(IFSC) Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, pois só se reproduzem no interior de uma célula hospedeira. São também agentes causadores de muitas doenças infecciosas que afetam seres humanos. Dentre as sequências abaixo, qual apresenta doenças que são causadas somente por vírus?
Questões relacionadas
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
O ácido tartárico é o principal ácido do vinho e está diretamente relacionado com sua qualidade. Na avaliação de um vinho branco em produção, uma analista neutralizou uma alíquota de 25,0 mL do vinho com NaOH a 0,10 mol L-1, consumindo um volume igual a 8,0 mL dessa base. A reação para esse processo de titulação é representada pela equação química:
A concentração de ácido tartárico no vinho analisado é mais próxima de:
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
O aquecimento global e o lançamento de esgotos no mar têm sido apontados como processos que põem em risco os ecossistemas recifais. O aumento de temperatura pode ocasionar o branqueamento dos recifes, o que representa a perda de zooxantelas — microalgas que vivem no interior dos corais hermatípicos, realizando fotossíntese e liberando doses extras de nutrientes orgânicos. Em contrapartida, as zooxantelas sobrevivem utilizando produtos gerados pelo metabolismo dos corais. Outro problema que tem causado sérios danos aos recifes é o despejo de esgotos domésticos e industriais no mar, o que provoca a proliferação de cianofíceas e algas verdes que crescem na superfície da água e impedem que a luz chegue aos corais.
Considerando-se os seres vivos e a relação natural de sobrevivência e com base nas informações apresentadas, pode-se afirmar que, nessa ordem, existe uma relação de:
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(UPE) Em gatos malhados, certas regiões do corpo apresentam coloração preta (XP) ou amarelo-alaranjado (XA), relacionadas a genes presentes no cromossomo X, entremeadas por áreas de pelos brancos, condicionadas pela ação de genes autossômicos de caráter recessivo (bb). As fêmeas heterozigotas apresentam três cores e recebem a denominação de cálico, enquanto os machos possuem apenas duas cores. No Texas (EUA), ocorreu a clonagem de uma gatinha cálico chamada Rainbow, e, para surpresa dos pesquisadores, o clone que deveria ser idêntico à matriz apresentou um padrão de manchas diferentes da original. Isso ficou conhecido como o caso Carbon Copy ou Copy Cat A clonagem da gatinha não foi bem sucedida devido à(ao)
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(FUVEST 2007 1ª FASE) As atuais dificuldades de saneamento e abastecimento, observadas na Metrópole de São Paulo, são devidas, entre outros fatores, a processos________ de apropriação e uso de recursos hídricos. A________ do rio Pinheiros, por exemplo, realizada na primeira metade do século XX, para geração de energia na escarpa da Serra do Mar, prejudicou o uso, para abastecimento, de parte da represa Billings. Por outro lado, a urbanização das últimas décadas em áreas de ________ aumentou a degradação dos escassos recursos hídricos superficiais.
As lacunas do texto serão corretamente preenchidas, respectivamente por:
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(UNIME) A terapia gênica pode finalmente estar à altura de sua promessa inicial. Nos últimos 6 anos, o procedimento experimental para a inserção de genes saudáveis em locais do organismo, onde são necessários, restaurou a visão em cerca de 40 portadores de uma forma hereditária de cegueira. Médicos observaram resultados sem precedentes entre os 120 ou mais pacientes com diversos tipos de câncer de sangue e vários permaneceram livres da malignidade três anos após o tratamento. A ilustração representa uma nova abordagem e um desafio para a terapia gênica.
(FASE..., 2012, p. 32)
Analise as proposições com a sequência de eventos da nova abordagem de terapia gênica.
I. É introduzida uma cópia de um gene operante em um vírus que foi esvaziado da maior parte de seu conteúdo original.
II. Dentro da célula, a cópia corrigida do gene instrui a célula a começar a produzir a proteína, o que era incapaz de realizar.
III. Parte defeituosa do DNA do paciente é fundida com o DNA dos genes virais que, em seguida, são responsáveis pela produção de proteínas terapêuticas.
IV. O vírus híbrido com sua carga terapêutica é injetado no organismo onde se liga a receptores em células-alvo.
Com relação a essa nova abordagem, pode-se afirmar que a sequência correta dos eventos da nova técnica está presente na alternativa: