É possível ligar aparelhos elétricos de baixa corrente utilizando materiais comuns de laboratório no lugar das tradicionais pilhas. A ilustração apresenta uma montagem que faz funcionar um cronômetro digital.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04.Pontos, linhas e formas.
Materiais:
- Malhas de texturas, cores e estampas diferentes
- Fitas finas coloridas
- Linhas grossas coloridas
- Espumas
- Tesoura
Desenvolvimento:
1 – A proposta é levar as crianças a pensar em dobraduras a partir de um material maleável, no caso, um tecido ou uma espuma. “Dobrar aqui” pode significar amassar, torcer, enrolar ou todos os movimentos que possibilitem a experiência da tridimensionalidade.
2 – Pedir aos alunos para trazerem, na próxima aula, os materiais acima.
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3 – Apresentar aos alunos o conceito de escultura: um desenho que, além da altura e do comprimento, possui também a proximidade com as obras de Ligia Clarck nas páginas 50 e 51 do livro.
3 – Reunir as crianças em duplas.
4 – Sugerir que criem formas a partir dos materiais que têm em mãos usando das fitas coloridas e das linhas para fixá-las.
5 – Veja alguns exemplos na obra do artista Ernesto Neto.
Referências:
Imagens de Ernesto Neto:
Biografia do artista:
http://obviousmag.org/archives/2009/02/ernesto_neto.html
Observações:
1 – Acredito que a obra de Ernesto Neto deixe as crianças mais à vontade para realizar diferentes experiências com formas e amarrações.
2 – As espumas podem ser colocadas ou não dentro do tecido.
- Química | B. Equilíbrio Iônico
Visando minimizar impactos ambientais, a legislação brasileira determina que resíduos químicos lançados diretamente no corpo receptor tenham pH entre 5,0 e 9,0. Um resíduo líquido aquoso gerado em um processo industrial tem concentração de íons hidroxila igual a 1,0 x 10-10 mol/L. Para atender a legislação, um químico separou as seguintes substâncias, disponibilizadas no almoxarifado da empresa: CH3COOH, Na2SO4, CH3OH, K2CO3 e NH4Cl. Para que o resíduo possa ser lançado diretamente no corpo receptor, qual substância poderia ser empregada no ajuste do pH?
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Durante anos, os estudiosos se colocaram em posições antagônicas. De um lado, os defensores do determinismo genético, segundo os quais os genes limitariam nosso comportamento aos desígnios ditados por eles. De outro, os que consideravam o comportamento humano moldado pela somatória das experiências individuais. A partir dos anos 1990, com a explosão da neurogenética, aprendemos que as influências genéticas existem, são fundamentais, mas que os genes interagem com ambiente de forma muito mais complexa, mutável e imprevisível do que poderia sonhar nossa vã filosofia de tempos atrás.
Diversas décadas de estudos com irmãos gêmeos idênticos, famílias e crianças adotadas, demonstraram que cerca de metade de nossas características comportamentais, encontram-se sob influência direta da genética. No entanto, procurar um gene responsável pela personalidade extrovertida, pela fluência verbal ou pela facilidade para aprender música é tarefa inglória
Nestes termos, o texto sustenta que a formação da personalidade de alguém
- Matemática | 2.2 Conjuntos Numéricos
(ENEM 2015 1º APLICAÇÃO)
No contexto da matemática recreativa, utilizando diversos materiais didáticos para motivar seus alunos, uma professora organizou um jogo com um tipo de baralho modificado. No início do jogo, vira-se uma carta do baralho na mesa e cada jogador recebe em mãos nove cartas. Deseja-se formar pares de cartas, sendo a primeira carta a da mesa e a segunda, uma carta na mão do jogador, que tenha um valor equivalente àquele descrito na carta da mesa. O objetivo do jogo é verificar qual jogador consegue o maior número de pares. Iniciado o jogo, a carta virada na mesa e as cartas da mão de um jogador são como no esquema:
Segundo as regras do jogo, quantas cartas da mão desse jogador podem formar um par com a carta da mesa?
- Química | 2.7 Equilíbrio
(UEFS)
(CoCl4)2 –(s) + 6H2O(l) ↔ [Co(H2O)6]2+(aq) + 4Cl–(aq) ΔH° = – 504 kJ
As pequenas esferas azuis de sílica gel utilizadas como desumidificadores no transporte e na proteção de aparelhos eletroeletrônicos, em atmosfera úmida, absorve água do ambiente tornando-se cor de rosa. Ao serem aquecidas em uma estufa, voltam a ter a cor azul inicial de acordo com o sistema em equilíbrio químico representado pela equação química.
A análise desse sistema em equilíbrio químico e das informações referidas no texto permite afirmar: