Explicaê

01

 - A compreensão dos parâmetros do som é importante não só para uma boa

  interpretação musical como também para um bom entendimento da escrita musical,

  uma vez que estas propriedades do som são usadas como referências para a grafia da

  música na nossa cultura.

- Tradicionalmente a grafia musical utiliza-se de quatro parâmetros básicos: altura,

  intensidade, duração e timbre.

- Nesta aula o aluno compreenderá o conceito de intensidade em Música. Além disso,

  participará de uma atividade musical que fortalecerá seu entendimento auditivo do

  parâmetro em questão.

- Inicie o trabalho falando – num tom normal de voz – sobre qualquer coisa que você

  queira. Fale  sobre assuntos sobre o mundo da indústria musical e ou cultural: um

  cantor ou uma cantora que esteja em evidência, uma banda que acabou de lançar um

  disco, etc.

- Abaixe gradativamente o volume de sua voz até que os alunos notem que há algo

  errado. Então comece a cochichar. Subitamente aumente a intensidade até estar

  quase gritando, o que causará um susto nos alunos.

- Interrompa a história e pergunte o que aconteceu de diferente em sua forma de falar

  do início da aula até aquele momento. Os alunos certamente dirão que sua voz

  mudou e é muito comum o uso de diferentes adjetivos, muitas vezes inadequados,

como, "grosso" , "agudo" , "grave", "bravo" e outros mais para se referir a sua

  maneira de falar.

- Explique  que o que mudou foi a intensidade sonora e que este recurso é uma das

  qualidades ou propriedades do som. Explique que a intensidade está ligada a energia

  que se imprime a fonte sonora. Assim, quanto mais enérgico o movimento, mais forte

  será o som e vice-versa. Exemplificando: se tocarmos uma corda de violão com muita

  delicadeza, produziremos um som fraco, com pouca intensidade; se tocarmos com

  bastante força, produziremos um som forte. Da mesma forma com um tambor ou

  qualquer outro instrumento.

- Fale sobre a possibilidade da  intensidade variar de forma gradativa ou abrupta. Ouça

  com a turma exemplos musicais observando as variações da intensidade.

- É interessante fazer as observações nos momentos em que acontecem as mudanças

  na intensidade das músicas utilizadas como exemplo ; Disponível:

  https://www.youtube.com/channel/UC920MdLghXzI3oXHhlp7N1w

  https://www.youtube.com/watch?v=k4HcBOy4t3Y

    https://www.youtube.com/watch?v=hV6S1YhbHOU 

 -  Agora é hora de propor um exercício.

- Divida os alunos em pequenos grupos e peça a eles para executar uma pequena

  canção variando a intensidade tanto de forma abrupta quanto de forma gradativa.

    Auxilie os alunos quando necessário

- Faça uma apresentação para todos da escola.

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15576