Materiais:
- Papéis crepon em cores variadas.
- Tesouras sem ponta.
- Grampeador
- Computador, data show e caixa de som para apresentação dos vídeos.
Desenvolvimento:
1 – Disponibilize para os alunos os seguintes vídeos sobre o surgimento do Teatro:
http://www.youtube.com/watch?v=9qbVdjYutMg&list=PL91D81B380A2F251C - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=9qbVdjYutMg&list=PL91D81B380A2F2 - Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=038vQ1kGdt4 - Parte 3
2 – Converse com seus alunos para saber se já foram ao teatro e se existe diferença entre o teatro de hoje e o teatro grego.
Alguns aspectos que diferem no teatro de hoje:
- Não obrigatoriedade do uso de máscaras, nem da presença do coro de vozes.
- O cenário é mais elaborado (mesmo quando é simples) e não mantém mais um padrão fixo em sua estrutura, o mesmo acontece com o figurino.
- As histórias apresentadas não dizem respeito apenas aos deuses e foram ampliadas para o contexto da literatura em geral.
- Tendem a manifestar uma linguagem híbrida: música, dança, circo, recursos tecnológicos, tudo isso ao mesmo tempo. Permite até mesmo jogos de interpretação e improviso.
3 - A página 38 do livro disponibiliza uma série de mitos gregos. Organize com sua turma uma forma de representar uma dessas histórias míticas. Por exemplo: Apolo e Dafne (http://arvoresdeportugal.free.fr/IndexArborium/janelaApoloeDafnealendadoloureiro1.htm)
Afrodite e Psique (http://www.infoescola.com/mitologia-grega/eros-e-psique/)
4 - Discuta sobre o que cada uma delas traz de ensinamento a partir do comportamento dos personagens.
5 - Divida a turma em duplas e leve-os para o Laboratório de Informática para que realizem uma pesquisa de imagens sobre as duas histórias. Para cada imagem pesquisada, eles deverão registrar o nome da obra e sua autoria, salvando num arquivo coletivo as imagens.
6 - Realize a impressão dos arquivos e monte um painel na sala com as imagens encontradas, relacionadas aos personagens.
7 - Divida a turma, agora em grupos de quatro alunos e apresente a eles a proposta de encenação rápida da história, seguindo algumas orientações:
- Encenar a história em 10 minutos.
- Usar papel crepon para elaboração do figurino (desenhar antes o figurino do que pretendem elaborar).
- Escolher uma música como trilha sonora.
- Pensar num lugar da escola para a encenação.
- Poderão, caso queiram, adaptar a história para um contexto contemporâneo ou qualquer outra forma de contextualização: dramática, comédia, musical, mímica, etc.
- Utilizar, caso queiram, maquiagem e acessórios.
8 - Utilize uma aula para que possam planejar as apresentações. Oriente os alunos e acompanhe.
9 - A aula seguinte deverá ser para a construção dos figurinos (usar grampeador para a confecção). Fazer uma lista de tudo o que deverão trazer na próxima aula para a apresentação.
10 - Fotografe todo o processo e monte uma bela exposição destes registros.
Observações:
1 - Os vídeos sugeridos no item 1 do desenvolvimento possuem 2 minutos de duração cada um. São desenhos animados narrados em espanhol. Se não puder realizar a tradução simultânea para os alunos, peça ajuda a seu colega, professor de língua espanhola.
2- Apresente aos alunos o mito de Dionísio, disponível em: <http://www.algosobre.com.br/mitologia/dionisio.html>.