A decomposição de alimentos, bebidas, cosméticos, remédios e de outros produtos são reações que se deseja que ocorram o mais lentamente possível. Por isso, são adicionados conservantes, tais como os parabenos, que atuam aumentando a energia de ativação da reação que deteriora esses produtos, e dessa garante uma integridade dos alimentos por um maior tempo.
A análise das informações permite inferir que os parabenos citados no texto, atuam como
Questões relacionadas
- Química | 1.4 Ligações Químicas
O carvão ativado é um material que possui elevado teor de carbono, sendo muito utilizado para a remoção de compostos orgânicos voláteis do meio, como o benzeno. Para a remoção desses compostos, utiliza-se a adsorção. Esse fenômeno ocorre por meio de interações do tipo intermoleculares entre a superfície do carvão (adsorvente) e o benzeno (adsorvato, substância adsorvida).
No caso apresentado, entre o adsorvente e a substância adsorvida ocorre a formação de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.3 Sujeito
Texto base: A questão 6 baseia-se no poema a seguir. Floripa Floripa era uma tulipa
Era uma tulipa negra:
Alta, magra e negra. Não sei se é verdade, contam
Que ela dormia ao relento,
Na serra habitada de onças. Passam meses, entram meses,
Desapareceu Floripa.
De súbito reaparece
Nos seus largos passos rítmicos. Todos conhecem Floripa.
Floripa só fala com a sombra,
Fala, fala, gesticula,
Entre borboletas e cães. Os vestidos de Floripa
Lembram asas voando.
Negros membros esculpidos
Com planejamentos de onda. Floripa era louca mansa:
Por que será que os meninos
Apedrejavam Floripa? “Floripa”. In: O menino poeta. LISBOA, Henriqueta. São Paulo: Peirópolis, 2008, p. 46.
Enunciado:
O sujeito do verbo em destaque é indeterminado, por não se identificar o ser de quem se fala, no verso:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto a continuación. Francisco se fue a Ecuador a aprender español. Como suele pasar a cualquiera que no sabe un idioma extranjero, Francisco, a menudo, metía la pata pues empleaba unas expresiones que no conocía en los momentos equivocados. Un día, fue al supermercado y empezó a escuchar la charla de dos chicas: “Si llueve, porque llueve; si hace calor, porque hace calor. El caso es que, en la semana, el tiempo siempre resulta “inapropiado”. Tenemos el consuelo de que los fines de semana hace siempre buenísimo, aunque caigan chuzos de punta. Volvió al albergue en que se estaba quedando y les dijo a sus compañeros: "He visto que va a hacer bueno el sábado. Van a caer chuzos de punta." Sus compañeros se rieron mucho de él. Disponible en: <http://www.tiempo.com/ram/912/la-meteorologa-en-los-modismos-y-frases-hechas-del-lenguaje-diario/>. Acceso el: 09 oct. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
Ayuda a Francisco a descubrir por qué sus compañeros se rieron. ¿Qué significa caer chuzo de punta? ¿Hay alguna expresión en Portugués semejante? Usa el diccionario.
- Química | 2.4 Cinética Química
Grande parte da atual frota brasileira de veículos de passeio tem tecnologia capaz de identificar e processar tanto o etanol quanto a gasolina. Quando queimados, no interior do motor, esses combustíveis são transformados em produtos gasosos, num processo com variação de entalpia menor que zero (H < 0). Esse processo necessita de uma energia de ativo, a qual é fornecida por uma centelha elétrica.
O gráfico que esboça a variação da energia potencial no progresso da reação é representado por:
- História | 4.1 Alta Idade Média
[...] era o feudalismo ocidental o reino da pobreza e da miséria? Em termos de equipamentos variados e abundância de bens de consumo, certamente o homem feudal não dispunha de tanta variedade quanto à média dos homens urbanos de hoje. No entanto, não estavam submetidos aos numerosos desconfortos da vida contemporânea. Os dias santificados eram numerosos e as atividades religiosas propiciavam entretenimento, recreação e oportunidade para manifestações artísticas. O trabalho era árduo, mas entremeado de lazeres que suavizavam os rigores da labuta no campo e nas cidades.
SALINAS, S. S. Do feudalismo ao capitalismo: transições. Editora Atual. São Paulo, 1994. VOT2021.
O texto descreve uma nova visão sobre a vida do homem medieval, servindo para desmitificar uma Idade Média