(IFPE) Observe o poema abaixo.
O capim nasce da terra / Tão viçoso tão verdinho /
Tem no solo minerais / Que alimentam ele todinho
Depois vira um alimento / Vem os bichos no momento
Comem o capim no caminho
Um alegre veadinho / Vem ali para pastar
Aparece é um leão / Com uma fome de matar
O leão vem e detona / É assim que funciona
A cadeia alimentar
SALES, Allan.
No texto acima, o capim, o veado e o leão, respectivamente, são exemplos de
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Felipe Guaman Poma de Ayala organizou uma obra ilustrada contando a vida do seu povo, os incas. A seguir, observe a reprodução de uma de suas imagens. Nela, ele reproduz um chasqui que sopra uma trompa de concha para anunciar a sua chegada.
Assinale abaixo a alternativa que melhor explica por que o chasqui sopra uma concha.
- Biologia | 07. Taxonomia
(UEMA) A maioria dos protozoários são unicelulares, podendo ou não apresentar coloração, mas existem também os coloniais e os multicelulares. Algumas espécies são capazes de viver em simbiose; outras são parasitos. Sua reprodução pode ser tanto assexuada quanto sexuada; são encontradas em água doce e água salgada; são autótrofas e heterótrofas e, ainda, há aquelas que obtêm alimentos das duas formas.
Fonte: SANTOS, F. S. dos; AGUILAR. J. B. V.; OLIVEIRA, M. M. A. de. Ser protagonista, Biologia Ensino Médio, 2º ano. São Paulo: Edições SM, 2010. (adaptado).
O texto acima mostra a diversidade de características dos organismos que compõem o reino protista. Diferentemente dos demais reinos em que os organismos são originados de uma mesma espécie ancestral, os protistas englobam seres de distintas linhas evolutivas. Por isso, são considerados:
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
Riscar o chão para sair pulando é uma brincadeira que vem dos tempos do Império Romano. A amarelinha original tinha mais de cem metros e era usada como treinamento militar imitações reduzidas do campo utilizado pelos soldados e acrescentaram numeração nos quadrados que deveriam ser pulados. Hoje as amarelinhas variam nos formatos geométricos e na quantidade de casas. As palavras "céu" e "inferno" podem ser escritas no começo e no final do desenho, que é marcado no chão com giz, tinta ou graveto.
Disponível em: www.biblioteca.ajes.edu.br. Acesso em: 20 maio 2015 (adaptado)
Com base em fatos históricos, o texto retrata o processo de adaptação pelo qual passou um tipo de brincadeira. Nesse sentido, conclui-se que as brincadeiras comportam o(a):
- História | 5.7 Iluminismo
(UNICAMP) Texto para a próxima questão:
“O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais não deixa de ser mais escravo do que eles. (...) A ordem social, porém, é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. (...) Haverá sempre uma grande diferença entre subjugar uma multidão e reger uma sociedade. Sejam homens isolados, quantos possam ser submetidos sucessivamente a um só, e não verei nisso senão um senhor e escravos, de modo algum considerando-os um povo e seu chefe. Trata-se, caso se queira, de uma agregação, mas não de uma associação; nela não existe bem público, nem corpo político.”
(Jean-Jacques Rousseau, Do Contrato Social. [1762]. São Paulo: Ed. Abril, 1973, p. 28,36.)
No trecho apresentado, o autor:
- História | 6.09 Primeira Guerra Mundial
(ESPM) 24 de abril de 2015. Apesar do prenúncio de chuva que ameaçava cair em Everan, capital da Armênia, país da Europa Oriental, centenas de milhares de pessoas compareceram à cerimônia realizada no Memorial às Vítimas do Genocídio Armênio para reverenciar a lembrança de cerca de 1 milhão e quinhentos mil mortos em um dos episódios mais tenebrosos da história contemporânea.
(Revista Leituras da História)
O genocídio armênio, tratado no texto como um dos episódios mais tenebrosos da história contemporânea, ocorreu durante: