O ácido sulfúrico (H2SO4) é um dos ácidos mais utilizados em industrias e em laboratórios. O resíduo ácido gerado pelo seu uso pode provocar sérios danos ao meio ambiente.
Em um laboratório, gerou-se uma grande quantidade de resíduo ácido a partir do ácido sulfúrico, o qual necessita ser neutralizado para o seu descarte. O técnico desse laboratório tem a sua disposição cinco substâncias: CaO, K2SO4, NaHSO4, CH3CH2OH e C5H9CONH2.
Qual dessas substâncias é a adequada para realizar esse tratamento?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A identificação simbólica que existe na cultura esportiva pode ser um fator determinante nas ações potencialmente agressivas dos espectadores e torcedores de futebol. Essa identificação em indivíduos que não têm uma identidade própria pode levá-los a não perceber os limites entre a sua vida e a sua equipe, ou entre a sua vida e a vida de um ídolo (jogador), e, dessa forma, passar a viver suas emoções basicamente por meio de acontecimentos esportivos, do sucesso e da derrota de seu clube predileto. Alguns dos torcedores organizados dedicam a vida à sua torcida. Vivem para ela e, por ela, chegam a perder qualquer outra referência, pois é essa experiência compensatória que lhes dá identidade. A probabilidade de um indivíduo se tornar um torcedor fanático está diretamente relacionada com a construção da sua identidade. Por isso, é imprescindível o desenvolvimento de relações e valores próprios que o ajudarão a delinear o limite entre ele e a sua equipe, ou entre ele e um jogador de futebol.
REIS, H. H. B. Futebol e violência. Campinas: Armazém do Ipê; Autores Associados, 2006 (adaptado).
Constitui-se ideia delineada pelo texto o fato de que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Leia-as e observe-as com bastante atenção.
A raposa e o corvo
Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com esta ideia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse:
-Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza! Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros.
Ouvindo aquilo, o corvo ficou de pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro " Cróóó!" . O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo:
-Olhe, meu senhor, estou vendo que voz o senhor tem. O que não tem é inteligência!
Moral: cuidado com quem muito elogia.
Do livro Fábulas de Esopo - Companhia das Letrinhas.
Fonte: http://www.metaforas.com.br/infantis/a_raposa_eo_corvo.htm – 19/5/2010 – adaptado.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fábulas Modernas
Fonte: http://www.contaoutra.com.br/tiras.asp?pagina=4 - 19/5/2010 - adaptado.
Na tirinha, a Era da Informação, segundo a fala da personagem raposa,
Na tirinha, a Era da Informação, segundo a fala da personagem raposa,
- Língua Inglesa | 1.2 Competências e Habilidades
(ENEM 2011 1ª APLICAÇÃO) Going to university seems to reduce the risk of dying from coronary heart disease. An American study that involved 10 000 patients from around the world has found that people who leave school before the age of 16 are five times more likely to suffer a heart attack ad die than university graduates.
World Report News. Magazine Speak Up. Ano XIV, nº 170. Editora Camelot, 2001.
Em relação às pesquisas, a utilização da expressão universitygraduates evidencia a intenção de informar que:
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
(FUVEST 2020 1º FASE) Qual das curvas representa o crescimento de um inseto hemimetábolo, desde seu nascimento até a fase adulta?
- Química | A. Plana
(CESGRANRIO) O diabetes ocorre devido a uma disfunção do pâncreas por ausência, diminuição ou ação inadequada da insulina, o hormônio responsável pela manutenção dos níveis de glicose no sangue. Sobre as propriedades da glicose e os processos envolvidos em seu metabolismo, considere as afirmações a seguir.
I - As moléculas da D(+) glicose (A) e da D(−) frutose(B), obtidas por hidrólise enzimática da sacarose, apresentam isomeria de função
III - a reação de oxidação da glicose é um processo anabólico que libera grande quantidade de energia, sendo representada pela seguinte equação geral:
II - A glicose, após sua formação no organismo, é estocada no fígado e nos músculos sob a forma de glicogênio.
C6H12O6+ 6O2 ---- 6H2O + 6CO2 ∆Hº = −2800 kJ mol−1
Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)