Em 1938 o arqueólogo alemão Wilhelm König, diretor do Museu Nacional do Iraque, encontrou um objeto estranho na coleção da instituição, que poderia ter sido usado como uma pilha, similar às utilizadas em nossos dias. A suposta pilha, datada de cerca de 200 a.C., é constituída de um pequeno vaso de barro (argila) no qual foram instalados um tubo de cobre, uma barra de ferro (aparentemente corroída por ácido) e uma tampa de betume (asfalto), conforme ilustrado. Considere os potenciais-padrão de redução:
Nessa suposta pilha, qual dos componentes atuaria como cátodo?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A música Alegria, Alegria, de Caetano Veloso, expressa o desejo de liberdade, individual e política, da juventude na década de 1960, período em que vigorava a República Militar (1964-1985).
Caracterize a República Militar no que se refere aos direitos políticos dos cidadãos.
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
Role-playing game, mais conhecido como RPG é um tipo de jogo em que um ou mais personagens participam de um enredo no qual uma série de decisões modificam bastante a história. Ao executar tarefas, cumprir missões ou efetuar ataques, os personagens vão adquirindo pontos de experiência (XPs) que são usados para melhorar os atributos do personagem como força, vitalidade, destreza, magia, entre outros.
Em um certo jogo de RPG, um personagem, inicialmente no nível 1, necessita acumular 200 pontos de experiência (200 XP) para evoluir para o nível 2 e, a cada evolução para níveis seguintes, a quantidade de pontos de experiência necessária é 20% maior que a evolução do nível anterior. Use 1,2^50 = 9100.
O total necessário para esse personagem alcançar o nível 50 é
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
Os processos de eletrização, em eletrostática, são aqueles por meio dos quais podemos transformar um corpo neutro em um eletrizado, isto é, em um corpo negativo ou positivo.
A respeito desses processos, pode-se afirmar corretamente que,
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o desmatamento em regiões na fronteira Brasil-Bolívia formou um grande arco ao longo de dois importantes rios. Observe os mapas.
Assinale a alternativa que contém o estado da Região Norte onde esse fato está ocorrendo, os rios mencionados e três causas do desmatamento naquela área.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Entre 2006 e 2020, pelo menos 860 estrangeiros foram resgatados de trabalho escravo no Brasil. No total, 46% deles atuavam no setor de confecção de roupas. Os anos de 2013 e 2014 concentram a maior quantidade de resgates, 392. Ou seja, quase metade do total.
Os dados são da Fiquem Sabendo, que teve acesso a eles por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), com pedido feito ao Ministério da Economia.
Com base na análise dos dados, pessoas de 11 países chegaram ao Brasil com a promessa de uma vida nova e emprego digno, mas o que receberam foi uma rotina de trabalhos forçados, com remuneração escassa e condições desumanas.
Bolivianos foram os estrangeiros que mais vivenciaram esse tipo de situação. Ao menos 405 trabalhadores da Bolívia estavam em situação análoga à escravidão no Brasil. Em seguida, aparecem paraguaios (169) e haitianos (141).
Os estrangeiros foram resgatados em 12 unidades da federação, nas cinco regiões do Brasil. Seis em cada 10 pessoas escravizadas estavam no estado de São Paulo.
A capital paulista foi a cidade com o maior número de resgates: 377. Em seguida, vem o município de Conceição do Mato Dentro, no interior de Minas Gerais, onde 100 haitianos trabalhavam em condições desumanas na construção civil.
Em 2 de julho, a Organização das Nações Unidas divulgou um relatório que aponta que mulheres, crianças e LGBTQI+ estão mais vulneráveis ao tráfico de pessoas no Brasil. A pesquisa também destaca a situação de vulnerabilidade de imigrantes venezuelanos no país.
Segundo os dados do Ministério da Economia, pelo menos 31 pessoas da Venezuela foram submetidas a trabalho escravo no território brasileiro, sendo que 17 delas foram resgatadas em Roraima.
Até maio deste ano era possível acessar os relatórios de fiscalização de trabalho análogo à escravidão no Brasil, mas o governo passou a negar acesso aos documentos.
Disponível em: https://www.brasildefato.com.br. Acesso em? 20 out. 2021.
O texto apresenta, com base na divulgação de dados de uma pesquisa, um quadro preocupante: estrangeiros em regime de trabalho escravo no Brasil. De acordo com o texto, essa problemática social está associada a outras questões sociais graves, como a