Explicaê

01

Texto base: Textos para à questão. Texto 1 – poema verbal Soneto 14 tortuosas linhas, 13

labirintos sem fim e sem começo,

12 portas lacradas, 11 vezes

forçadas, talvez 10, até me esqueço.         9 questões de lógica celeste

ou 8 jogos de adivinhação,

7 ou 6 tentativas, todas vãs,

de escutar o que ainda não disseste. 5 metáforas jogadas fora

quando quero dizer-te que te adoro.

4 rimas rebeldes, 3 tropeços, 2 tombos e no entanto, finalmente,

nada que não pudesse resolver-se

em 1 simples bilhete adolescente. LEMOS, Tite de. Outros sonetos do caderno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. p. 11. Texto 2 – poema visual Imagem Nota:

Apartheid (palavra em africâner; significado: “separação”) foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 na África do Sul, no qual os direitos da maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.


Enunciado:

Os dois poemas fazem referência à forma (versos e estrofes) em que foram escritos. Leia as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O texto 1 considera a poesia e, sobretudo, o soneto como a melhor maneira de exprimir os sentimentos amorosos.

( ) No texto 1, as palavras “rebeldes”, “tropeços” e “tombos” referem-se às dificuldades para se compor um soneto perfeito.

( ) O texto 2 representa a inutilidade da poesia diante de questões sociais e políticas tão graves como as do sistema do apartheid.

Assinale a alternativa que apresenta as letras na sequência correta:

Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.
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