Aquilo que é quente necessita de umidade para viver, e o que é morto seca, e todos os germes são úmidos, e todo alimento é cheio de suco; ora, é natural que cada coisa se nutra daquilo de que provém.
SIMPLÍCIO. In: BORNHEIM, G. A. Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, 1993.
O fragmento atribuído ao filósofo Tales de Mileto é característico do pensamento pré-socrático ao apresentar uma
Questões relacionadas
- Biologia | 11.4 Sistema Excretor
(PUCSP) Foi recomendada uma dieta especial a uma pessoa que precisa reduzir os níveis de ácido úrico no sangue. Nesse caso, é recomendável que essa pessoa reduza o consumo de alimentos como
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe o artigo a seguir.
América Latina celebra 100 anos da Revolução Russa
Reuters
População saiu às ruas de Moscou nesta terça-feira para celebrar o centenário da revolução
Os povos latino-americanos celebram, nesta terça-feira (7), o centenário da revolução russa. Diversas organizações políticas e sociais e chefes de Estado se pronunciaram sobre a data.
Na Venezuela, os trabalhadores fizeram um grande ato político que percorreu as principais ruas de Caracas e terminou no palácio do governo. “Nós, como revolucionários e socialistas, nos somamos a esta comemoração de caráter mundial. É um dia de festa internacional”, afirmou o membro da direção nacional do PSUV, Freddy Bernal.
No Peru, o Partido Comunista Peruano (PCP) fez um chamado aos trabalhadores para um ato político que acontece na noite desta terça-feira no Sindicato Único dos Trabalhadores da Telefonia do Peru.
No Uruguai dezenas de movimentos sociais, além do Partido Comunista, também organizaram atos, debates e palestras sobre o a revolução bolchevique.
O presidente da Bolívia, Evo Morales, felicitou o povo russo pelo aniversário de cem anos da revolução, fato que ele qualifica como “um exemplo de luta contra a tirania e a desigualdade”.
Disponível em: <www.portalvermelho.org.br>. Acesso em: 7 nov. 2017.
Ele nos mostra as comemorações do centenário da Revolução Russa na América Latina e em Moscou. Durante o ano de 2017, várias foram as comemorações, os simpósios e debates sobre esse tema.
Sobre o impacto da Revolução de Outubro de 1917 na Rússia e no mundo, são feitas as seguintes afirmações:
I – A Revolução derrubou o regime czarista e implantou o socialismo no país, resgatando milhões de pessoas da miséria absoluta.
II – A Revolução despertou, no movimento operário americano, o desejo pela busca de direitos, gerando uma série de greves que comprometeram a produção, fazendo eclodir a Crise de 1929.
III – A Revolução provocou uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciou diversos movimentos revolucionários no pós-guerra.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
Em uma pesquisa estão sendo testados cinco quimioterápicos quanto à sua capacidade antitumoral. No entanto, para o tratamento de pacientes, sabe-se que é necessário verificar também o quanto cada composto agride células normais. Para o experimento, partiu-se de cultivos de células tumorais (colunas escuras na figura) e células normais (colunas claras) com o mesmo número de células iniciais. Dois grupos-controle não receberam quimioterápicos: controle de células tumorais (CT) e de células normais (CN). As colunas I, II, III, IV e V correspondem aos grupos tratados com os cinco compostos. O número de células viáveis após os tratamentos está representado pelas colunas.
Qual quimioterápico deve ser escolhido para tratamento desse tipo de tumor?
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
Os rins podem excretar grande quantidade de urina diluída ou pequeno volume de urina concentrada sem grandes alterações nas excreções de solutos, como sódio e potássio. As ações do hormônio antidiurético (ADH) têm papel fundamental no controle do grau de diluição ou concentração da urina. A secreção de ADH pode ser aumentada ou diminuída por estímulos no sistema nervoso central, bem como por diversos fármacos e hormônios.
A liberação do ADH é estimulada pelo
- Física | 3.5 Gases
O ciclo da Carnot é constituído de duas transformações isotérmicas a temperaturas T1 e T2 e duas transformações adiabáticas. Considere o diagrama P x V a seguir e o sentido do ciclo ABCDA. É CORRETO afirmar: