TEXTO I
Disponível em: http: //iasdcentralcampinas.org.br. Acesso em: 5 jun. 2018.
TEXTO II
Disponível em: http://listaloficial.com.br. Acesso em: 5 jun. 2018.
TEXTO III
Analisemos o conceito de saúde formulado na histórica VIII Conferência Nacional de Saúde, no ano de 1986. Também conhecido como “conceito ampliado” de saúde, foi fruto de intensa mobilização, que se estabeleceu em diversos países da América Latina, como resposta à crise dos sistemas públicos de saúde. Recordemos seu enunciado: em sentido amplo, a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde. Sendo assim, é principalmente resultado das formas de organização social, de produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida.
BATISTELLA, C. Abordagens contemporâneas do conceito de saúde.
Disponível em: www.epsjv.fiocruz.br. Acesso em: 5 jun. 2018 (adaptado).
Com base no conceito ampliado de saúde, podemos interpretar que as imagens dos textos I e II
Questões relacionadas
- Geografia | 6.2 Energia
O modelo de geração de energia do mundo atual é dependente de recursos energéticos não renováveis, como o petróleo, o carvão mineral e o gás natural, utilizados, em larga escala, na geração de energia elétrica e de combustíveis. A dependência de fontes de energia tradicionais gera a crise energética global, que é também uma crise do conceito de desenvolvimento adotado a partir da Revolução Industrial.
A respeito do assunto tratado acima, julgue o item a seguir.
Para abastecer o mercado interno, o Brasil ainda depende da importação de petróleo leve, porque o petróleo nacional é de baixa qualidade, o que dificulta a produção de derivados nobres.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
• O mito do cavalo de Tróia
• Data show
• Aproximadamente 4m de americano cru (tecido)
• Tintas guache coloridas
• Pincéis de diferentes tamanhos
• Pincéis hidrocor de ponta fina
• Fita-crepe
• Copinhos de plástico com água
• Flanelas para limpeza do pincel
Desenvolvimento:
1. Ler para os alunos a história do Mito de Tróia:
A incrível história do cavalo de Tróia
Conheça a origem da expressão “presente de grego”
Você já ouviu falar no “cavalo de Tróia”? E já recebeu algum “presente de grego”? Se você não conhece essas expressões, saiba que elas existem por causa da guerra de Tróia. A história dessa guerra foi contada por Homero em um livro chamado Ilíada. Junto com a Odisséia, ela é a mais importante obra do poeta grego.
Os gregos se esconderam na barriga de um imenso cavalo de madeira e conseguiram derrotar os exércitos troianos. Tróia era uma cidade fortificada, capital de um grande e poderoso reino. Um dia, Páris, filho do rei de Tróia, raptou Helena, a rainha de uma cidade grega chamada Esparta. O rapto deixou vários reis gregos indignados. Eles juntaram seus exércitos e entraram em guerra contra Tróia. A cidade ficou cercada por vários anos, mas suas altas muralhas impediam que ela fosse invadida.
Entre os gregos, estava nosso velho conhecido Ulisses. Ele bolou uma estratégia que praticamente decidiu a guerra: mandou construir um imenso cavalo de madeira, e se escondeu em sua barriga junto com alguns guerreiros. Os exércitos gregos deixaram o cavalo em frente à porta de entrada de Tróia, e começaram a se retirar.
Os troianos acharam que os gregos tinham desistido da guerra, e que o cavalo era um presente para eles. Decidiram trazer o bicho para dentro da cidade. Como ele era muito grande, chegaram a derrubar uma parte da muralha para poder entrar. Mal sabiam eles…
De noite, quando os troianos estavam dormindo, Ulisses e os guerreiros gregos saíram da barriga do cavalo de madeira. Outros soldados aproveitaram o buraco na muralha e invadiram a cidade. Em pouco tempo, os gregos dominaram Tróia e invadiram o palácio real. A guerra acabou com a vitória dos gregos, e Helena foi levada de volta para Esparta.
Por isso, até hoje, um presente que ninguém quer ganhar é chamado de “presente de grego”.
(Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-incrivel-historia-do-cavalo-de-troia/)
2. Solicitar aos alunos que façam uma pesquisa de imagens sobre o mito do Cavalo de Tróia e levem as imagens para a escola na aula seguinte.
3. Fixar o tecido no chão com fita-crepe e deixar que os alunos escrevam sobre o tecido as frases e curiosidades anotadas por eles enquanto conheciam o mito..
4. Este procedimento deverá levar em conta que, ao escrever suas anotações com o pincel hidrocor (de cores escuras!!), os alunos o façam usando letras grandes para que seja fácil a leitura das mesmas pelos colegas e pela comunidade escolar.
5. Ao final dos registros, apresentar o painel para que a turma faça a leitura e realize observações a respeito.
5. Propor então que, individualmente, cada aluno elabore o rascunho de um desenho a partir do que aprenderam sobre o Cavalo de Tróia, incluindo no rascunho, até mesmo as cores.
6. Abrir novamente o tecido no chão e propor aos alunos a transferência do rascunho de seu desenho para o tecido a fim de realizar posterior pintura do mesmo - para tal finalidade é necessário que os desenhos sejam grandes!!
7. Depois de transferidos os desenhos, realizar as pinturas individuais ao longo do painel de tecido aberto no chão de modo que as crianças estejam distribuídas ao longo do painel sem causar prejuízo à execução da pintura pelo seu colega.
8. Se, ao final, da pintura restarem espaços em branco, pode-se preenchê-los com suaves batidinhas de buchas de cozinha sujas de tintas coloridas.
9. Expor o painel pronto para toda a comunidade escolar.
10. Professor, registre este processo em fotografias! Elas poderão acompanhar a exposição do resultado!
Referências:
TRÓIA. Direção: Wolfgang Petersen. Estados Unidos. 2004. (163 min)
- Matemática | 8.1 Princípio Fundamental Da Contagem e Arranjo
Um cadeado com segredo numérico possui 4 espaços rotatórios, A, B, C e D, que apresentam os números 1, 2, 3 e 4 como opções para a abertura do objeto. A senha padrão que vem no cadeado é 1–2–3–4 e esta pode ser alterada desde que satisfaça a condição de que todos os algarismos utilizados sejam distintos.
Uma pessoa esqueceu a senha do seu cadeado, que é idêntico ao descrito anteriormente, lembrando apenas que sua senha não permitia que nenhum dos números ocupasse a posição que ocupava na senha padrão. Por exemplo, as senhas 1342 e 2134 não são permitidas, pois, na primeira senha, o número 1 aparece na posição do espaço A, e, na segunda, os números 3 e 4 aparecem na posição dos espaços C e D, respectivamente.
Utilize a fórmula da permutação caótica, ou desarranjo, em que nenhum elemento de um conjunto permanece na mesma posição.
Na fórmula anterior, n indica a quantidade de elementos de um conjunto, e Dn indica a quantidade de desarranjos formados pelos elementos desse conjunto.
O número máximo de senhas distintas que essa pessoa poderá testar até descobrir a senha do cadeado é
- Química | 2.7 Equilíbrio
Recentemente, a produção fotocatalítica de hidrogênio vem atraindo atenção devido ao processo que gera um combustível limpo, o qual é utilizado em células a combustível. O processo se baseia na separação da água nos seus componentes, conforme equilíbrio inserido no esquema, utilizando luz solar e um
fotocatalisador (p. ex. NaTaO3:La). O processo é extremamente endotérmico, necessitando 1,23 eV para ocorrer. Num experimento, o processo foi realizado num sistema fechado, como esquematizado ao lado. Considerando essas informações, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas
(F):
( ) A quantidade de fotocatalisador limita a conversão.
( ) O aumento da temperatura irá favorecer a conversão.
( ) A diminuição do volume do sistema irá favorecer a conversão.
( ) É condição necessária para a produção de hidrogênio que o fotocatalisador absorva energia solar superior a 1,23 eV.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima
para baixo.
- Geografia - Fundamental | 03. A divisão política e regional do brasil
Texto base: Leia um trecho da reportagem do programa “Bom dia Brasil” de 26 de novembro de 2015: O verão nem chegou e os casos de dengue mais que dobraram do ano passado para cá. O pior é que agora o mosquito Aedes aegypti também está transmitindo outras duas doenças, e centenas de cidades estão em alerta. O Aedes aegypti transmite os vírus da dengue, da chikungunya e da zika. São 655 cidades em alerta para as três doenças. Entre elas, 3 capitais nordestinas: Aracaju, Recife e São Luís. Disponível em: <http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/11/mais-de650-cidades-estao-em-alerta-para-dengue-chikungunya-e-zika.html>. Acesso em: 6 jan. 2016. Adaptado.
Enunciado:
Assinale a alternativa que associa de forma correta as capitais mencionadas no texto aos seus respectivos estados: