(UNICAMP) A depilação a laser é um procedimento de eliminação dos pelos que tem se tornado bastante popular na indústria de beleza e no mundo dos esportes. O número de sessões do procedimento depende, entre outros fatores, da coloração da pele, da área a ser tratada e da quantidade de pelos nessa área.
Na depilação, o laser age no interior da pele, produzindo uma lesão térmica que queima a raiz do pelo. Considere uma raiz de pelo de massa m = 2.10-10 kg inicialmente a uma temperatura Ti = 36 oC que é aquecida pelo laser a uma temperatura final Tf = 46 oC.
Se o calor específico da raiz é igual a c = 3000 J/kgoC o calor absorvido pela raiz do pelo durante o aquecimento é igual a
Se necessário, use aceleração da gravidade g = 10 m/s2, aproxime π = 3 e 1 atm = 105 Pa.
Questões relacionadas
- Química | 1.1 Introdução à Química
O gás liquefeito de petróleo (GLP) é uma mistura de gases de hidrocarbonetos utilizado como combustível em aplicações de aquecimento e veículos. Os componentes do GLP, embora à temperatura e pressão ambiente sejam gases, são fáceis de condensar (liquefazer). Esta propriedade facilita o transporte dos mesmos através dos gasodutos. Um gasoduto que transporta GLP a 1 atm encontra-se submetido a uma temperatura de -10ºC.
Gás
Ponto de ebulição (°C) a 1 atm
Etano
-93
Propano
-45
Butano
0,6
A análise das informações permite afirmar que o GLP transportado nas condições especificadas do gasoduto tem
- História | 6.14 Guerra Fria
(UNICAMP) Na América Latina, África, Ásia e Europa, a violência deixou uma marca de sofrimento e luto no contexto de regimes ditatoriais, guerras civis ou invasões ao longo do século XX. Passados os conflitos, as próprias sociedades têm buscado estabelecer a verdade sobre os crimes ocorridos. Neste contexto, mais de 30 países do mundo criaram Comissões da Verdade, que são organismos de investigação não judiciais.
(Adaptado de Museo de la Memória y los Derechos Humanos, em http://www.museodelamemoria.cl/el-museo/sobre-elmuseo/comisiones-de-verdad/. Acessado em 20/08/2012.)
As Comissões da Verdade:
- Língua Espanhola | 2.08 Conjunções
(UFAL) El lenguaje en la narrativa hispanoamericana de los 60
En la nueva narrativa hispanoamericana que surgió a partir de los años 60, también conocida como narrativa o novela del “boom”, la herramienta del escritor, El lenguaje, presenta cierto tipo de novedades, a veces de carácter revolucionario, en cuanto a su concepción. No se trata de una queja romántica contra el lenguaje, sino el fruto de una desconfianza permanente ante un instrumento imperfecto, engañoso, desgastado por el uso común. ¿Qué puede hacer el escritor que no se resigna a seguir transmitiendo una visión rutinaria y convencional de la realidad? Luchar con el lenguaje. Empezar a descubrir que la palabra corresponde por definición al pasado, que ES algo ya hecho que tenemos que utilizar para contar cosas que todavía no están hechas. En este sentido, las palabras son etiquetas imperfectas que no reflejan adecuadamente la realidad. Por eso, en Rayuela, de Julio Cortázar, los bohemios del Club juegan con las palabras, llaman “cementerio” al diccionario e intentan desenterrarlas.
En esa misma obra, el autor emplea el recurso del denominado lenguaje glígico o inventado. Esto es, la especial comunión que debe producirse entre autor y lector a través del texto, derivada de la situación de lectura, produce o debe producir, necesariamente, una especie de telepatía entre ambos, de manera que propicie la correcta interpretación textual. Con todo, este tipo de recurso textual no es propio exclusivamente de esta narrativa hispanoamericana. En Europa, por ejemplo, en la novela de A. Burgess La naranja mecánica, los personajes tambiénncrean un nuevo tipo de lenguaje cuyas claves debemos descubrir como lectores. En este caso, se utilizan palabras procedentes del ruso de una forma un tanto particular, lo que se denomina nadsat.
No obstante, no todas las novelas que pueden incluirse dentro de este tipo de narrativa hacen uso de este artificio formal. Así, no lo usan ni Sábato, ni Carpentier, ni Vargas Llosa ni García Márquez.
José Alberto Miranda Poza, De Cervantes a García Márquez
En el segundo párrafo del texto, aparece el siguiente fragmento: “Con todo, este tipo de recurso textual no es propio exclusivamente de esta narrativa hispanoamericana”. Con el mismo sentido que presenta en ese contexto, podemos sustituir La expresión destacada por:
1) pese a ello2) a pesar de todo3) no obstante4) sin embargo5) peroSon correctas: - Língua Portuguesa - Fundamental | 7.4 Advérbio
Texto base: Leia um trecho de uma crônica de Luis Fernando Veríssimo cujo título é Tintim, para responder à questão.
Enunciado:
A palavra tintim geralmente é usada em substituição ao advérbio
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UEL-PR) A peroba-rosa (Aspidosperma polyneuron), símbolo presente no logotipo da Universidade Estadual de Londrina, foi intensamente explorada pela construção civil no início do povoamento de Londrina, em razão da rigidez e da qualidade de sua madeira. Com relação à constituição do tronco de uma árvore, considere as afirmativasa seguir:
I. Os três tecidos mais periféricos são: câmbio, floema e casca.
II. O tecido encontrado no centro do tronco é formado por vasos lenhosos mais antigos.
III. O tecido adjacente ao câmbio vascular apresenta vasos lenhosos ainda em atividade.
IV. O alburno, diferentemente do cerne, é duro e resistente ao ataque de decompositores.
Estão corretas apenas as afirmativas: