(CPS) Com o desenvolvimento das civilizações, os desenhos das plantas evoluíram e, atualmente, contribuem para a divulgação dos conhecimentos científicos relacionados com a flora em geral. A ilustração apresenta o pinheirodo-paraná, Araucariaangustifolia, destacando seu tronco cilíndrico e reto, bem como sua copa voltada para o céu, seus pinhões e pinhas.
Além dos aspectos descritos, pode-se afirmar que essa planta se caracteriza pela:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Texto para a questão. Muito cedo para decidir Rubem Alves Gandhi se casou menino. Foi casado menino. O contrato, foram os grandes que assinaram. Os dois nem sabiam direito o que estava acontecendo, ainda não haviam completado 10 anos de idade, estavam interessados em brincar. Ninguém era culpado: todo mundo estava sendo levado de roldão pelas engrenagens dessa máquina chamada sociedade, que tudo ignora sobre a felicidade e vai moendo as pessoas nos seus dentes. Os dois passaram o resto da vida se arrastando, pesos enormes, cada um fazendo a infelicidade do outro. Antigamente, quando se queria dizer que uma decisão não era grave e podia ser desfeita, dizia-se: “isso não é casamento!”. Naquele tempo, casamento era decisão irremediável, para sempre, até que a morte os separasse, eterna comunhão de bens e comunhão de males. Mas agora os casamentos fazem-se e desfazem-se até mesmo contra a vontade do Papa, e os dois ficam livres para começar tudo de novo... Pois dentro de poucos dias vai acontecer com nossos adolescentes coisa igual ou pior do que aconteceu com o Gandhi e a mulher dele, e ninguém se horroriza, ninguém grita, os pais até ajudam, concordam, empurram, fazem pressão, o filho não quer tomar a decisão, refuga, está com medo. Está chegando para muitos o momento terrível do vestibular, quando vão ser obrigados por uma máquina, do mesmo jeito como o foram Gandhi e Casturbai (era esse o nome da menina), a escrever num espaço em branco o nome da profissão que vão ter. Casar e descasar são coisas que se resolvem rápido. Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer. A dor que os adolescentes enfrentam agora é que, na verdade, eles não têm condições de saber o que é que eles amam. Mas a máquina os obriga a tomar uma decisão para o resto da vida, mesmo sem saber. Se você disser que a decisão não é tão séria assim, que o que está em jogo é só o aprendizado de um ofício para se ganhar a vida e, possivelmente, ficar rico, eu posso até dizer: “Tudo bem! Só que fico com dó de você! Pois não existe coisa mais chata que trabalhar só para ganhar dinheiro”. Um conselho aos pais e aos adolescentes: não levem muito a sério esse ato de colocar a profissão naquele lugar terrível. Aceitem que é muito cedo para uma decisão tão grave. Considerem que é possível que vocês, daqui a um ou dois anos, mudem de ideia. Eu mudei de ideia várias vezes, o que me fez muito bem. Se for necessário, comecem de novo. Não há pressa. Que diferença faz receber o diploma um ano antes ou um ano depois? Texto adaptado do livro “Estórias de quem gosta de ensinar —
O fim dos Vestibulares”, editora Ars Poetica — São Paulo, 1995, pág. 31.
Enunciado:
Para o autor, os jovens não deviam ser obrigados a escolher uma profissão porque
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
A aranha marrom (gênero Loxosceles) é pequena e seu veneno pode provocar anemia e até levar o indivíduo à morte. O tratamento deve ser feito com soro antiloxoscélico – uma solução de anticorpos específicos contra o veneno desta aranha. Na cabeça da aranha há um primeiro par de apêndices, as(os) ______________, por meio das(os) quais a aranha injeta o veneno na presa.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
- Espanhol - Fundamental | 3. Gramática
Mi ordenador va muy lento:
Existen varias sencillas prácticas que nos ayudarán a optimizar el rendimiento de nuestro equipo
Cuando adquiriste tu ordenador quedaste encantado con la compra, pero desde hace tiempo notas que cada vez va más lento y tu desesperación va en aumento. Desde que enciendes el ordenador hasta que puedes empezar a trabajar con él pasa una ´eternidad´, a los programas les cuesta varios minutos arrancar, las aplicaciones se ralentizan, para realizar cualquier operación tu computadora se queda pensando durante mucho tiempo y no consigues trabajar con la fluidez y agilidad que necesitas.
Probablemente esta situación que te describimos no sea nueva para ti. Son muchos los usuarios que con el paso del tiempo han notado como el funcionamiento de su ordenador se ha ido ralentizando. Esta situación no es rara, ya que puede considerarse normal que con el uso y el paso del tiempo nuestra computadora deje de funcionar como el primer día.
La instalación o desinstalación de programas y aplicaciones, el almacenamiento de cada vez una mayor cantidad de datos, problemas de software, la falta de mantenimiento del sistema son algunos de los muchos factores que pueden terminar afectando de forma importante al rendimiento de nuestro equipo, provocando el consiguiente enfado y aumentando exponencialmente nuestra desesperación.
Disponible en: <http://www.lne.es/vida-y-estilo/tecnologia/2015/02/20/cinco-trucos-ordenador-rapido/1716149.html>. Acceso el: 23 jun. 2016. ,(Fragmento)
En “el funcionamiento de su ordenador se ha ido ralentizando”, la palabra subrayada puede ser sustituida por
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Um biólogo mediu a altura de cinco árvores distintas e representou-as em uma mesma malha quadriculada, utilizando escalas diferentes, conforme indicações na figura a seguir.
Qual é a árvore que apresenta a maior altura real?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o poema e as afirmações sobre ele.
Harry Potter
Quando era criança
escondia-me no galinheiro
hipnotizando galinhas.
Alguma força se esvaía de mim,
pois ficávamos tontas, eu e elas.
Ninguém percebia minha ausência,
o esforço de levantar-me pelas próprias orelhas,
tentando o maravilhoso.
Até hoje fico de tocaia
para óvnis, luzes misteriosas,
orar em línguas, ter o dom da cura.
Meu treinamento é ordenar palavras:
Sejam um poema, digo-lhes,
não se comportem como, no galinheiro,
eu com as galinhas tontas.
PRADO, Adélia. A duração do dia.
Rio de Janeiro: Record, 2010, p. 41.
I. Depreende-se dos últimos versos que o eu lírico desse poema é um alter ego, uma projeção da poetisa Adélia Prado.
II. O poema tem como tema principal a recusa das fantasias infantis, consideradas como banalidades próprias de “galinhas tontas”.
III. O poema compara o fazer poético com a tentativa de recriação do mundo maravilhoso infantil.
IV. A poetisa é comparável a Harry Potter, o aprendiz de mágico.
Estão corretas