O valor de uma máquina agrícola, adquirida por R$ 5.000,00, sofre, nos primeiros anos, desvalorização linear de R$ 240,00 por ano, até atingir 28% do valor de aquisição, estabilizando-se em torno desse valor mínimo.
Qual o valor mínimo da máquina?
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
How's your mood?
For an interesting attempt to measure cause and effect try Mappiness, a project run by the London School of Economics, which offers a phone app that prompts you to record your mood and situation.
The Mappiness website says: "We're particularly interested in how people's happiness is affected by their local environment - air pollution, noise, green spaces, and so on - which the data from Mappiness will be absolutely great for investigating."
Will it work? With enough people, it might. But there are other problems. We've been using happiness and well-being interchangeably. Is that ok? The difference comes out in a sentiment like: "We were happier during the war." But was our well-being also greater then?
Disponível em: http://www.bbc.co.uk. Acessoem: 27 jun. 2011 (adaptado).
O projeto Mappiness, idealizado pela London School of Economics, ocupa-se do tema relacionado:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto abaixo. Depois, responda as questões a seguir.
[...]
Os revolucionários “querem que o voto do povo seja secreto, que a vontade soberana do povo seja uma verdade respeitada nas urnas, eles querem que sejam confiscadas as grandes fortunas feitas por membros do governo à custa dos dinheiros do Brasil, eles querem que os governos tratem menos da politicagem e cuidem mais do auxílio ao povo laborioso [trabalhador]”.
[...]
Adaptado de: Declaração de Luís Carlos Prestes, em novembro de 1924. In: CARONE, Edgard. A Primeira República (1889-
1930): texto e contexto. Rio de Janeiro: Difel, 1976.
A declaração acima faz parte de qual movimento político da Primeira República?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Em muitas sociedades indígenas brasileiras, trabalhar é aprender a fazer junto, é momento de trocar experiências.
Leia o texto “O nosso jeito de ensinar é assim” e responda às questões.
O nosso jeito de ensinar é assim
O nosso jeito de ensinar é assim
É o pessoal todo da aldeia
Que vai ensinando para as crianças.
O vovô faz para o neto flecha pequena
Faz arco pequeno.
O vovô faz para a neta pilão pequeno.
A vovó faz para a neta panela pequena.
Nosso jeito de ensinar é assim:
Gente grande trabalha.
Gente pequena espia e aprende.
É assim que a gente ensina:
Ensina o menino a matar peixinho.
Ensina a menina socar pilão.
Ensina o menino a flechar passarinho.
Ensina a menina a fiar algodão.
PAULA, Eunice Dias de; PAULA, Luiz Gouvea de; AMARANTE, Elizabeth Amarante. História dos povos indígenas: 500 anos de luta no: Petrópolis: Vozes, 2001. p. 25.
a) Segundo o texto, o que gente grande faz?
b) O que a criança faz?
c) Escreva uma diferença entre o jeito de ensinar na sociedade indígena e na sociedade em que você vive.
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
(UNESP) A figura mostra uma antiga área de cultivo em processo de recuperação ambiental.
Já os gráficos representam alterações que ocorrem nessa área durante o processo de recuperação.
Durante o processo de sucessão secundária da área, em direção ao estabelecimento de uma comunidade clímax florestal, os gráficos que representam o número de espécies de gramíneas, a biomassa, o número de espécies de arbustos e a diversidade de espécies são, respectivamente,
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
O senso comum é que só os seres humanos são capazes de rir. Isso não é verdade?
Não. O riso básico – o da brincadeira, da diversão, da expressão física do riso, do movimento da face e da vocalização – nós compartilhamos com diversos animais. Em ratos, já foram observadas vocalizações ultrassônicas – que nós não somos capazes de perceber – e que eles emitem quando estão brincando de “rolar no chão”. Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro, o rato deixa de fazer essa vocalização e a brincadeira vira briga séria. Sem o riso, o outro pensa que está sendo atacado. O que nos diferencia dos animais é que não temos apenas esse mecanismo básico. Temos um outro mais evoluído. Os animais têm o senso de brincadeira, como nós, mas não têm senso de humor. O córtex, a parte superficial do cérebro deles, não é tão evoluído como o nosso. Temos mecanismos corticais que nos permitem, por exemplo, interpretar uma piada.
Disponível em: http://globonews.globo.com. Acesso em: 31 mai. 2012 (adaptado).
A coesão textual é responsável por estabelecer relações entre as partes do texto. Analisando o trecho “Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro”, verifica-se que ele estabelece com a oração seguinte uma relação de: