Texto base: A imagem a seguir mostra dois times de crianças que resolveram jogar vôlei. SMOLE, Kátia S. (Org). Brincadeiras infantis nas aulas de matemática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Enunciado:
Para completar as equipes, mais 2 crianças entraram em cada time. No total, participaram do jogo de vôlei:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
(ENEM 2011 1ª APLICAÇÃO)
Nós adoraríamos dizer que somos perfeitos. Que somos infalíveis. Que não cometemos nem mesmo o menor deslize. E só não falamos isso por um pequeno detalhe: seria uma mentira. Aliás, em vez de usar a palavra "mentira", como acabamos de fazer, poderíamos optar por um eufemismo. "Meia-verdade", por exemplo, seria um termo muito menos agressivo. Mas nós não usamos esta palavra simplesmente porque não acreditamos que existia uma "Meia-verdade". Para o Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, existem a verdade a mentira. Existem a honestidade e a desonestidade. Absolutamente nada no meio. O Conar nasceu há 29 anos (viu só? não arredondamos para 30) com a missão de zelar pela ética na publicidade. Não fazemos isso porque somos bonzinhos (gostaríamos de dizer isso, mas, mais uma vez, seria mentira). Fazemos isso porque é a única forma da propaganda ter o máximo de credibilidade. E, cá entre nós, para que serviria a propaganda se o consumidor não acreditasse nela?
Qualquer pessoa que se sinta enganada por uma peça publicitária pode fazer uma reclamação ao Conar. Ele analisa cuidadosamente todas as denúncias e, quando é o caso, aplica a punição.
Anúncio veiculado na Revista Veja. São Paulo: Abril. Ed. 2120, ano 42, nº27, 8 jul. 2009
Considerando a autoria e a seleção lexical desse texto, bem como os argumentos nele mobilizados, constata-se que o objetivo do autor do texto é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe o infográfico a seguir:
(GALILEU, maio de 2010, n⁰ 226, p. 20)
Releia alguns períodos extraídos do infográfico.
- Depois de fermentada, secada, tostada e moída, é obtida uma pasta, que é misturada a água, pimenta e farinha de milho.
- É tanta polivalência que até uma versão inalável surgiu no ano passado.
a) Identifique as funções morfológicas do pronome relativo QUE nos fragmentos acima.
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
(EPCAR-MG) No plano cartesiano abaixo estão representados o gráfico da função real f definida por f(x) = -x2 - x + 2 e o polígono ABCDE.
Considere que:
- o ponto C é vértice da função f.
- os pontos B e D possuem ordenadas iguais.
- as abscissas dos pontos A e E são raízes da função f.
Pode-se afirmar que a área do polígono ABCDE, em unidades de área, é
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
(UEFS)
Se infinitos quadrados, cujas áreas formam uma progressão geométrica decrescente de razão q pudessem ser empilhados, como na figura, e o quadrado da base tivesse uma área de 1m2, a altura da pilha, em m seria:
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Um agricultor vive da plantação de morangos que são vendidos para uma cooperativa. A cooperativa faz um contrato de compra e venda no qual o produtor informa a área plantada.
Para permitir o crescimento adequado das plantas, as mudas de morango são plantadas no centro de uma área retangular, de 10 cm por 20 cm, como mostra a figura.
Atualmente, sua plantação de morangos ocupa uma área de 10.000 m2 mas a cooperativa quer que ele aumente sua produção. Para isso, o agricultor deverá aumentar a área plantada em 20% mantendo o mesmo padrão de plantio.
O aumento (em unidade) no número de mudas de morango em sua plantação deve ser de: