É possível ligar aparelhos elétricos de baixa corrente utilizando materiais comuns de laboratório no lugar das tradicionais pilhas. A ilustração apresenta uma montagem que faz funcionar um cronômetro digital.
Questões relacionadas
- Química | B. Equilíbrio Iônico
O aproveitamento integral e racional das matérias-primas lignocelulósicas poderá revolucionar uma série de segmentos industriais, tais como o de combustíveis, mediante a produção de bioetanol de segunda geração. Este processo requer um tratamento prévio da biomassa, destacando-se o uso de ácidos minerais diluídos. No pré-tratamento de material lignocelulósico por via ácida, empregou-se uma solução de ácido sulfúrico, que foi preparada diluindo-se 2 000 vezes uma solução de ácido sulfúrico, de concentração igual a 98 g/L, ocorrendo dissociação total do ácido na solução diluída. O quadro apresenta os valores aproximados de logaritmos decimais.
Disponível em: www.cgee.org.br. Acesso em: 3 ago. 2012 (adaptado).
Sabendo-se que as massas molares, em g/mol, dos elementos H, O e S são, respectivamente, iguais a 1, 16 e 32, qual é o pH da solução diluída de ácido sulfúrico preparada conforme descrito?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (You-tube)
- Som
- CD Os Saltimbancos
- Papel Canson A4
- Revistas para recorte
- Cola
- Tesoura
- Lápis HB
PROCEDIMENTOS
- Reproduza a música “Bicharada”, disponível no CD “Os Saltimbancos “ e também em
https://www.youtube.com/watch?v=zZhCVWadbWo.
- Repita a música, incentivando o canto com as crianças.
- Deixe que as crianças cantem muitas vezes, até a memorização da música.
- Depois, coloque a música bem baixinho, peça cada criança para se sentar e pensar em todos
os animais que estão nesta canção.
- Entregue uma folha de papel canson A4 para cada criança.
- Peça para as crianças que desenhem os personagens descritos na música “Bicharada” e
façam uma apresentação individual dos trabalhos criados.
- Crie um mural com os desenhos
- Em um segundo momento, proponha à turma o reconto da história relatada na música
através de colagens. Para isso, solicite que recortem figuras que descrevam o que
compreenderam.
- Oriente a colagem das figuras em papel A4, recontando a história imaginada.
- Ao final da atividade, exponha os trabalhos .
Fonte: http://www.conteudoseducar.com.br/conteudos/arquivos/3759.pdf
AS CORES NO QUINTAL DE ALDEMIR MARTINS
- Química | 2.8 Radioatividade
(UEL) Analise a figura a seguir e responda à(s) questões(ões).
Com base nos conceitos de Física Moderna e radioatividade do carbono 14 (14C), considere as afirmativas a seguir.
I. Para medir a idade de uma pintura rupestre como a da figura, é necessário saber que o tempo de meia vida do (14C), é de 1273 anos.
II. Quando qualquer organismo morre, a quantidade de 14Ccomeça a aumentar, pois as outras quantidades moleculares presentes no organismo diminuem.
III. O 14Cé formado, naturalmente, via raios cósmicos quando esses interagem com núcleos de nitrogênio dispersos na atmosfera.
IV. A técnica de 14C para datação de cadáveres antigos só se aplica a amostras que tenham, no máximo, 70 mil anos.Assinale a alternativa correta.
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
Os fogos de artifício enchem o céu de alegria com as diversas colorações obtidas quando se adicionam sais, de diferentes metais, às misturas explosivas, em que a pólvora impulsiona cargas que contêm essas substâncias. Com base nesta informação, analise as afirmativas.
I. A emissão de luz deve-se aos elétrons dos íons metálicos, que absorvem energia e saltam para níveis mais externos, e, ao retornarem, emitem radiações com cor característica de cada elemento químico.
II. A emissão de luz, para cada elemento, deriva das propriedades radioativas destes átomos metálicos, em que ocorrem interações com os prótons em seus núcleos, transformando-se em novos átomos.
III. Pode-se fazer uma analogia com o teste de chama, usado em laboratórios na identificação de certos átomos, onde um fio metálico é impregnado com a substância a ser analisada e colocado numa chama luminosa.
IV. É propriedade de certos cátions que seus elétrons devolvam certa energia absorvida, sob a forma de luz visível, cujo comprimento de onda corresponde a uma determinada cor.
V. Esse fenômenos que ocorre com os fogos de artifício tem explicação com base no comportamento energético dos elétrons no átomo, proposta por Niels Böhr, em que, ao receber energia, os elétrons saltam para os níveis mais energéticos.
Das afirmações acima:
- Matemática | 10. Estatística
Um país decide investir recursos na educação em suas cidades que tenham um alto nível de analfabetismo. Os recursos serão divididos de acordo com a idade média da população que é analfabeta, conforme apresentado no quadro.
Recurso
Idade média da população analfabeta (M)
I
M < 22
II
22 < M < 27
III
27 < M < 32
IV
32 < M < 37
V
M > 37
Uma cidade desse país possui 60/100 do total de analfabetos de sua população composto por mulheres. A média de idade das mulheres analfabetas é de 30 anos, e a média de idade dos homens analfabetos é de 35 anos.
Considerando a média de idade da população analfabeta dessa cidade, ela receberá o recurso