(UNICAMP) A depilação a laser é um procedimento de eliminação dos pelos que tem se tornado bastante popular na indústria de beleza e no mundo dos esportes. O número de sessões do procedimento depende, entre outros fatores, da coloração da pele, da área a ser tratada e da quantidade de pelos nessa área.
Na depilação, o laser age no interior da pele, produzindo uma lesão térmica que queima a raiz do pelo. Considere uma raiz de pelo de massa m = 2.10-10 kg inicialmente a uma temperatura Ti = 36 oC que é aquecida pelo laser a uma temperatura final Tf = 46 oC.
Se o calor específico da raiz é igual a c = 3000 J/kgoC o calor absorvido pela raiz do pelo durante o aquecimento é igual a
Se necessário, use aceleração da gravidade g = 10 m/s2, aproxime π = 3 e 1 atm = 105 Pa.
Questões relacionadas
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UESC) No final da década de 1960, Motoo Kimura demonstrou matematicamente que era possível haver evolução por deriva genética na ausência de seleção natural, mesmo em grandes populações e por longas escalas de tempo. A seleção é uma força determinista que leva ao aumento da frequência de alelos favoráveis e à extinção de alelos deletérios. Mas quando os alelos são neutros, não há forças deterministas atuando e os alelos estão livres para flutuar em frequência ao longo do tempo. Essa teoria neutralista da evolução, em vez de ser percebida como um avanço espetacular, foi tomada como uma ameaça ao status quo e uma afronta ao darwinismo tradicional. [...] Dialeticamente, pode-se dizer que do conflito entre o neutralismo e o selecionismo emergiu uma nova teoria sintética da evolução, mais abrangente, mais robusta e com maior poder de explicação.
PENA, Sérgio Danilo. À flor da pele: reflexões de um geneticista. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2007.
Com base nas informações presentes no texto e nas novas abordagens utilizadas para uma melhor compreensão dos mecanismos que envolvem a evolução biológica, é correto afirmar:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Mother Teresa
- • Occupation: Catholic Nun
- • Born: August 26, 1910 in Uskub, Ottoman Empire
- • Died: September 5, 1997 in Calcutta, India
• Best known for: Fighting for the rights of the sick and helpless Biography: Mother Teresa was a humanitarian. This means she did things to help out other people. Her entire life was fully devoted to helping the poor, the sick, the needy, and the helpless. Available at: <www.ducksters.com/biography/mother_teresa.php> Accessed on: April 6, 2015.
Enunciado:
Answer the question using a relative pronoun.
What is a humanitarian?
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
Deu vontade de jogar, mas não sabe como reunir os amigos...
Muitas vezes é difícil encontrar grupos para bater uma bola. Em função disso, estão sendo disponibilizados aplicativos que reúnem times e reservam espaços para os adeptos da paixão nacional. Num exemplo dessas iniciativas, é possível organizar uma partida de futebol, se inscrever para participar de um jogo, alugar campos e quadras, convidar jogadores. O aplicativo tem dois tipos de usuários: um que o usa como ferramenta de gestão do grupo, convidando amigos para jogar, vendo quem confirmou e avaliando os jogos. Outro usuário é o que busca partidas perto de onde ele está, caso de pessoas que estão de passagem numa cidade.
BENEDICTO, M.; MARLI, M. Bola na rede. Retratos:a revista do IBGE, n. 2, 2017 (adaptado).
A inter-relação entre tecnologia e sociedade tem estimulado a criação de aplicativos. Nesse texto, isso é percebido pelo desenvolvimento de aplicativos para
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
Talvez você se pergunte: se seres humanos e dinossauros nunca se encontraram, como a gente sabe o que sabe sobre esses bichos?
É que os dinos deixaram pistas. São os chamados fósseis ou, em bom português, restos ou vestígios deixados por animais, plantas e outros organismos que viveram em um passado bem distante. [...] Podem ser ossos, dentes, pegadas, ovos e, acredite se quiser, até cocô! – entre os cientistas, cocô ganha um nome mais chique: coprólito. Os restos dos dinos dão pistas de como eles foram no passado, o que comiam e como viviam.
MASSARANI, Luisa. Dinossauros do Brasil. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 16-17.
As etapas do trabalho que ocorrem após os vestígios serem encontrados estão descritas a seguir de forma embaralhada. Numere as etapas de 1 a 4 na sequência em que elas acontecem.
( ) Os estudiosos acrescentam o que descobriram sobre o vestígio a informações já conhecidas.
( ) Os vestígios são transportados para laboratórios a fim de serem analisados.
( ) Os vestígios devem ser removidos do local de escavação com muito cuidado.
( ) Os estudiosos investigam a idade do vestígio encontrado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta do trabalho desenvolvido após o encontro dos vestígios.
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
(ENEM 2012 2ª APLICAÇÃO) O abandono escolar no ensino médio é um dos principais problemas da educação no Brasil. Reduzir as taxas de abandono tem sido uma tarefa que exige persistência e ações continuadas dos organismos responsáveis pela educação no país.
O gráfico apresentado a seguir mostra as taxas percentuais de abandono no ensino médio, para todo o país, no período de 2007 a 2010, em que se percebe uma queda a partir de 2008. Com o objetivo de reduzir de forma mais acentuada a evasão escolar são investidos mais recursos e intensificadas as ações, para se chegar a uma taxa em torno de 5,2% ao final do ano de 2013.
Qual a taxa de redução anual que deve ser obtida para que se chegue ao patamar desejado para o final de 2013? Considere (0,8)3 = 0,51.