Os rins podem excretar grande quantidade de urina diluída ou pequeno volume de urina concentrada sem grandes alterações nas excreções de solutos, como sódio e potássio. As ações do hormônio antidiurético (ADH) têm papel fundamental no controle do grau de diluição ou concentração da urina. A secreção de ADH pode ser aumentada ou diminuída por estímulos no sistema nervoso central, bem como por diversos fármacos e hormônios.
A liberação do ADH é estimulada pelo
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
As questões 19 e 20 referem-se à tirinha a seguir, envolvendo o personagem principal, Calvin, com sua mãe, de uma História em Quadrinhos – Calvin e Haroldo –, criada pelo autor estadunidense, Bill Watterson.
Leia-a e observe-a com muita atenção.
Fonte: http://lh3.ggpht.com/_IxrzViTqGRk/S3bufq1OzdI/AAAAAAAABOo/iEjk9IhH5ns/calvin%26harodotira598.gif 25/11/2010 – adaptado.
Observando a tirinha, EXPLIQUE o motivo em que o personagem Calvin pretende enganar a sua mãe.
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(FUVEST 2006 1ª FASE) O tanque externo do ônibus espacial Discovery carrega, separados, 1,20 x 106 L de hidrogênio líquido a –253 ºC e 0,55 x 106 L de oxigênio líquido a –183 ºC. Nessas temperaturas, a densidade do hidrogênio é 34 mol/L (equivalente a 0,068 g/mL) e a do oxigênio é 37 mol/L (equivalente a 1,18 g/mL).
Dados:
Massa molar (g/mol)
- H..................1,0
- O..................16
Considerando o uso que será feito desses dois líquidos, suas quantidades (em mols), no tanque, são tais que há
- Química | 2.8 Radioatividade
(FUVEST 2018 1ª FASE) O ano de 2017 marca o trigésimo aniversário de um grave acidente de contaminação radioativa, ocorrido em Goiânia em 1987. Na ocasião, uma fonte radioativa, utilizada em um equipamento de radioterapia, foi retirada do prédio abandonado de um hospital e, posteriormente, aberta no ferro velho para onde fora levada. O brilho azulado do pó de césio 137 fascinou o dono do ferro velho, que compartilhou porções do material altamente radioativo com sua família e amigos, o que teve consequências trágicas. O tempo necessário para que metade da quantidade de césio 137 existente em uma fonte se transforme no elemento não radioativo bário 137 é trinta anos. Em relação a 1987, a fração de césio 137, em %, que existirá na fonte radioativa 120 anos após o acidente, será, aproximadamente,
- Biologia | 09. Botânica
(Udesc) A figura representa esquematicamente uma flor.
Analise as proposições em relação à representação da flor, na figura.
I. O esquema representa uma flor hermafrodita.
II. O receptáculo floral em algumas espécies pode se desenvolver e originar frutos.
III. A flor esquematizada é típica do grupo das Gimnospermas.
IV. As pétalas podem servir como elementos atrativos no processo de polinização.
V. No estigma ocorre a fixação do grão de pólen.
VI. O óvulo fecundado pelo grão de pólen dará origem ao embrião.
Assinale a alternativa correta.
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(UFU) “O modelo vigente de regulamentação internacional tem falhado. A Organização Mundial da Saúde acenou precariamente com sua responsabilidade, dispensando as primeiras notificações formais da calamidade tardiamente. Quando, finalmente, começou a organizar sua estratégia, tentando implementar um plano mundial improvisado, já era tarde demais para milhares de vítimas. O vírus já havia se espalhado pelo mundo. Em seus domínios estatais supostamente autossuficientes, alguns líderes preferiram se concentrar em discursos messiânicos, capitalizando a situação para ganho político local, concentrando-se em manobras que os beneficiariam nas próximas eleições. Quando a pandemia tomou forma, a negação se transformou em desespero, que, por sua vez, deu lugar a atos juridicamente tão terríveis que algumas das principais nações foram acusadas de pirataria internacional por apreensão ilegal de suprimentos médicos pertencentes a outros Estados.”
MENEZES, Wagner; MARCOS, Henrique J. Bezerra. O Direito Internacional e a Pandemia. Revista da Faculdade de Direito. Uberlândia, MG. v. 48, n. 2, pp. 43-78, jul./dez. 2020.
Essa avaliação da relação entre um órgão internacional e os poderes estatais durante a pandemia da covid-19 expressa