Explicaê

01

 Materiais:

 

  • Papéis crepon em cores variadas.
  • Tesouras sem ponta.
  • Grampeador
  • Computador, data show e caixa de som para apresentação dos vídeos.

       

  Desenvolvimento:  

      

1 – Disponibilize para os alunos os seguintes vídeos sobre o surgimento do Teatro:  

   

  http://www.youtube.com/watch?v=9qbVdjYutMg&list=PL91D81B380A2F251C - Parte 1  

     

  http://www.youtube.com/watch?v=9qbVdjYutMg&list=PL91D81B380A2F2 - Parte 2  

     

  http://www.youtube.com/watch?v=038vQ1kGdt4 - Parte 3  

   

2 – Converse com seus alunos para saber se já foram ao teatro e se existe diferença entre o teatro de hoje e o teatro grego.  

   

Alguns aspectos que diferem no teatro de hoje:  

   

  • Não obrigatoriedade do uso de máscaras, nem da presença do coro de vozes.
  • O cenário é mais elaborado (mesmo quando é simples) e não mantém mais um padrão fixo em sua estrutura, o mesmo acontece com o figurino.
  • As histórias apresentadas não dizem respeito apenas aos deuses e foram ampliadas para o contexto da literatura em geral.
  • Tendem a manifestar uma linguagem híbrida: música, dança, circo, recursos tecnológicos, tudo isso ao mesmo tempo. Permite até mesmo jogos de interpretação e improviso.

     

3 - A página 38 do livro disponibiliza uma série de mitos gregos. Organize com sua turma uma forma de representar uma dessas histórias míticas. Por exemplo:   Apolo e Dafne (http://arvoresdeportugal.free.fr/IndexArborium/janelaApoloeDafnealendadoloureiro1.htm)  

  Afrodite e Psique (http://www.infoescola.com/mitologia-grega/eros-e-psique/)  

   

4 - Discuta sobre o que cada uma delas traz de ensinamento a partir do comportamento dos personagens.  

   

5 - Divida a turma em duplas e leve-os para o Laboratório de Informática para que realizem uma pesquisa de imagens sobre as duas histórias. Para cada imagem pesquisada, eles deverão registrar o nome da obra e sua autoria, salvando num arquivo coletivo as imagens.  

   

6 - Realize a impressão dos arquivos e monte um painel na sala com as imagens encontradas, relacionadas aos personagens.  

   

7 - Divida a turma, agora em grupos de quatro alunos e apresente a eles a proposta de encenação rápida da história, seguindo algumas orientações:  

- Encenar a história em 10 minutos.  

- Usar papel crepon para elaboração do figurino (desenhar antes o figurino do que pretendem elaborar).  

- Escolher uma música como trilha sonora.  

- Pensar num lugar da escola para a encenação.  

- Poderão, caso queiram, adaptar a história para um contexto contemporâneo ou qualquer outra forma de contextualização: dramática, comédia, musical, mímica, etc.  

- Utilizar, caso queiram, maquiagem e acessórios.  

   

8 - Utilize uma aula para que possam planejar as apresentações. Oriente os alunos e acompanhe.  

   

9 - A aula seguinte deverá ser para a construção dos figurinos (usar grampeador para a confecção). Fazer uma lista de tudo o que deverão trazer na próxima aula para a apresentação.  

   

10 - Fotografe todo o processo e monte uma bela exposição destes registros.  

      

  Observações:  

      

1 - Os vídeos sugeridos no item 1 do desenvolvimento possuem 2 minutos de duração cada um. São desenhos animados narrados em espanhol. Se não puder realizar a tradução simultânea para os alunos, peça ajuda a seu colega, professor de língua espanhola.  

   

2- Apresente aos alunos o mito de Dionísio, disponível em: <http://www.algosobre.com.br/mitologia/dionisio.html>.