Texto base: Textos para à questão. Texto 1 – poema verbal Soneto 14 tortuosas linhas, 13
labirintos sem fim e sem começo,
12 portas lacradas, 11 vezes
forçadas, talvez 10, até me esqueço. 9 questões de lógica celeste
ou 8 jogos de adivinhação,
7 ou 6 tentativas, todas vãs,
de escutar o que ainda não disseste. 5 metáforas jogadas fora
quando quero dizer-te que te adoro.
4 rimas rebeldes, 3 tropeços, 2 tombos e no entanto, finalmente,
nada que não pudesse resolver-se
em 1 simples bilhete adolescente. LEMOS, Tite de. Outros sonetos do caderno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. p. 11. Texto 2 – poema visual Nota:
Apartheid (palavra em africâner; significado: “separação”) foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 na África do Sul, no qual os direitos da maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.
Enunciado:
Os dois poemas fazem referência à forma (versos e estrofes) em que foram escritos. Leia as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O texto 1 considera a poesia e, sobretudo, o soneto como a melhor maneira de exprimir os sentimentos amorosos.
( ) No texto 1, as palavras “rebeldes”, “tropeços” e “tombos” referem-se às dificuldades para se compor um soneto perfeito.
( ) O texto 2 representa a inutilidade da poesia diante de questões sociais e políticas tão graves como as do sistema do apartheid.
Assinale a alternativa que apresenta as letras na sequência correta: