A música Alegria, Alegria, de Caetano Veloso, expressa o desejo de liberdade, individual e política, da juventude na década de 1960, período em que vigorava a República Militar (1964-1985).
Caracterize a República Militar no que se refere aos direitos políticos dos cidadãos.
Questões relacionadas
- Geografia | A. Globalização
(FUVEST 2006 1ª FASE) Nos últimos anos, o MERCOSUL
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2010 1º APLICAÇÃO)
¡BRINCANDO!
KangaROOS llega a Méxicocon diseños atléticos, peromuy fashion. Tienen un toquevintage con diferentes formasy combinaciones de colores.Lo más cool de estos tenis esque tienen bolsas para guardarllaves o dinero. Son idealespara hacer ejercicio y con unosjeans obtendrás un look urbano.Revista Glamour Latinoamérica. México, mar. 2010.
O texto publicitário utiliza diversas estratégias para enfatizar as características do produto que pretende vender. Assim, no texto, o uso de vários termos de outras línguas, que não a espanhola, tem a intenção de - Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Analise a tirinha a seguir.
Disponível em: <www.garfield.com.br>.Acesso em: 30 nov.2012.
John pergunta a Garfield se ele concordaria em usar uma coleira de sininho. Explique o que a resposta e o pensamento de Garfield revelam sobre a personalidade do gato.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Maria, junto com a sua mãe, uma arqueóloga, foi conhecer o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, e lá descobriu um imenso museu a céu aberto. Toda noite, antes de dormir, ela escrevia cartas a seu pai, contando tudo o que viu. Faça a leitura do trecho de uma dessas cartas.
Sabe, pai,
Se esses homens não tivessem desenhado nessas paredes, nós nunca iríamos saber que eles estiveram por aqui. E eles foram tão espertos que inventaram uma tinta que não sai facilmente com a água. É verdade que os desenhos desbotaram um pouco com o tempo, mas queriam o quê? Isso aqui é um museu ao ar livre, totalmente natural. E o mais legal é que essas pinturas também foram encontradas em outros continentes, e por isso são a prova viva de que o Homo sapiens já estava circulando por aí, dando o pontapé inicial nas novas civilizações [...].
Cada uma dessas pinturas conta uma história de um dia comum ou de uma comemoração. É uma espécie de livro aberto, integrado com a natureza, que é exatamente como eles viviam.
CRISPUN, Denise. Serradacapivara.com: os incríveis desenhos desses homens misteriosos. São Paulo: Global, 2012. p. 14-15.
Analise as afirmativas:
I. Maria, apesar de apontar a importância da pintura rupestre, comete um erro ao dizer que “Se esses homens não tivessem desenhado nessas paredes, nós nunca iríamos saber que eles estiveram por aqui”, pois as ferramentas e os fósseis também são pistas que ajudam a conhecer o modo de vida dos povos pesquisados.
II. As pinturas rupestres registram os hábitos de vida do homem pré-histórico, por isso, Maria está correta em afirmar que a pintura rupestre “é uma espécie de livro aberto, integrado com a natureza, que é exatamente como viviam”.
III. As pesquisas arqueológicas revelam que os primeiros grupos humanos surgiram no continente africano e se espalharam pelo planeta em busca de melhores condições de sobrevivência. Maria reafirma essa ideia ao escrever para o pai: “E o mais legal é que essas pinturas também foram encontradas em outros continentes, e por isso são a prova viva de que o Homo sapiens já estava circulando por aí, dando o pontapé inicial nas novas civilizações [...].”.
Estão corretas
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(EPCAR (AFA)) A montagem da figura a seguir ilustra a descida de uma partícula 1 ao longo de um trilho curvilíneo. Partindo do repouso em A, a partícula chega ao ponto B, que está a uma distância vertical H abaixo do ponto A, de onde, então, é lançada obliquamente, com um ângulo de 45° com a horizontal.
A partícula, agora, descreve uma trajetória parabólica e, ao atingir seu ponto de altura máxima, nessa trajetória, ela se acopla a uma partícula 2, sofrendo, portanto, uma colisão inelástica.
Essa segunda partícula possui o dobro de massa da primeira, está em repouso antes da colisão e está presa ao teto por um fio ideal, de comprimento maior que H, constituindo, assim, um pêndulo. Considerando que apenas na colisão atuaram forças dissipativas, e que o campo gravitacional local é constante. O sistema formado pelas partículas 1 e 2 atinge uma altura máxima h igual a