(PUCRS) Para responder à questão, considere o quadro sobre alguns dos principais tipos de solos encontrados no Planeta e as afirmativas que seguem
I. Os quatro tipos de solos são considerados adequados a práticas agrícolas diversas.
II. Enquanto o tchernozion e o loess podem ser encontrados na Ásia e na Europa, a terra roxa e o massapé podem ser encontrados no Nordeste e Norte do Brasil, respectivamente.
III. O tchernozion é ideal para o cultivo de cereais, enquanto a terra roxa é adequada para plantação de café e soja.
IV. Quanto à origem, os quatro tipos de solos são considerados aluviais.
Estão corretas apenas as afirmativas
Questões relacionadas
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
Com base na análise da figura e nos conhecimentos relacionados à ocorrência de mutações na molécula de DNA, pode-se afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Texto I
Sob o olhar do Twitter
Vivemos a era da exposição e do compartilhamento. Público e privado começam a se confundir. A ideia de privacidade vai mudar ou desaparecer. O trecho acima tem 140 caracteres exatos. É uma mensagem curta que tenta encapsular uma ideia complexa. Não é fácil esse tipo de síntese, mas dezenas de milhões de pessoas o praticam diariamente. No mundo todo, são disparados 2,4 trilhões de SMS por mês, e neles cabem 140 toques, ou pouco mais. Também é comum enviar e-mails, deixar recados no Orkut, falar com as pessoas pelo MSN, tagarelar no celular, receber chamados em qualquer parte, a qualquer hora. Estamos conectados.
Superconectados, na verdade, de várias formas.
[...] O mais recente exemplo de demanda por total conexão e de uma nova sintaxe social é o Twitter, o novo serviço de troca de mensagens pela internet. O Twitter pode ser entendido como uma mistura de blog e celular. As mensagens são de 140 toques, como os torpedos dos celulares, mas circulam pela internet, como os textos de blogs. Em vez de seguir para apenas uma pessoa, como no celular ou no MSN, a mensagem do Twitter vai para todos os “seguidores” – gente que acompanha o emissor. Podem ser 30, 300 ou 409 mil seguidores.
MARTINS, I.; LEAL, R. Época. 16 mar. 2009 (fragmento adaptado).
Texto II
MARTINS, I.; LEAL, R. Época. 16 mar. 2009
Da comparação entre os textos, depreende-se que o texto II constitui um passo a passo para interferir no comportamento dos usuários, dirigindo-se diretamente aos leitores, e o texto I:
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(Uefs)
Os parabenos são ésteres que resultam da reação do ácido 4-hidroxibenzoico com álcoois de pequenas cadeias carbônicas, que são utilizados em shampoos, hidratantes, cremes de barbear e em uma variedade de produtos cosméticos. São conservantes eficazes usados na eliminação de micro-organismos e encontrados em fontes naturais, como o metilparabeno, que ocorre nas amoras.
( ) A ação bactericida dos parabenos cresce com o tamanho da cadeia carbônica dos álcoois que dão origem a cada um desses compostos
Julgue o item acima:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Leia o texto a seguir.
Era uma vez uma abelha que não sabia fazer mel.
– Mas você é uma operária! – Gritava a rainha — Tem que aprender.
Na colmeia havia umas 50 mil abelhas e Anita era a única com esse problema. Ela se esforçava
muito, muito mesmo. Mas nada de mel…
Todos os dias, bem cedinho, saía atrás das flores de laranjeira, limoeiros, mangueiras, que ficavam nas árvores espalhadas pelo pomar. Com sua língua comprida, ela lambia as flores e levava seu néctar na boca. O corpinho miúdo ficava cheio de pólen, que ela carregava e largava, de flor em flor, de árvore em árvore.
Anita fazia tudo direitinho. Chegava à colmeia carregada de néctar para produzir o mais gostoso e esperado mel e nada! Mas um dia ela chegou em casa e de sua língua saiu algo muito escuro.
– Que mel mais espesso e marrom… – gritaram suas colegas operárias.
– Iac, que nojo! – Esbravejaram os zangados zangões.
Todo mundo sabe que os zangões se zangam à toa, mas aquela história estava ficando feia
demais. Em vez de mel, Anita estava produzindo algo doce, mas muito estranho...
– Ela deve ser expulsa da colmeia! – Gritavam os zangões.
– É horrorosa, um desgosto para a raça! – Diziam outros ainda.
Todas as abelhas começaram a zumbir e a zombar da pobre Anita. A única que ficou ao lado
dela foi Beatriz, uma abelha mais velha e sábia. Um belo dia, um menino viu aquele mel escuro e grosso sobre as plantas próximas da colmeia, que Anita tinha rejeitado de vergonha. Passou o dedo, experimentou e, surpreso, disse:
– Que delícia. Esse é o mais saboroso chocolate que eu já provei na vida!
– Chocolate? Alguém disse chocolate? – Indagou a rainha, que sabia que o chocolate é um
gostoso alimento que vem de uma fruta, o cacau, e não de uma abelha. Era mesmo um tipo de chocolate diferente, original, animal, feito pela abelha Anita, ora essa, por que não…
Nesse momento, Anita, que ouvia tudo, esboçou um tímido sorriso. Beatriz, que também estava ali, deu-lhe uma piscadela, indicando que tinha tido uma ideia brilhante. No dia seguinte, lá se foram Anita e Beatriz iniciar uma parceria incrível: fundaram uma fábrica de pão de mel, juntando o talento das duas para produzir uma deliciosa combinação de mel com chocolate.
Moral da história: as diferenças e riquezas pessoais, que existem em cada um de nós, são singulares e devem ser respeitadas.
Kátia Canton. A abelha chocolateira. Oceano de Letras. Disponível em:
https://nuhtaradahab.wordpress.com/2013/01/30/katia-canton-a-abelha-chocolateira/ . Acesso: 10 jul. 2019.
Fábulas são narrativas compostas por personagens que são animais com características humanas. Além disso, terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo. Ao ler a última frase do texto, percebe-se que o tema abordado pelo texto “A abelha chocolateira” é
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(FUVEST 2005 1ª FASE) No início do desenvolvimento, todo embrião humano tem estruturas que podem se diferenciar tanto no sistema reprodutor masculino quanto no feminino. Um gene do cromossomo Y, denominado SRY (sigla de sex-determining region Y), induz a formação dos testículos. Hormônios produzidos pelos testículos atuam no embrião, induzindo a diferenciação das outras estruturas do sistema reprodutor masculino e, portanto, o fenótipo masculino. Suponha que um óvulo tenha sido fecundado
por um espermatozóide portador de um cromossomo Y com uma mutação que inativa completamente o gene SRY. Com base nas informações contidas no parágrafo anterior, pode-se prever que o zigoto