As notas musicais, assim como a grande maioria dos sons encontrados na natureza, são complexas e formadas pela superposição de várias ondas senoidais. A figura apresenta três componentes harmônicas e a composição resultante, construídas na mesma escala, para um instrumento sonoro. Essa composição carrega uma “assinatura sônica” ou timbre do corpo que a produz.
Essas componentes harmônicas apresentam iguais
Questões relacionadas
- Física | 4.2 Reflexão da Luz
(UNIT)
A figura mostra um espelho côncavo gaussiano com um objeto colocado entre o centro de curvatura e o foco. Após análise dessa ilustração, a característica da imagem conjugada desse objeto é - Química | 2.3 Termoquímica
(UFTM) A reação de decomposição do peróxido de hidrogênio, bem como vários processos industriais, podem ser catalisados pela presença de metais. O gráfico representa o perfil da energia envolvida e o caminho da reação para um processo A + B-->C+ D, sem e com catalisador.
A curva ___________ é a da reação com catalisador. Na ausência de catalisador, a energia de ativação da reação inversa (C + D--->A + B) ___________ é que a da reação direta. A reação direta (A + B ---> C + D) é __________________.
As lacunas são correta e respectivamente preenchidas por:
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(FUVEST 2012 1ª FASE) Volumes iguais de uma solução de I2 (em solvente orgânico apropriado) foram colocados em cinco diferentes frascos. Em seguida, a cada um dos frascos foi adicionada uma massa diferente de estanho (Sn), variando entre 0,2 e 1,0 g. Em cada frasco, formou-se uma certa quantidade de SnI4, que foi, então, purificado e pesado. No gráfico abaixo, são apresentados os resultados desse experimento.
Com base nesses resultados experimentais, é possível afirmar que o valor da relação é, aproximadamente,
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el cómic abajo con atención.
Disponible en <https://www.facebook.com/gaturronik/posts/d41d8cd9/10155506785421304/>. Acceso el 15 de junio de 2019.
En el cómic Gaturro expresa con más fuerza el sentimiento de
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO I
A planta de Belo Horizonte
Foi muito grande o contraste entre a nova capital e as antigas vilas coloniais mineiras, nascidas das necessidades das populações do século XVIII, que se desenvolveram sem nenhum planejamento. A futura capital seria inovadora, moderna e progressista. Assim, o projeto urbanístico que o engenheiro paraense Aarão Reis elaborou para Belo Horizonte causou curiosidade e entusiasmo.
É digno de atenção observar os nomes que foram dados às ruas de Belo Horizonte: estados brasileiros, tribos indígenas, rios etc. Mencioná-los era uma verdadeira aula de estudos sociais. Era, inclusive, uma forma de ensinar a população, ainda carente de ensino formal.
Disponível em: www.descubraminas.com.br. Acesso em: 9 dez. 2017 (adaptado).
TEXTO II
Ruas da cidade
Guaicurus, Caetés, Goitacazes
Tupinambás, Aimorés
Todos no chão
Guajajaras, Tamoios, Tapuias
Todos Timbiras, Tupis
Todos no chão
A parede das ruas não devolveu
Os abismos que se rolou
Horizonte perdido no meio da selva
Cresceu o arraial, arraial
Passa bonde, passa boiada
Passa trator, avião
Ruas e reis
Guajajaras, Tamoios, Tapuias
Tupinambás, Aimorés
Todos no chão
A cidade plantou no coração
Tantos nomes de quem morreu
Horizonte perdido no meio da selva
Cresceu o arraial, arraial
A parede das ruas não devolveu
Os abismos que se rolou
Horizonte perdido no meio da selva
BORGES, L.; BORGES, M. In: NASCIMENTO, M. Clube da esquina 2. Rio de Janeiro: EMI, 1978 (fragmento).
Os textos abordam a preservação da memória e da identidade nacional, presente na nomeação das ruas belorizontinas. Quais versos do Texto II contestam o projeto arquitetônico descrito no Texto I?