(EEAR) O gráfico a seguir corresponde ao comportamento da corrente elétrica que percorre um condutor, em função da diferença de potencial a ele aplicada.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Texto base: Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000803/0000018786.jpg. Acesso em: 23 jun. 2016.
Enunciado:
Debret, em sua obra, Retrato do Brasil, apresentou características da estrutura da sociedade colonial:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
GUERRA FRIA
35. Após 1945, o Brasil viveu um período de intensa mobilização de grupos políticos em torno de diferentes tendências que propunham fórmulas para o crescimento brasileiro.
Relacione as tendências políticas, indicadas na primeira coluna, com as suas respectivas fórmulas para o crescimento econômico, contempladas na segunda coluna.
(1) Liberalismo.
(2) Nacional-desenvolvimentismo.
(3) Nacionalismo Radical.
( ) Defende a livre entrada do capital estrangeiro na economia nacional.
( ) Defende o total controle estatal sobre a economia brasileira.
( ) É contrário à colaboração econômica brasileira com países capitalistas.
( ) É favorável à entrada do capital estrangeiro no país, mas sob controle estatal.
( ) Preconiza a intervenção estatal nos setores estratégicos da economia.
( ) Prevê o mínimo de intervenção estatal na economia do país.
Assinale a sequência correta:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto e observe a imagem:
Presente odioso, futuro incerto
O sonho não era apenas fazer uma reforma ou uma reforma nas opressivas estruturas existentes. O poder da imaginação tinha sido liberado. Os estudantes, que ergueram barricadas no Centro de Paris e nas aleias* das bem cuidadas universidades americanas e tomaram as ruas na bela e secular Praga e em muitas outras cidades, queriam uma nova vida. Seus cantos, suas palavras de ordem, suas bandeiras e cartazes não vinham do passado. Representavam o futuro. Contra o centralismo, queriam autogestão. Contra o autoritarismo, propunham assembleias gerais. Rebelião e revolução nunca estiveram tão próximas.
ZAPPA, R.; SOTO, E. 1968: eles só queriam mudar o mundo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. p. 13.
Glossário
Aleias – rua ou caminho ornado de árvores ou arbustos; alameda.
O ônibus mágico
Considerando a tendência do movimento de contracultura da década de 1960, é possível traduzi-lo como uma busca
- Geografia | 3.5 Vegetação
(UEPB) Um geógrafo cearense colocou a mochila nas costas e partiu em uma expedição para conhecer de perto os biomas brasileiros. De repente sua câmara fotográfica clicou nessa imagem.
A foto em evidência retrata:
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNEB) Para nossos olhos, o mundo é organizado em esplendor aparentemente infinito de cores, do amarelo intenso do girassol ao cinza-escuro de uma nuvem de chuva, do azul-claro do céu de inverno ao verde sedutor de uma esmeralda. Por isso, a maioria das pessoas se impressiona com qualquer cor capaz de ser reproduzida pela mistura de apenas três comprimentos de ondas luminosas. Essa propriedade da visão humana, chamada tricromacia, surge porque a retina — camada do olho formada por células nervosas que captam a luz e transmitem a informação visual para o cérebro — usa somente três tipos de pigmentos para a visão em cores. (JACOBS; NATHANS, 2009, p. 52).
Quando se olha na direção de algum objeto, a luz refletida atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio da pupila. Após a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina. A lente do olho produz uma imagem invertida e o cérebro a converte para a posição correta. Inspirado no funcionamento do olho humano o homem criou a câmera fotográfica.
Assim, considere uma câmera fotográfica que produz sobre o filme uma imagem cinco vezes menor do que o objeto real situado a 60,0 cm da lente. Nessas condições, é correto afirmar: