Levante A Bandeira
Maracatu Estrela Brilhante do Recife
Levante a bandeira que o mestre apitou
Com dama de paço o Estrela chegou
Chegou, chegou
Com baque parada e baque trovão
Com dama de paço escuta o refrão
https://www.letras.mus.br/maracatu-estrela-brilhante-do-recife/1661740/
Os processos de interação comunicativa preveem a presença ativa de múltiplos elementos da comunicação, entre os quais se destacam as funções da linguagem. Nesse fragmento, além da função poética, predominante, faz-se presente a função
Questões relacionadas
- Química | 2.5 Oxirredução
(UEFS)
MnO4– (aq) + H+(aq) + H2O2(aq) → Mn2 + (aq) + H2O(l) + O2(g)
O peróxido de hidrogênio, H2O2(l), é um líquido incolor espesso, empregado como antisséptico e alvejante, a depender da concentração. Ao reagir com algumas substâncias, o peróxido de hidrogênio pode atuar como oxidante ou redutor. A equação química não balanceada representa a reação do íon permanganato com o peróxido de hidrogênio.
A partir dessas informações e após o balanceamento dessa equação química com os menores coeficientes estequiométricos inteiros, é correto afirmar:
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UNESP) Considere a afirmação feita por Charles Darwin em seu livro publicado em 1859, A origem das espécies, sobre a transmissão hereditária das características biológicas:
Os fatos citados no primeiro capítulo não permitem, creio eu, dúvida alguma sobre este ponto: que o uso, nos animais domésticos, reforça e desenvolve certas partes, enquanto o não uso as diminui; e, além disso, que estas modificações são hereditárias. É correto afirmar que, à época da publicação do livro, Darwin
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
Materiais:
- Linhas e cordões de diferentes espessuras e materiais
- Raízes secas de diferentes tamanhos e formas
- Papel A4 branco ou papel craft
- Giz de cêra
- Tesoura e cola
Desenvolvimento:
Para executar esta atividade será necessário pedir aos alunos que tragam de casa linhas, cordões, barbantes de diferentes materiais bem como raízes secas encontradas por eles.
De posse do material, realizar uma frotagem livre com as linhas e raízes pesquisando a composição sobre a carteira com os materiais. Outra possibilidade é de que, a partir da composição, seja realizado um desenho livre de observação. Por último pode-se realizar uma colagem com os materiais dando formas a uma composição e preencher os espaços com pontos de canetinha hidrocor ou giz de cêra.
Observações:
- No caso das colagens uma bonita forma de exposição seria montar os trabalhos em tecido rústico, por exemplo, a juta e, neste caso, realizar a colagem no papel craft.
- Esta atividade poderá ser útil após a atividade da página 24 do livro didático.
- Frotagem: A palavra “frotagem” vem do francês frotter, que significa “esfregar”. A técnica da frotagem consiste em colocar uma folha de papel sobre uma superfície que apresente um relevo ou uma textura e esfregar com o material escolhido, pressionando-a até que apareça o relevo ou a textura
- Biologia | 09. Botânica
(Uel) As plantas vasculares colonizaram a paisagem terrestre durante o período Devoniano Inferior, há cerca de 410 a 387 milhões de anos. A ocupação do grande número de hábitats demandou uma grande variedade de formas e adaptações nas plantas.
Com base na morfologia dos diferentes tipos de caules, assinale a alternativa que contém caules adaptados à reprodução assexuada e à fotossíntese, respectivamente.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Somente em fins do século XIX, a escravidão foi oficialmente abolida no Brasil. Como nessa mesma época, as lavouras de café estavam se expandindo para novas áreas do país e os cafeicultores necessitavam de mais trabalhadores, era preciso encontrar uma outra fonte de mão de obra para substituir os escravos africanos.
(A) Qual foi a iniciativa dos fazendeiros para resolver o problema da mão de obra?
(B) Esta iniciativa não deu certo, causando muitos conflitos entre colonos e fazendeiros. Qual foi o principal motivo dessa iniciativa não ter dado certo?