Leia-a e observe-a com bastante atenção.
Fonte: http://www.sindapro-mg.com.br/sinaproonline/edicao29/alta/c03a.jpg - 20/5/2010 - adaptado.
A imagem desenvolvida pela peça publicitária criada e aprovada, conforme o backbus mostra-nos que a informação que mais chama a atenção dos leitores, futuros clientes da loja de roupas masculinas, é
Questões relacionadas
- Literatura | 5.2 Modernismo
(ENEM 2012 2ª APLICAÇÃO)
Cegueira
Afastou-me da escola, atrasou-me, enquanto os filhos de seu José Galvão se internavam em grandes volumes coloridos, a doença de olhos que me perseguia na meninice. Torturava-me semanas e semanas, eu vivia na treva, o rosto oculto num pano escuro, tropeçando nos móveis, guiando-me às apalpadelas, ao longo das paredes. As pálpebras inflamadas colavam-se. Para descerrá-las, eu ficava tempo sem fim mergulhando a cara na bacia de água, lavando-me vagarosamente, pois o contato dos dedos era doloroso em excesso. Finda a operação extensa, o espelho da sala de visitas mostrava-me dois bugalhos sangrentos, que se molhavam depressa e queriam esconder-se. Os objetos surgiam empastados e brumosos. Voltava a abrigar-me sob o pano escuro, mas isto não atenuava o padecimento. Qualquer luz me deslumbrava, feria-me como pontas de agulha [...].
Sem dúvida o meu espectro era desagradável, inspirava repugnância. E a gente da casa se impacientava. Minha mãe tinha a franqueza de manifestar-me viva antipatia. Dava-me dois apelidos: bezerro-encourado e cabra-cega.
RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1984 (fragmento).
O impacto da doença, na infância, revela-se no texto memorialista de Graciliano Ramos através de uma atitude marcada por
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(FASA) Um oftalmologista entrega a um paciente uma receita de óculos com especificações de -2di para as lentes corretivas recomendadas, tanto para o olho direito quanto para o olho esquerdo.
Com base nessa informação e nos conhecimentos de Física, é correto afirmar:
- Biologia | 09. Botânica
(Uefs)
O esquema reproduz, de forma simplificada, o ciclo reprodutivo das pteridófitas.Considerando-se as informações expressas na ilustração e os conhecimentos a respeito da reprodução desse grupo vegetal, é correto afirmar: - Física | 5.4 Ondas Sonoras
(FASA) O ouvido humano tem um limite de audição, em decibéis. Para valores entre 0 dB e 60 dB, tem uma audição normal. De 60 dB a 100 dB, a sensação é de incômodo e perde a capacidade de distinguir sons diferentes. De 100 dB a 150 dB, a sensação é dolorosa. Acima de 150 dB, a perda de sensibilidade auditiva atinge o máximo, acompanhada de dor aguda. Para valores acima de 200 dB, ocorrerá o rompimento do tímpano — membrana que separa o ouvido externo e médio —, responsável pela audição, devido à sua vibração.
Sabendo-se que a menor intensidade sonora audível ou limiar de audibilidade possui intensidade I0 igual a 10-12 W/m², o nível sonoro de intensidade igual a 10-3 W/m² pode causar no ouvido humano
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Experimentos realizados no século XX demonstraram que hormônios femininos e mediadores químicos atuam no comportamento materno de determinados animais, como cachorro, gatos e ratos, reduzindo o medo e ansiedade, o que proporciona maior habilidade de orientação espacial. Por essa razão, as fêmeas desses animais abandonam a prole momentaneamente, a fim de encontrar alimentos, o que ocorre com facilidade e rapidez. Ainda, são capazes de encontrar rapidamente o caminho de volta para proteger os filhotes.
VARELLA, D Borboletas da alma: escritos sobre ciência e saúde.
Companhia das Letras, 2006 (adaptado)
Considerando a situação descrita sob o ponto de vista da hereditariedade e da evolução biológica, o comportamento materno decorrente da ação das substâncias citadas é: