Texto base: Leia a tirinha a seguir, com os personagens Calvin e Haroldo e responda à questão.
Enunciado:
Leia o trecho a seguir.
“Mas aqui vai um abraço de tigre (...)” / “(...) você está espremendo minhas lágrimas pra fora (...)”.
Explique como podemos entender, no contexto, as expressões anteriores destacadas.
Questões relacionadas
- Matemática
Uma comissão será composta pelo presidente, tesoureiro e secretário. Cinco candidatos se inscrevem para essa comissão, na qual o mais votado será o presidente, o segundo mais votado o tesoureiro e o menos votado o secretário.
Dessa forma, de quantas maneiras possíveis essa comissão poderá ser formada?
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(Unimontes)
“Ame-o ou deixe-o. Nós amamos”.
Anúncio da petroleira Texaco em comemoração ao Dia da Pátria de 1970, com o lema do governo militar.
Disponível em: http://blogs.estadao. com.br/reclames-do-estadao/2010/09/07/ ame-o-ou-deixe-o/> Acesso em: agosto de 2011.
No início dos anos 70, no Brasil, quando estava havendo uma intensa repressão a movimentos sociais, partidos e grupos políticos, armados ou não, o governo Médici, utilizando-se da campanha vitoriosa do tricampeonato de futebol e de uma política econômica momentaneamente favorável, conseguiu, durante algum tempo, manter a imagem de que o país era uma maravilha, que a maioria da população pensava a mesma coisa (“noventa milhões em ação”), incutindo a ideia de que aqueles que não estivessem contentes deveriam ir embora do país
(“Brasil – ame-o ou deixe-o”). (TOMAZI, Nelson D. Sociologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1997. Adaptado.)
Considerando o texto e seus conhecimentos sobre as relações Estado, sociedade e democracia no Brasil, julgue as afirmativas a seguir:
Por meio de uma intensa propaganda ideológica, foi possível, por algum tempo, manter os brasileiros em geral convencidos de que viviam num país excepcional e que grande parte da população vivia bem.
Nas escolas, foram introduzidas disciplinas cujos conteúdos procuraram inculcar determinados conteúdos, valores e normas que visavam disciplinar e despolitizar o estudante, impossibilitando-o de ter uma visão crítica da realidade em que vivia.
A classe política dirigente nessa época propunha, no discurso e nas ideias, um empenho de toda a sociedade em direção à modernização do país, ao mesmo tempo em que se esforçava para a despolitização e desmobilização da sociedade.
O lema da ditadura militar, “Brasil: ame-o ou deixe-o”, propunha que qualquer um que criticasse o governo militar deveria sair ou ser retirado do país. Esse slogan ajudou a justificar prisões ilegais, torturas e extradições.
Estão corretas as afirmativas
- História | 6.01 Revolução Francesa
(ESPCEX) Leia as afirmações abaixo referentes à Revolução Francesa.
I. Sua principal função social era defender a nação.
II. Fase da Revolução Francesa que durou de 1794 até 1799.
III. Revoltas camponesas comuns na França na década de 1780.
IV. Defendiam um governo central forte, o voto universal e a participação popular na direção do processo revolucionário.
Os fragmentos I, II, III e IV referem-se, respectivamente, ao/à(s):
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
base: Disponível em: https://potopublicitario.wordpress.com/tag/propaganda-dia-da-mulher/. Acesso em: 10 nov. 2015.
Enunciado:
a) O enunciado principal da propaganda anterior se classifica como período simples ou composto? Justifique sua resposta.
b) Retire do anúncio publicitário uma frase nominal.
- Língua Portuguesa | A. Acentuação
(FUVEST 2008 1ª FASE) No início do século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe – uma célebre análise do poder político, apresentada sob a forma de lições, dirigidas ao príncipe Lorenzo de Médicis. Assim justificou Maquiavel o caráter professoral do texto:
Não quero que se repute presunção o fato de um homem de baixo e ínfimo estado discorrer e regular sobre o governo dos príncipes; pois assim como os [cartógrafos] que desenham os contornos dos países se colocam na planície para considerar a natureza dos montes, e para considerar a das planícies ascendem aos montes, assim também, para conhecer bem a natureza dos povos, é necessário ser príncipe, e para conhecer a dos príncipes é necessário ser do povo.
Tradução de Lívio Xavier, adaptada.
Está redigido com clareza, coerência e correção o seguinte comentário sobre o texto: