A primeira corrida para a região ocorreu no Sudão, em 2011. Começou no norte, perto do Vale do Nilo, depois se espalhou para o oeste, para Darfur, favorecida por uma nova geração de detectores de metais baratos e fáceis de usar. Depois, a “frente pioneira” avançou de leste para oeste, sem controle, pegando outros Estados de surpresa. Fora de qualquer estrutura legal, indivíduos com equipamentos de baixo custo — sudaneses em sua maioria — descobriram áreas de interesse no Chade, particularmente no norte, em 2013; em seguida, no sul da Líbia e Níger, em 2014; na Mauritânia, em 2016; e, mais recentemente, em 2018, no norte do Mali. No deserto, a extração está apenas começando e faz crescer a incerteza em uma região já desestabilizada.
(Rémi Carayol. https://diplomatique.org.br, 08.01.2020. Adaptado.)
A região que tem atraído a atenção de populações africanas e o minério explorado correspondem, respectivamente,
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Me dá um dinheiro aí Homero Ferreira e Ivan Ferreira Ei, você aí, me dá um dinheiro aí
Me dá um dinheiro aí Não vai dar?
Não vai dar, não
Você vai ver a grande confusão
[...] Disponível em: <www.letras.mus.br/ivan-ferreira/463663/>. Acesso em: 04/03/2017.
Enunciado:
O pronome “me”, usado na famosa marchinha de carnaval, indica o:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Read the text and answer the question. Choose one of the following chores that take less than 30 minutes and see how smooth your family life can be. It will make your parents happy! [...]
- Clean up after taking a shower. Parents absolutely hate it when you leave the bathroom dirty. All you have to do is hang your towel up and put away any items you've used. Rinse the tub off and wipe the sink area; it only takes 5 minutes!
- Vacuum or sweep. Vacuum any carpeting, or if you have hardwood floors, sweep. 10 minutes tops. Parents LOVE THIS!
- Take out the trash. This is a really big help to parents and takes less than 2 minutes.
- If you really would like to go out of your way to help your parents out, assuming you do not have a dishwasher, you could always wash the dishes and put them on the drying rack, Parents LOVE this!
Available at: http://www.wikihow.com/Do-Quick-Chores-Your-Parents-Will-Appreciate. Accessed on: March 22nd, 2013.
Enunciado:
Write the appropriate names for the chores. They are in the box. There are two extra items.
rinse the tub off / wash the dishes / sweep the floor / hang the towel up / take out the trash / put the dishes on the drying rack / wipe the sink area / vacuum any carpeting
1. http://www.houzz.com/photos/towel-bars-and-hooks/p/210
2. http://www2.prolinkhq.com/General_restroom/res01/08res01.htm
3. http://school.discoveryeducation.com/clipart/clip/takin-out-trash.html
4. http://www.hometone.com/entry/chic-dish-drying-rack-from-simple-human/
5. http://snapguide.com/guides/clean-a-soaker-tub-the-lazy-way/
6. http://www.tiletown.co.uk/default.aspx?pageid=963
7. http://www.soluspace.com/important-tips-in-cleaning-carpets-using-vacuum-cleaner.html
8. http://english.chosun.com/site/data/html_dir/2008/10/28/2008102861001.html
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
(IFPE) A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar, sendo mais atingidos os discos que ficam entre a quarta e a quinta vértebra lombar (L4/L5) e entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1). Dentre os sintomas dessa doença estão dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. O disco intervertebral é formado por dois componentes: o anel fibroso e, no seu interior, o núcleo pulposo. Este último é constituído por fibras soltas que ficam suspensas num líquido viçoso rico em ácido hialurônico e com um pouco de colágeno. Já o anel fibroso é constituído por:
- Língua Portuguesa | C. Concordância
(UFRGS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A(s) questão(ões) a seguir está(ão) relacionada(s) ao texto abaixo.
Muita gente que ouve a expressão “políticas linguísticas” pela primeira vez pensa em algo 1solene, formal, oficial, em leis e portarias, em autoridades oficiais, e pode ficar se perguntando o que seriam leis sobre línguas. De fato, há leis sobre línguas, mas as 2políticas linguísticas também podem ser menos 3formais – e nem passar por leis propriamente ditas. Em quase todos os casos, figuram no cotidiano, 4pois envolvem não só a gestão da linguagem, mas também as práticas de linguagem, e as crenças e valores que circulam a respeito 5delas. Tome, por exemplo, a situação do 6cidadão das classes confortáveis brasileiras, que quer que a escola ensine a norma culta da língua portuguesa. 7Ele folga em saber que se vai exigir isso dos candidatos às vagas para o ensino superior, mas nem sempre observa ou exige o mesmo padrão culto, por exemplo, na ata de condomínio, que ele aprova como está, 8desapegada da ortografia e das regras de concordância verbais e nominais 9preconizadas pela gramática normativa. Ele acha ótimo que a escola dos filhos faça 10baterias de exercícios para fixar as normas ortográficas, mas pouco se incomoda com os problemas de redação nos enunciados das tarefas dirigidas às crianças ou nos textos de comunicação da escola dirigidos à comunidade escolar. Essas são políticas linguísticas. 11Afinal, onde há gente, há grupos de pessoas que falam línguas. Em cada um desses grupos, há decisões, 12tácitas ou explícitas, sobre como proceder, sobre o que é aceitável ou não, e por aí afora. Vamos chamar essas escolhas – 13assim como 14as discussões que levam até 15elas e as ações que delas resultam – de políticas. Esses grupos, pequenos ou grandes, de pessoas tratam com outros grupos, que por sua vez usam línguas e têm as suas políticas internas. Vivendo imersos em linguagem e tendo constantemente que lidar com outros indivíduos e outros grupos mediante o uso da linguagem, não surpreende que os recursos de linguagem lá pelas tantas se tornem, eles próprios, tema de política e objetos de políticas explícitas. Como 16esses recursos podem ou devem se apresentar? Que funções eles podem ou devem ter? Quem pode ou deve ter acesso a 17eles? Muito do que fazemos, 18portanto, diz respeito às políticas linguísticas.
Adaptado de: GARCEZ, P. M.; SCHULZ, L. Do que tratam as políticas linguísticas. ReVEL, v. 14, n. 26, 2016.
Se a expressão “políticas linguísticas” (ref. 2) fosse para o singular, quantas outras alterações seriam necessárias no período para manter-se a concordância?
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UEPA) O Brasil é uma nação que não enfrenta problemas com superpopulação, por isso neste país não existe um programa oficial de controle da natalidade. Dessa forma, a reprodução humana ocorre de forma livre, natural, algumas vezes irresponsável e inconsequente, causando inúmeros problemas, principalmente, para famílias menos privilegiadas financeiramente.
Texto Modificado: Bio: Volume único, Sônia Lopes, 2008).
Quanto às palavras em destaque no texto, analise as afirmativas abaixo e identifique as verdadeiras (V) e as falsas (F).
( ) I. Próstata, vesículas seminais e bexiga são glândulas acessórias do sistema reprodutor masculino.
( ) II. Os testículos produzem os espermatozoides e o hormônio masculino Testosterona.
( ) III. Os ovários produzem os ovócitos e os hormônios femininos Estrógeno e Progesterona.
( ) IV. O útero é o órgão feminino onde ocorre o desenvolvimento embrionário e fetal.
( ) V. A ereção peniana é causada pelo aumento do volume sanguíneo no corpo esponjoso.
A sequência correta é: