioses.
La historia de Prometeo ha inspirado a muchos
autores a lo largo de la historia para referirse a la osadía de los
[28] hombres de hacer o poseer las cosas divinas, y los románticos
vieron en él un prototipo del genio natural.
Internet: <www.recursos.cnice.mec.es> (adaptado).
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con el texto y la imagen.
el subjuntivo en “decidiera” (l.14) está relacionado con la forma verbal “haciendo” (l.14).