Em uma certa cidade, os moradores de um bairro carente de espaços de lazer reivindicam á prefeitura municipal a construção de uma praça; A prefeitura concorda com a solicitação e afirma que irá construí-la em formato retangular devido às características técnicas do terreno. Restrições de natureza orçamentária impõem que sejam gastos, no máximo, 180 m de tela para cercar a praça; A prefeitura apresenta aos moradores desse bairro as medidas dos terrenos disponíveis para a construção da praça:
Terreno 1:55 m por 45 m
Terreno 2:55 m por 55 m
Terreno 3:60 m por 30 m
Terreno 4:70 m por 20 m
Terreno 5:95 m por 85 m
Para optar pelo terreno de maio área, que atenda às restrições impostas pela prefeitura, os moradores deverão escolher o terreno
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto a seguir.
Tem um bicho na parede
Nas paredes e tetos de cavernas pré-históricas, em várias partes do mundo, mamutes, veados, bisões e outros animais selvagens fogem de seus caçadores. Com as pinturas rupestres, como são chamadas, o homem pré-histórico representava o cotidiano.
Ele desenhava figuras humanas, as emocionantes caçadas, os tipos de plantas que rodeavam a "casa", os rituais, e muitas outras cenas do dia-a-dia. Como a agricultura ainda não tinha sido desenvolvida, eles deixaram nas paredes as pegadas da principal atividade que garantia a sobrevivência: a caça.
De 25000 a 8000 a.C. (antes de Cristo), no período conhecido como Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada (mais primitiva, anterior ao uso de instrumentos), os antepassados do homem atual utilizavam carvão para contornar os desenhos. Coloriam o interior com o pó de blocos de terra esfarelada utilizando pincéis grosseiros de peles e folhas, que tingiam os desenhos em tons avermelhados.
Já no Período Neolítico (por volta de 5.000 a 3.000 a.C.), os artistas das cavernas tiravam leite de pedra! Isto é, tinta! Raspavam pedras coloridas e misturavam o pó desses minérios com resina de árvores e cera de abelha. A mistura virava uma espécie de tinta, que fixou as cores nas pedras por milênios.
O vermelho e o amarelo, por exemplo, eram obtidos do minério de ferro. Os artistas pintavam com os dedos, com pincéis feitos de pêlo de animais e espátulas de madeira, e utilizavam os relevos das paredes como parte da cena. Assim, uma elevação da pedra poderia ser o enorme dorso de um mamute furioso, e dois buraquinhos podiam ser os olhos de um cavalo apavorado.
Eram espertos, esses artistas antigos. Não tinham muitos recursos, mas fizeram seus trabalhos tão bem feitos que até hoje os bichos parecem estar correndo em cavernas na Europa, na África, nas Américas, preservados contra a ação do tempo.
Muito mais tarde, o homem iria pintar sobre papel, tela, cerâmica, madeira, seda, e até ovos. Mas essas primeiras pinturas são especiais. São a memória dos primeiros homens que e tornaram artistas, mesmo sem saber que aquilo já era arte...
Disponível:http://www.canalkids.com.br/arte/pintura/bicho.htm. Acesso em: 20 nov. 2011.
As pinturas rupestres podem ser definidas como
- Química | 2.4 Cinética Química
(PUCRJ) A reação química entre dois reagentes ocorre de tal forma que, ao se triplicar a concentração do reagente A mantendo-se fixa a concentração do reagente B observa-se o aumento de nove vezes na velocidade inicial de reação. Por outro lado, a variação da concentração do reagente B não acarreta mudança da velocidade inicial da reação.
Assim, é correto afirmar que a equação geral da lei de velocidade da reação, onde v é a velocidade inicial e k é a constante de velocidade, é:
- Literatura | 2. Produção Medieval
(IFSP) Leia as estrofes abaixo, que se referem a uma peça teatral de Gil Vicente.
[...]
Renego deste lavrar
E do primeiro que o usou;
Ó diabo que o eu dou,
Que tão mau é d’aturar.
Oh Jesus! Que enfadamento,
E que raiva e que tormento,
Que cegueira, e que canseira!
Eu hei de buscar maneira
D’algum outro aviamento.
Coitada, assi hei de estar
Encerrada nesta casa
Como panela sem asa,
Que sempre está num lugar?
E assi hão de ser logrados
Dous dias amargurados,
Que eu possa durar viva?
E assim hei de estar cativa
Em poder de desfiados?
[...]
Assinale a alternativa correta acerca da obra a que estas estrofes pertencem.
- História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Texto base: Leia o trecho a seguir. “ Iluminismo – As reflexões e atitudes filosóficas, científicas e racionais, a libertação da superstição [...] da maior parte da Europa. [...] Na França, o iluminismo foi associado aos filósofos, aos homens das letras, cientistas e pensadores que estavam unidos em sua crença da supremacia da razão e seu desejo de ver uma mudança prática para combater a desigualdade e a injustiça. [...]” WRIGHT, Edmundo. LAW, Jonathan. Dicionário de História do Mundo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013, p. 380-381.
Enunciado:
Podemos dizer que nessa grande movimentação intelectual e cultural,
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
(FUVEST 2020 1º FASE) No Brasil, várias cidades registram ocupação irregular de encostas em áreas sujeitas a deslizamentos de terra (também chamados de escorregamentos). O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) trabalha no levantamento, mapeamento, recuperação e estabilização dessas áreas de risco. Um exemplo deste trabalho foram aqueles executados desde a década de 1970 referentes aos deslizamentos dos morros de Santos e São Vicente‐SP, cuja região é acometida há tempos por esses problemas, inclusive com a ocorrência de vítimas fatais. Para investigar os deslizamentos de terra nas áreas serranas tropicais brasileiras, o Instituto realizou levantamentos topográficos, geológicos e geomorfológicos, estudando também a distribuição dos tipos de vegetação existentes e as categorias de ocupação urbana dos morros.
Representação de deslizamento de terra (escorregamento) na região de Santos e São Vicente
Disponível em https://www.ipt.br/. Adaptado. 2019.
Baseando‐se nas informações do texto e na figura, é correto afirmar que