Em cães da raça labrador retriever, a cor da pelagem é controlada por dois pares de gene alelos com segregação independente. O alelo Bcontrola a cor do pigmento melanina: Bé preto; bé marrom. O alelo Eé necessário para a deposição dos pigmentos na pele e no pelo. O alelo e é epistático sobre o alelo B, inibindo a deposição total do pigmento melanina produzido na haste do pelo, embora isso não afete a deposição na pele. A figura apresenta os possíveis genótipos e fenótipos.
Se o cruzamento de um cão marrom com uma fêmea dourada produziu descendentes de pelagem amarelada, é INCORRETOafirmar que, em futuros cruzamentos desse casal, a chance de gerar:
Questões relacionadas
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
O ß-caroteno é um corante antioxidante presente em diversos vegetais amarelos ou laranja, como a cenoura, por exemplo. Em nosso organismo, o ß-caroteno é um importante precursor do retinal e do retinol (vitamina A), substâncias envolvidas no metabolismo da visão.
Sobre as reações envolvidas no metabolismo do retinol foram feitas as seguintes afirmações:
I. ß-caroteno, retinal e retinol são classificados, respectivamente, como hidrocarboneto, aldeído e álcool.
II. O retinol sofre oxidação ao ser transformado em retinal.
III. Retinal é um isômero de função do retinol.
IV. O retinal é reduzido ao se transformar em ácido retinoico.
Estão corretas APENAS as afirmações:
- Matemática | 3.6 Exponencial
Beta HCG: o que o exame revela sobre a gravidez
O beta HCG consiste em uma fração do hormônio que recebeu o nome de gonadotrofina coriônica humana. [...] Ele atua na implantação do embrião, além de ter um papel preponderante na manutenção da gestação. Por se tratar do único hormônio exclusivo da gravidez, a presença dele na urina ou no sangue é capaz de revelar essa condição com elevado índice de acerto.
TOLEDO, A. Beta HCG: o que o exame revela sobre a gravidez. Crescer. Disponível em: https://revistacrescer.globo.com. Acesso em: 26 set. 2019 (adaptado).
No início de uma gestação, os níveis do hormônio HCG (medidos em μL/mL) podem ser modelados por meio da função exponencial ƒ(x) = a ⋅ bx, em que x é o número de dias após a ovulação, e as constantes a e b são números positivos que variam conforme cada mulher. Considere que uma gestante coletou, a partir de seus exames médicos, os dados mostrados na tabela.
Dias após a ovulação
Níveis de HCG, em μL/mL
15
80
18
270
Para a função que descreve os níveis de HCG dessa gestante, o valor da constante b é
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UEPA) A caxumba é uma doença viral que acomete as glândulas salivares parótidas, mas, em alguns homens, a infecção alcança os testículos e epidídimo, promovendo distúrbios na função destas estruturas, podendo resultar na esterilidade. Os elementos em destaque no enunciado são responsáveis, respectivamente, pelas seguintes funções:
- Química | B. Equilíbrio Iônico
Indicadores ácido-base são ácidos orgânicos fracos ou bases orgânicas fracas, cujas dissociações em água geram íons que conferem à solução cor diferente da conferida pela molécula não dissociada. A seguir estão representados os equilíbrios de dissociação de dois indicadores representados genericamente por HInd e IndOH
Os indicadores foram usados por um técnico de laboratório para identificar a característica ácida ou básica de cinco amostras que apresentaram os resultados seguintes.
Indicador
Amostra
Cor apresentada
1
I
Amarelo
1
II
azul
2
III
Vermelho
2
IV
Incolor
1
V
Amarelo
Com os resultados apresentados pelo técnico de laboratório é possível inferir que as amostras que se apresentaram ácida foram
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
As fêmeas de dragões de Komodo são heterogaméticas (genótipo ZW) e os machos são homogaméticos (genótipo ZZ). Curiosamente, duas fêmeas mantidas isoladas há mais de 2 anos, em diferentes zoológicos, botaram ovos dos quais nasceram apenas machos. Estudos evidenciaram que seus descendentes são partenogenéticos e seguem o padrão cromossômico citado, possibilitando, inclusive, a fecundação de suas próprias progenitoras. Assim, concluiu-se que as fêmeas podem alternar entre a reprodução sexuada e assexuada.
WATTS, P. C., et al. Parthenogenesis in Komodo dragons. Londres: Nature, 2006 (adaptado).
Apesar de a flexibilidade reprodutiva possibilitar aumento da população desses animais, populações isoladas apresentarão baixo poder adaptativo a longo prazo, pois haverá