(UEFS)
O diagrama representa a entalpia de formação do pentacloreto de fósforo a partir de duas variedades alotrópicas de fósforo, o fósforo branco e o fósforo vermelho.
A partir da análise desse diagrama, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Tem gente passando fome.
E não é a fome que você imagina entre uma refeição e outra.
Tem gente sentindo frio.
E não é o frio que você imagina entre o chuveiro e a toalha.
Tem gente muito doente.
E não é a doença que você imagina entre a receita e a aspirina.
Tem gente sem esperança.
Mas não é o desalento que você imagina entre o pesadelo e o despertar.
Tem gente pelos cantos.
E não são os cantos que você imagina entre o passeio e a casa.
Tem gente sem dinheiro.
E não é a falta que você imagina entre o presente e a mesada.
Tem gente pedindo ajuda.
E não é aquela que você imagina entre a escola e a novela.
Tem gente que existe e parece imaginação.
TAVARES, U. Disponível em: https://www.pensador.com. Acesso em: 24 maio 2021.
O poema faz parte da literatura brasileira contemporânea e convida o leitor a refletir sobre uma determinada realidade: a situação das pessoas desprivilegiadas socioeconomicamente. Nele, o artista estabelece uma comparação, entre a situação do leitor e a do grupo social em dificuldades, por meio de
- Língua Inglesa | 1.1 Processo de Formação das Palavras
Going to university seems to reduce the risk of dying from coronary heart disease. An American study that involved 10 000 patients from around the world has found that people who leave school before the age of 16 are five times more likely to suffer a heart attack ad die than university graduates.
World Report News. Magazine Speak Up. Ano XIV, nº 170. Editora Camelot, 2001.
Em relação às pesquisas, a utilização da expressão university graduates evidencia a intenção de informar que:
- Biologia | 6.1 Tecido Epitelial
(UFJF) Associe as colunas. Marque a opção que contém a sequência CORRETA.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Até chegar a uma larga difusão, a língua portuguesa percorreu um longo caminho. Viu-se, nas décadas iniciais do século XVI, quase esquecida devido à indianização do colonizador português e, ao mesmo tempo, ameaçada pela presença frequente de outros falares europeus. Depois, curvou-se, com diferenças no tempo e no espaço, às “línguas gerais” de origem tupi-guarani; além disso, na parte meridional do país (no Extremo Sul e no Oeste do Paraná, territórios então jurisdiciados à Espanha, e também em São Paulo na época da União Ibérica), sofreu a concorrência do espanhol. Implacável com as línguas africanas, enfrentou o francês, quando das incursões fugazes na baía de Guanabara, entre 1555 e 1560, e no Maranhão, entre 1611 e 1615, no Nordeste, entre 1630 e 1654.
VILLALTA, L. C. O que se fala e o que se lê: Língua, instrução e leitura. História da Vida Privada no
Brasil. Org. SOUZA, Laura de Mello e. SP: Companhia das Letras, 1997. No processo de difusão da língua portuguesa no Brasil, há sinais de que o idioma predominante entre os brasileiros na atualidade conseguiu
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Texto para a questão.
Os móveis da rica velha