Para um docente estrangeiro trabalhar no Brasil, ele necessita validar o seu diploma junto ao Ministério da Educação. Num determinado ano, somente para estrangeiros que trabalharão em universidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, foram validados os diplomas de 402 docentes estrangeiros. Na tabela, está representada a distribuição desses docentes estrangeiros, por países de origem, para cada um dos dois estados
A probabilidade de se escolher, aleatoriamente, um docente espanhol, sabendo-se que ele trabalha em uma universidade do estado de São Paulo é
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
exto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. Professor, peça aos alunos que falem tudo o que estão observando na 1ª imagem.
1.2. Pergunte aos alunos se eles já foram ao oftalmologista. Explique a eles que a imagem que está ao fundo é aquela que os oftalmologistas utilizam para fazer exames para saber se precisamos usar óculos de grau.
1.3. Peça aos alunos que expliquem o que há em comum entre a imagem com os óculos e a frase “Enxergar oportunidades”.
Disponível em:<https://porto40.files.wordpress.com/2014/08/sem-tc3adtulo-1.png> Acesso em: 03 jan. 2018.
Disponível em:<http://scalpertrader.com.br/files/2016/10/2-abordagens-day-trade.png> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, apresente aos alunos a tirinha do Armandinho.
2.2. Peça aos alunos que leiam os dois primeiros quadrinhos e respondam no terceiro quadrinho o que as pessoas que passam ocupadas, com pressa, não param e reparam deixam de enxergar?
2.3. Peça aos alunos que criem o último quadrinho para finalizar a tirinha. Apresentem o resultado dos trabalhos para os colegas.
Disponível em:<https://cantinholiterariososriosdobrasil.files.wordpress.com/2015/04/pressa_armandinho.png> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, leia com os alunos um trecho do texto “Ver as dificuldades como oportunidades” de Cátia Bazzan.
3.2. Peça aos alunos que escolham uma frase que mais gostaram e expliquem o motivo da escolha.
“Poderia também ver as situações de maneira positiva para enfrentar desafios... Enfim, comecei a achar que todos os acontecimentos da minha vida, são oportunidades. Quero ver uma porta se abrindo, onde ninguém vê. E tenho certeza de que essa mudança irá ajudar e muito a concretização dos meus sonhos. Por isso, comece hoje mesmo a rever seus conceitos e a se abrir para as oportunidades que se apresentam. Mas lembre-se: não fique preso apenas a uma forma de ver as coisas, expanda sua visão.
Disponível em:<http://www.luzdaserra.com.br/ver-as-dificuldades-como-oportunidades > Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Examine a tira Armandinho, do cartunista Alexandre Beck.
A situação enfrentada pelo personagem faz alusão
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
(ENEM 2011 1ª APLICAÇÃO)
Os amigos são um dos principais indicadores de bem-estar na vida social das pessoas. Da mesma forma que em outras áreas, a internet também inovou as maneiras de vivenciar a amizade. Da leitura do infográfico, depreendem-se dois tipos de amizade virtual, a simétrica e a assimétrica, ambas com seus prós e contras. Enquanto a primeira se baseia na relação de reciprocidade, a segunda:
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
Pedro realiza experiências no Laboratório de Física de sua escola, utilizando a montagem mostrada na figura ao lado. Com o circuito aberto, ele verifica que a agulha magnética orienta-se na direção Norte-Sul. Fechando o circuito, de forma que uma corrente elétrica percorra o fio, a agulha movimenta-se e orienta-se, aproximadamente, numa direção perpendicular ao condutor. Pedro acha estranho que uma corrente elétrica possa influenciar a orientação de um ímã.
Para ajudar Pedro a compreender o que está acontecendo, você explica que as cargas elétricas em movimento no fio
- Matemática | 3.1 Introdução
(FUVEST 2013 1° FASE) O imposto de renda devido por uma pessoa física à Receita Federal é função da chamada base de cálculo, que se calcula subtraindo o valor das deduções do valor dos rendimentos tributáveis. O gráfico dessa função, representado na figura, é a união dos segmentos de reta e da semirreta João preparou sua declaração tendo apurado como base de cálculo o valor de R$ 43.800,00. Pouco antes de enviar a declaração, ele encontrou um documento esquecido numa gaveta que comprovava uma renda tributável adicional de R$ 1.000,00.
Ao corrigir a declaração, informando essa renda adicional, o valor do imposto devido será acrescido de
\overline{AB}