Explicaê

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Materiais:

• O mito do cavalo de Tróia

• Data show

• Aproximadamente 4m de americano cru (tecido)

• Tintas guache coloridas

• Pincéis de diferentes tamanhos

• Pincéis hidrocor de ponta fina

• Fita-crepe

• Copinhos de plástico com água

• Flanelas para limpeza do pincel

Desenvolvimento:

1. Ler para os alunos a história do Mito de Tróia:

A incrível história do cavalo de Tróia

Conheça a origem da expressão “presente de grego”

 

Você já ouviu falar no “cavalo de Tróia”? E já recebeu algum “presente de grego”? Se você não conhece essas expressões, saiba que elas existem por causa da guerra de Tróia. A história dessa guerra foi contada por Homero em um livro chamado Ilíada. Junto com a Odisséia, ela é a mais importante obra do poeta grego.

Os gregos se esconderam na barriga de um imenso cavalo de madeira e conseguiram derrotar os exércitos troianos. Tróia era uma cidade fortificada, capital de um grande e poderoso reino. Um dia, Páris, filho do rei de Tróia, raptou Helena, a rainha de uma cidade grega chamada Esparta. O rapto deixou vários reis gregos indignados. Eles juntaram seus exércitos e entraram em guerra contra Tróia. A cidade ficou cercada por vários anos, mas suas altas muralhas impediam que ela fosse invadida.

Entre os gregos, estava nosso velho conhecido Ulisses. Ele bolou uma estratégia que praticamente decidiu a guerra: mandou construir um imenso cavalo de madeira, e se escondeu em sua barriga junto com alguns guerreiros. Os exércitos gregos deixaram o cavalo em frente à porta de entrada de Tróia, e começaram a se retirar.

Os troianos acharam que os gregos tinham desistido da guerra, e que o cavalo era um presente para eles. Decidiram trazer o bicho para dentro da cidade. Como ele era muito grande, chegaram a derrubar uma parte da muralha para poder entrar. Mal sabiam eles…

De noite, quando os troianos estavam dormindo, Ulisses e os guerreiros gregos saíram da barriga do cavalo de madeira. Outros soldados aproveitaram o buraco na muralha e invadiram a cidade. Em pouco tempo, os gregos dominaram Tróia e invadiram o palácio real. A guerra acabou com a vitória dos gregos, e Helena foi levada de volta para Esparta.

Por isso, até hoje, um presente que ninguém quer ganhar é chamado de “presente de grego”.

(Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-incrivel-historia-do-cavalo-de-troia/)

2. Solicitar aos alunos que façam uma pesquisa de imagens sobre o mito do Cavalo de Tróia e levem as imagens para a escola na aula seguinte.

3. Fixar o tecido no chão com fita-crepe e deixar que os alunos escrevam sobre o tecido as frases e curiosidades anotadas por eles enquanto conheciam o mito..

4. Este procedimento deverá levar em conta que, ao escrever suas anotações com o pincel hidrocor (de cores escuras!!), os alunos o façam usando letras grandes para que seja fácil a leitura das mesmas pelos colegas e pela comunidade escolar.

5. Ao final dos registros, apresentar o painel para que a turma faça a leitura e realize observações a respeito.

5. Propor então que, individualmente, cada aluno elabore o rascunho de um desenho a partir do que aprenderam sobre o Cavalo de Tróia, incluindo no rascunho, até mesmo as cores.

6. Abrir novamente o tecido no chão e propor aos alunos a transferência do rascunho de seu desenho para o tecido a fim de realizar posterior pintura do mesmo - para tal finalidade é necessário que os desenhos sejam grandes!!

7. Depois de transferidos os desenhos, realizar as pinturas individuais ao longo do painel de tecido aberto no chão de modo que as crianças estejam distribuídas ao longo do painel sem causar prejuízo à execução da pintura pelo seu colega.

8. Se, ao final, da pintura restarem espaços em branco, pode-se preenchê-los com suaves batidinhas de buchas de cozinha sujas de tintas coloridas.

9. Expor o painel pronto para toda a comunidade escolar.

10. Professor, registre este processo em fotografias! Elas poderão acompanhar a exposição do resultado!

Referências:

TRÓIA. Direção: Wolfgang Petersen. Estados Unidos. 2004. (163 min)