Questões relacionadas
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
Dados:
massas molares (g/mol): CaCo3 = 100 g/mol; CO2 44 g / mol; HCℓ = 36,5 g / mol 0 K = 273 ºC e 273 k = 0º C
Constante dos gases ideais: R = 0,082 atm . L . mol-1 . K-1
O calcário é um minério que apresenta elevado teor de carbonato de cálcio (CaCO3) além de outras impurezas.
Uma amostra de 2,00 g de calcário foi tratada com 100 mL de solução aquosa de ácido clorídrico (HCℓ) de concentração 0,50 mol . L-1. O gás carbônico (CO2) obtido nesse processo foi armazenado em um recipiente de 4,1 L a 27ºC, apresentando pressão parcial de 0,090 atm.
O teor de carbonato de cálcio nessa amostra de calcário é
- Química | A. Cálculos Químicos
(PUCRJ) Diariamente diversos gases são lançados na atmosfera, contribuindo para o aumento da poluição atmosférica. Considere que as amostras de gases poluentes indicados na tabela possuem comportamento ideal e encontram-se, cada um, em recipientes fechados de 1 L na mesma temperatura.
A amostra que exerce maior pressão é a de:
- Química | 2.3 Termoquímica
(UEFS)
O diagrama representa a entalpia de formação do pentacloreto de fósforo a partir de duas variedades alotrópicas de fósforo, o fósforo branco e o fósforo vermelho.
A partir da análise desse diagrama, é correto afirmar:
- Matemática | 13.5 Polígonos
(UDESC) Um filtro de ar automotivo é fabricado dobrando-se uma folha retangular de papel filtro em formato de sanfona (uma dobra para cima e outra para baixo repetidamente) e, posteriormente, unindo-se duas laterais opostas dessa folha, de modo a formar uma superfície, conforme a representada na figura abaixo.
Considere como "raio interno" a distância do centro do cilindro até as pontas interiores das dobras e "raio externo" a distância do centro até as pontas externas.
Um filtro específico é fabricado "sanfonando" o papel 6 vezes (6 dobras para dentro e 6 dobras para fora), sem sobreposição das extremidades do papel que são unidas para formar a superfície da figura. Sabendo que esse filtro tem raio interno de 3cm, raio externo de 6cm, e altura de 10 cm, a área superficial desse filtro é de:
- Física | 3.2 Dilatação
(UNIT) Considere um líquido de coeficiente de dilatação linear α, de densidade d0 e com a temperatura inicial θ0, submetido à pressão de 1,0 atm. Admitindo-se que α permaneça constante e que, ao ser aquecida até uma temperatura θF, não ocorra mudança de estado físico, é correto afirmar que a densidade desse líquido, após o aquecimento, é dada pela expressão: