Um professor pediu aos seus alunos que esboçassem um gráfico representando a relação entre metro cúbico e litro, utilizando um software. Pediu ainda que representassem graficamente os pontos correspondentes às transformações de 0 m3, 2 m3 e 4 m3 em litro. O professor recebeu de cinco alunos os seguintes gráficos:
O gráfico que melhor representa o esboço da transformação de metro cúbico para litro é o do aluno
Questões relacionadas
- Matemática | 8.1 Princípio Fundamental Da Contagem e Arranjo
O esmalte dos dentes dissolve-se prontamente em contato com substâncias cujo pH (medida da acidez) seja menor do que 5,5. Uma vez dissolvido, o esmalte não é reposto, e as partes mais moles e internas do dente logo apodrecem. A acidez de vários alimentos e bebidas comuns é surpreendentemente alta; as substâncias listadas a seguir, por exemplo, podem causar danos aos seus dentes com contato prolongado.
(BREWER. 2013, p. 64).
COMIDA/BEBIDA
PH
SUCO DE LIMÃO/LIMA
1,8 – 2,4
CAFÉ PRETO
2,4 – 3,2
VINAGRE
2,4 – 3,4
REFRIGERANTES DE COLA
2,7
SUCO DE LARANJA
2,8 – 4,0
MAÇÃ
2,9 – 3,5
UVA
3,3 – 4,5
TOMATE
3,7 – 4,7
MAIONESE/MOLHO DE SALADA
3,8 – 4,0
CHÁ PRETO
4,0 – 4,2
Considere que em um laboratório foram verificadas, por um técnico, duas amostras de alimentos que constam na tabela e verificado, por ele, que o pH dessas substâncias era, respectivamente, 3,2 e 4,2.
Nessas condições, de posse dessa tabela, pode-se afirmar que o número de maneiras distintas que esse técnico tem para tentar identificar, de maneira correta, quais foram os dois alimentos examinados é igual a
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O maior interesse dos portugueses em relação à América sempre foi a exploração de suas riquezas, desde o pau-brasil até os metais e as pedras preciosas. Além dessas riquezas, o clima e o solo da colônia eram muito bons para a agricultura, principalmente para plantar a cana-de-açúcar. De todas as riquezas extraídas da terra, a Coroa cobrava “ o quinto”.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O espaço rural vem passando por profundas transformações, quer seja no avanço da modernização agrícola, quer no crescimento de novas atividades no campo. É frequente o uso da tecnologia como máquinas, adubos, fertilizantes, dentre outros, nas atividades econômicas desenvolvidas no campo.
SILVA, J. G.; GROSSI, M. E. D. O novo rural brasileiro. Disponível em: <http://www.iapar.br/arquivos/File/zip_pdf/novo_rural_br.pdf>. Acesso em 04 mai. 2012. (Adaptado).
Diante das transformações mencionadas no texto aparecem novas características no modo de viver das famílias que habitam o espaço rural e uma delas é a
- História | 4. Patrimônio Cultural
A Praça da Concórdia, antiga Praça Luís XV, é a maior praça pública de Paris. Inaugurada em 1763, tinha em seu centro uma estátua do rei. Situada ao longo do Sena, ela é a intersecção de dois eixos monumentais. Bem nesse cruzamento está o Obelisco de Luxor, decorado com hieróglifos que contam os reinados dos faraós Ramsés II e Ramsés III. Em 1829, foi oferecido pelo vice-rei do Egito ao povo francês e, em 1836, instalado na praça diante de mais de 200 mil espectadores e da família real.
NOBLAT, R. Disponível em: www.oglobo.com. Acesso em: 12 dez. 2012.
A constituição do espaço público da Praça da Concórdia ao longo dos anos manifesta o(a)
- Arte - Fundamental | 01.3. Teatro
Materiais:
- Papéis crepon em cores variadas.
- Tesouras sem ponta.
- Grampeador
- Computador, data show e caixa de som para apresentação dos vídeos.
Desenvolvimento:
1 – Disponibilize para os alunos os seguintes vídeos sobre o surgimento do Teatro:
http://www.youtube.com/watch?v=9qbVdjYutMg&list=PL91D81B380A2F251C - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=9qbVdjYutMg&list=PL91D81B380A2F2 - Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=038vQ1kGdt4 - Parte 3
2 – Converse com seus alunos para saber se já foram ao teatro e se existe diferença entre o teatro de hoje e o teatro grego.
Alguns aspectos que diferem no teatro de hoje:
- Não obrigatoriedade do uso de máscaras, nem da presença do coro de vozes.
- O cenário é mais elaborado (mesmo quando é simples) e não mantém mais um padrão fixo em sua estrutura, o mesmo acontece com o figurino.
- As histórias apresentadas não dizem respeito apenas aos deuses e foram ampliadas para o contexto da literatura em geral.
- Tendem a manifestar uma linguagem híbrida: música, dança, circo, recursos tecnológicos, tudo isso ao mesmo tempo. Permite até mesmo jogos de interpretação e improviso.
3 - A página 38 do livro disponibiliza uma série de mitos gregos. Organize com sua turma uma forma de representar uma dessas histórias míticas. Por exemplo: Apolo e Dafne (http://arvoresdeportugal.free.fr/IndexArborium/janelaApoloeDafnealendadoloureiro1.htm)
Afrodite e Psique (http://www.infoescola.com/mitologia-grega/eros-e-psique/)
4 - Discuta sobre o que cada uma delas traz de ensinamento a partir do comportamento dos personagens.
5 - Divida a turma em duplas e leve-os para o Laboratório de Informática para que realizem uma pesquisa de imagens sobre as duas histórias. Para cada imagem pesquisada, eles deverão registrar o nome da obra e sua autoria, salvando num arquivo coletivo as imagens.
6 - Realize a impressão dos arquivos e monte um painel na sala com as imagens encontradas, relacionadas aos personagens.
7 - Divida a turma, agora em grupos de quatro alunos e apresente a eles a proposta de encenação rápida da história, seguindo algumas orientações:
- Encenar a história em 10 minutos.
- Usar papel crepon para elaboração do figurino (desenhar antes o figurino do que pretendem elaborar).
- Escolher uma música como trilha sonora.
- Pensar num lugar da escola para a encenação.
- Poderão, caso queiram, adaptar a história para um contexto contemporâneo ou qualquer outra forma de contextualização: dramática, comédia, musical, mímica, etc.
- Utilizar, caso queiram, maquiagem e acessórios.
8 - Utilize uma aula para que possam planejar as apresentações. Oriente os alunos e acompanhe.
9 - A aula seguinte deverá ser para a construção dos figurinos (usar grampeador para a confecção). Fazer uma lista de tudo o que deverão trazer na próxima aula para a apresentação.
10 - Fotografe todo o processo e monte uma bela exposição destes registros.
Observações:
1 - Os vídeos sugeridos no item 1 do desenvolvimento possuem 2 minutos de duração cada um. São desenhos animados narrados em espanhol. Se não puder realizar a tradução simultânea para os alunos, peça ajuda a seu colega, professor de língua espanhola.
2- Apresente aos alunos o mito de Dionísio, disponível em: <http://www.algosobre.com.br/mitologia/dionisio.html>.