À medida que cada vez mais mulheres se viam forçadas a trabalhar por salários com o advento da industrialização, o conflito entre as demandas da produção e da reprodução aumentou. [...] Os bolcheviques argumentavam que somente o socialismo poderia resolver a contradição entre trabalho e família. Sob o socialismo, o trabalho doméstico seria transferido para a esfera pública: as tarefas realizadas individualmente por milhares de mulheres não pagas em suas casas seriam assumidas por trabalhadores assalariados em refeitórios, lavanderias e creches comunitárias. [...] Ao contrário das feministas modernas, que defendem a redistribuição das tarefas dentro da esfera privada, aumentando a porção do homem nas responsabilidades, os teóricos bolcheviques buscavam transferir o trabalho doméstico para a esfera pública.
GOLDMAN, W. Mulher, Estado e revolução: política da família soviética e da vida social entre 1917 e 1936. Boitempo Editorial, 2015 (adaptado).
O texto mostra duas propostas de solução elaboradas em contextos históricos diferentes para o mesmo problema. Esse problema consiste na(o)