(MACKENZIE) Um cubo regular homogêneo de aresta 20,0 cm está inicialmente a 20 oC. O coeficiente de dilatação linear médio do material com que foi fabricado é 2,0 .10-5 oC-1.
Aquecendo-se uniformemente o cubo com uma fonte de calor constante durante 50 s, a temperatura se eleva para 120 oC. A dilatação ocorrida em uma das superfícies do cubo é
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
O princípio do fetichismo da mercadoria, a dominação da sociedade por “coisas suprassensíveis embora sensíveis”, se realiza completamente no espetáculo, no qual o mundo sensível é substituído por uma seleção de imagens que existe acima dele, e que ao mesmo tempo se faz reconhecer como o sensível por excelência. [...] o uso sob sua forma mais pobre (comer, morar) já não existe a não ser aprisionado na riqueza ilusória da sobrevivência ampliada, que é a base real da aceitação da ilusão geral no consumo das mercadorias modernas. O consumidor real torna-se consumidor de ilusões. A mercadoria é essa ilusão efetivamente real, e o espetáculo é a sua manifestação geral.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
Guy Debord, o criador do conceito de “sociedade do espetáculo”, definiu o espetáculo como o(a)
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Na figura a seguir, as retas a e b são paralelas.
Qual é o valor de x?
- Física
Uma pequenina esfera vazada, no ar, com carga elétrica igual a 1.10-6 C e massa 10g é perpassada por um aro semicircular isolante, de extremidades A e B situado num plano vertical.Uma partícula carregada eletricamente com carga igual a 4.10-6 C é fixada por meio de um suporte isolante, no centro C do aro, que tem raio R igual a 60 cm conforme ilustra a figura abaixo:
Despreze quaisquer forças dissipativas e considere a aceleração da gravidade constante.Ao abandonar a esfera, a partir do repouso, na extremidade A pode-se afirmar que a intensidade da reação normal, em newtons, exercida pelo aro sobre ela no ponto mais baixo (ponto D) de sua trajetória é igual a:
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(UTFPR) O chumbo é um metal tóxico, pesado, macio, maleável e mau condutor de eletricidade. É usado na construção civil, em baterias de ácido, em munição, em proteção contra raios-X e forma parte de ligas metálicas para a produção de soldas, fusíveis, revestimentos de cabos elétricos, materiais antifricção, metais de tipografia, etc.
No chumbo presente na natureza são encontrados átomos que têm em seu núcleo 82 prótons e 122 nêutrons (Pb-204), átomos com 82 prótons e 124 nêutrons (Pb-206), átomos com 82 prótons e 125 nêutrons (Pb-207) e átomos com 82 prótons e 126 nêutrons (Pb-208). Quanto às características, os átomos de chumbo descritos são:
- Matemática | 13.6. Circunferência
O losango representado na Figura 1 foi formado pela união dos centros das quatro circunferências tangentes, de raios de mesma medida.
Dobrando-se o raio de duas das circunferências centradas em vértices opostos do losango e ainda mantendo-se a configuração das tangências, obtém-se uma situação conforme ilustrada pela Figura 2.
O perímetro do losango da Figura 2, quando comparado ao perímetro do losango da Figura 1, teve um aumento de: