(FUVEST) A energia potencial elétrica U de duas partículas em função da distância r que as separa está representada no gráfico da figura abaixo.
Uma das partículas está fixa em uma posição, enquanto a outra se move apenas devido à força elétrica de interação entre elas. Quando a distância entre as partículas varia de ri= 3 x 10-10 m a rf= 9 x 10-10 m a energia cinética da partícula em movimento
Questões relacionadas
- Biologia | 11.8 Sistema Sensorial
(UPE) Uma das estratégias de leitura de tudo o que está externo e interno ao corpo está relacionada aos sentidos. Por meio deles, a espécie humana percebe possíveis perigos à sua integridade, detecta fatores ambientais, entre outros aspectos, enfim, um monitoramento do ambiente interno e externo ao corpo. Dessa forma, quanto mais informações e detalhes os sentidos apresentarem, melhores serão as chances de adaptação e sobrevivência. Assim, “esses órgãos são considerados uma janela para o mundo”. Em relação aos órgãos dos sentidos, analise as afirmativas a seguir:
I. As células sensoriais do olfato e do paladar, respectivamente, permitem ao animal sentir aroma dos alimentos ingeridos como também distinguir os sabores salgado, doce, amargo, azedo e o umami, sendo este último sabor produzido por algumas moléculas dispersas no ar.
II. Os olhos, além de revelarem emoções, são estruturas, que apresentam fotorreceptores os quais permitem colher diversas informações do meio, tais como as cores e a luminosidade, percepções relacionadas aos cones e bastonetes, respectivamente.
III. As substâncias químicas precisam estar dissolvidas na película de água que cobre os órgãos dos sentidos nas cavidades nasais, para que possam impressionar os receptores olfativos.
IV. Os sentidos da audição e do equilíbrio são percebidos pelos receptores do ouvido externo que são estruturas especializadas na percepção de sons e na análise da posição do corpo.
V. Os mecanorreceptores e quimiorreceptores são receptores do tato que estão localizados próximos à superfície do corpo, possibilitando aos animais a percepção de texturas e da temperatura de um ambiente, entre outras.
Estão CORRETAS apenas
- Física
Associe a Coluna I (Afirmação) com a Coluna II (Lei Física).
Coluna I – Afirmação
1. Quando um garoto joga um carrinho, para que ele se desloque pelo chão, faz com que este adquira uma aceleração.
2. Uma pessoa tropeça e cai batendo no chão. A pessoa se machuca porque o chão bate na pessoa.
3. Um garoto está andando com um skate, quando o skate bate numa pedra parando. O garoto é, então, lançado para frente.
Coluna II – Lei Física
( ) 3ª Lei de Newton (Lei da Ação e Reação).
( ) 1ª Lei de Newton (Lei da Inércia).
( ) 2ª Lei de Newton F= m.a
A ordem correta das respostas da Coluna II, de cima para baixo, é:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: O presidente norte-americano Calvin Coolidge afirmou, em 1928, que Nenhum presidente dos Estados Unidos havia reunido até hoje para apreciar o estado da União. No campo nacional há tranquilidade e contentamento, e o recorde absoluto de anos de prosperidade. No campo internacional, há paz, a boa vontade proveniente do entendimento mútuo. GALBRATH, John Kenneth. 1920. O colapso da bolsa: anatomia de uma crise. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1972. p. 37. (Fragmento)
Enunciado:
Explique os principais motivos do otimismo do presidente Calvin Coolidge no texto anterior.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: (Cefet-MG) — Episódio que em princípio deveria ter marcado a memória popular foi a Proclamação da República. Mas não foi o que aconteceu [...]. A participação popular foi menor do que na proclamação da independência. CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 17ª edição,
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013, p. 80-81. (Adaptado)
Enunciado:
Entre os principais grupos sociais, envolvidos na articulação do referido evento, destacam-se os
- Matemática - Fundamental | 03. Razão e Proporção
Rodrigo foi ao supermercado e, ao comprar um pacote de castanhas, viu que o peso informado era 0,9 lb. Descobriu que se tratava de outra unidade de medida de peso, a libra, e quis saber qual era o peso do pacote convertido para gramas. Sabendo que 1 lb equivale a 0,45 kg, qual era o peso, em gramas, do pacote de castanhas que Rodrigo comprou no supermercado?