O macaco hidráulico é uma ferramenta que facilita a manutenção de automóveis em oficinas mecânicas, ajudando a erguer cargas de grande peso. O dispositivo consta de dois êmbolos: um estreito, que comprime o óleo, e outro largo, que suspende a carga. Para multiplicar a força empregada, uma alavanca de 40 cm é conectada ao corpo do macaco, como indica a figura.
A alavanca é conectada ao pino do macaco e quando acionada faz o sistema de êmbolos erguer o automóvel. O funcionamento do sistema de êmbolos e do sistema da alavanca são baseados respectivamente no
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
DAHMER, A. Disponível em: www.malvados.com.br. Acesso em: 15 maio 2013.
Importantes recursos de reflexão e crítica próprios do gênero textual, esses quadrinhos possibilitam pensar sobre o papel da tecnologia nas sociedades contemporâneas, pois
- Física
Em relação aos espelhos esféricos, analise as proposições que se seguem:
(1) A reta definida pelo centro de curvatura e pelo vértice do espelho é denominada de eixo secundário.
(3) O ponto de encontro dos raios refletidos ou de seus prolongamentos, devido aos raios incidentes paralelos ao eixo principal, é denominado de foco principal.
(5) O espelho côncavo tem foco virtual, e o espelho convexo, foco real.
(7) Todo raio de luz que incide passando pelo foco, ao atingir o espelho, é refletido paralelo ao eixo principal.
(9) Quando o objeto é posicionado entre o centro de curvatura e o foco do espelho côncavo, conclui-se que a imagem é real, invertida e maior do que o objeto.
A soma dos números entre parênteses que correspondem aos itens corretos é igual a:
- Geografia | 6.5 Indústria
(FUVEST 2008 1ª FASE) Desempenho Industrial Estadual – Taxas anuais reais de crescimento.
Com o auxílio do gráfico e considerando seus conhecimentos, é possível afirmar que, no período representado,
- Arte - Fundamental | 06. Artes Visuais: Renascimento
Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Descendente de italianos, Lívio Abramo (1903-1992) nasceu em Araraquara. Em São Paulo, frequentou teatros, exposições e conferências artísticas. Estudou no Colégio Dante Alighieri quando começou a se interessar por desenho. Sempre sonhou em ser arquiteto, mas não conseguiu concluir os estudos.
Lívio Abramo tornou-se artista por conta própria - autodidata. Conheceu as gravuras de Oswaldo Goeldi e, quando tinha 27 anos, visitou uma exposição de gravuras dos expressionistas alemães, em São Paulo. Ao sentir a força das gravuras de Kathe Kollwitz e demais artistas, decidiu fazer o mesmo.
Início da carreira do artista
Abramo conta sua experiência: "ao sair dessa exposição, fui para casa, peguei uma gilete e um pedaço de madeira e fiz minha primeira gravura". Ao lado de Goeldi, Abramo é considerado o introdutor da gravura moderna no Brasil.
Num período de dificuldades financeiras, trabalhou fazendo desenhos de moda, cartazes de propaganda, pintura de anúncios e cenários de teatro e cinema. Engajou-se no Partido Comunista Brasileiro, com o qual rompeu.
As fases do artista
Entre de 1935 até 1938, morou numa vila operária no Brás e a temática de suas gravuras e desenhos era sempre social. Essa sua primeira fase se caracteriza por forte influência expressionista, como se pode ver em Operário, no alto.
A temática, a maneira de gravar e os traços fortes são característicos do expressionismo.
Durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a intensa atividade política o afastou de seus trabalhos artísticos. Tornou a desenhar e gravar em 1947 quando foi convidado para ilustrar o livro "Pelo Sertão" de Afonso Arinos, o que fez com que se voltasse para temas relacionados à paisagem do Brasil.
Sua última fase é o período em que ocorre um amadurecimento artístico, quando ele cristaliza melhor sua linguagem gráfica, já valorizada pelos claros e escuros. Lívio Abramo faz uma série de gravuras sobre o Rio de Janeiro e uma série sobre festas em que procurava mesclar o que tinha visto na Europa com as festas populares brasileiras.
Foi convidado pelo Itamaraty a integrar a Missão Cultural Brasil-Paraguai. Em 1962, mudou-se para o Paraguai e dirigiu, até 1992, o Setor de Artes Plásticas e Visuais. É fundador do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraguai.
Faceta expressionista:
É quando a expressão artística toma aspecto de crítica social; as figuras são deformadas, as cores contrastantes e as pinceladas vigorosas, rejeitando todo tipo de comedimento. Retoma as artes gráficas, especialmente a xilogravura, devido ao interesse pela arte primitiva. Essa poética encontra sua tradução em motivos retirados do cotidiano.
http://educacao.uol.com.br/artes/ult1687u32.jhtm
Converse com a turma sobre o tema "gravura" e peça que pesquisem a respeito do assunto em livros, revistas, jornais e sites na internet, observando o contraste de luz e sombra. Abra um espaço para compartilharem o material pesquisado, compartilhe também o texto acima e direcione a análise das imagens de acordo com o tema luz e sombra.
Proponha aos alunos que façam uma gravura utilizando como matriz um pedaço de acetato, que pode ser uma transparência de retroprojetor ou aproveitamento de embalagem. Para gravar sobre o acetato eles poderão usar um objeto metálico com ponta, como por exemplo, uma agulha. Peça para os alunos fazerem um desenho em folha de papel sulfite e colocar por baixo do acetato. Lembre os alunos que o local onde eles sulcarem o acetato será o local onde ficará mais claro e os espaços não trabalhados com a agulha ficarão mais escuros, um efeito em negativo. Depois é só passar tinta gauche bem espessa com rolo de espuma sobre o acetato, colocar uma folha de papel sulfite branca, pressionar com um pedaço de tecido e movimentos regulares e tirar a folha.
Combine com a turma uma mostra dos trabalhos no espaço cultural da escola.
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
Leia.
I. Quanto maior a frequência de uma onda luminosa, maior a sua velocidade de propagação.
II. Quando um feixe de luz passa de um meio a outro, seu comprimento de onda muda, mas sua velocidade se mantém constante.
III. O fenômeno de reflexão total pode ocorrer quando um feixe luminoso passa de um meio mais refringente para outro menos refringente.
São corretas as seguintes afirmações: