A publicidade, de uma forma geral, alia elementos verbais e imagéticos na constituição de seus textos. Nessa peça publicitária, cujo tema é a sustentabilidade, o autor procura convencer o leitor a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Texto base: Leia o texto a seguir. Estação de tratamento A gaivota sobrevoa o semáforo. Nenhum rumor de água. Nenhum frêmito de alga. Apenas os esgotos lançam no leve oceano o sigilo da vida. IVO, Lêdo. Melhores poemas. Seleção de Sérgio Alves Peixoto. 3.ed. São Paulo: Editora Global, 1998. p. 115.
Enunciado:
O texto apresenta
- Biologia
Dos animais a seguir, o oxigênio e o dióxido de carbono são transportados pelo sistema circulatório SOMENTE em:
- Física | F. Circuitos Elétricos
É possível ligar aparelhos elétricos de baixa corrente utilizando materiais comuns de laboratório no lugar das tradicionais pilhas. A ilustração apresenta uma montagem que faz funcionar um cronômetro digital.
Utilizando a representação de projetos elétricos, o circuito equivalente a esse sistema é - Química | 2.8 Radioatividade
A deficiência de vitamina B12 constitui um problema sério de saúde, pois essa vitamina participa de reações importantes da síntese de ácidos nucleicos. Sem esse cofator, algumas células não conseguem replicar seu DNA, ocasionando doenças. Antigamente o diagnóstico da má-absorção de B12 era feito pelo teste de Schilling, que consistia em oferecer ao paciente a vitamina marcada radioativamente com 57Co. A meia vida do 57Co, quando decai a 57Fe, é de aproximadamente 270 dias. Um paciente recebeu uma dosagem 1 mg de 57Co -B12, e foi monitorado durante um tempo até a concentração desse composto não ser mais detectada.
Sabendo que a massa mínima do 57Co-B12 que consegue ser detectada é 0,02 mg, o tempo em que o paciente será considerado livre da radiação usada pelo teste de Schilling é entre
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Texto I
Nesta época do ano, em que comprar compulsivamente é a principal preocupação de boa parte da população, é imprescindível refletirmos sobre a importância da mídia na propagação de determinados comportamentos que induzem ao consumismo exacerbado. No clássico livro O capital, Karl Marx aponta que no capitalismo os bens materiais, ao serem fetichizados, passam a assumir qualidades que vão além da mera materialidade. As coisas são personificadas e as pessoas são coisificadas. Em outros termos, um automóvel de luxo, uma mansão em um bairro nobre ou a ostentação de objetos de determinadas marcas famosas são alguns dos fatores que conferem maior valorização e visibilidade social a um indivíduo.
LADEIRA, F. F. Reflexões sobre o consumismo. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 18 jan. 2015.
Texto II
Todos os dias, em algum nível, o consumo atinge nossa vida, modifica nossas relações, gera e rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos, faz sofrer, faz gozar. Às vezes constrangendo-nos em nossas ações no mundo, humilhando e aprisionando, às vezes ampliando nossa imaginação e nossa capacidade de desejar, consumimos e somos consumidos. Numa época toda codificada como a nossa, o código da alma (o código do ser) virou código do consumidor! Fascínio pelo consumo, fascínio do consumo. Felicidade, luxo, bem-estar, boa forma, lazer, elevação espiritual, saúde, turismo, sexo, família e corpo são hoje reféns da engrenagem do consumo.
BARCELLOS, G. A alma do consumo. Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 18 jan. 2015.
Esses textos propõem uma reflexão crítica sobre o consumismo. Ambos partem do ponto de vista de que esse hábito: