(FMC) No século XVII, na América do Sul, os jesuítas observaram que os indígenas usavam as cascas de quina (Cinchona spp.) no tratamento de febre. A planta foi cultivada em outros países e utilizada ao redor do mundo no tratamento da malária, até a formulação de análogos sintéticos, como a cloroquina e a pirimetamina.
A Cinchona é uma planta:
Questões relacionadas
- Química | 2.5 Oxirredução
Um dos principais mecanismos de degradação de compostos orgânicos (aqui representado pela forma genérica de hidrato de carbono “CH2O”) em ambientes na ausência de oxigênio é expresso pela equação química não-balanceada abaixo:
Com base nas informações fornecidas, considere as seguintes afirmativas:
1. O agente oxidante da reação é SO42-.
2. O agente redutor da reação é H+.
3. O número de oxidação do elemento enxofre no íon HS- é igual a +2.
4. A reação acima é espontânea, de acordo com a lei de Gibbs.
5. A equação corretamente balanceada é:
Assinale a alternativa correta.
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
What time is it? That simple question probably is asked more often today than ever. In our clock‐studded, cell‐phone society, the answer is never more than a glance away, and so we can blissfully partition our days into ever smaller increments for ever more tightly scheduled tasks, confident that we will always know it is 7:03 P.M.
Modern scientific revelations about time, however, make the question endlessly frustrating. If we seek a precise knowledge of the time, the elusive infinitesimal of “now” dissolves into a scattering flock of nanoseconds. Bound by the speed of light and the velocity of nerve impulses, our perceptions of the present sketch the world as it was an instant ago—for all that our consciousness pretends otherwise, we can never catch up.
Even in principle, perfect synchronicity escapes us. Relativity dictates that, like a strange syrup, time flows slower on moving trains than in the stations and faster in the mountains than in the valleys. The time for our wristwatch or digital screen is not exactly the same as the time for our head.
Our intuitions are deeply paradoxical. Time heals all wounds, but it is also the great destroyer. Time is relative but also relentless. There is time for every purpose under heaven, but there is never enough.
Scientific American, October 24, 2014. Adaptado
(FUVEST 2019 1° FASE) Com base no texto e nos fatos que envolveram a política imigratória dos EUA em junho de 2018, é correto afirmar:
- Química
"Chuva ácida" é um termo que se refere à precipitação, a partir da atmosfera, de chuva com quantidades de ácidos nítrico e sulfúrico maiores que o normal. Os precursores da chuva ácida vêm tanto de fontes naturais, tais como vulcões e vegetação em decomposição, quanto de processos industriais, principalmente emissões de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio resultantes da queima de combustíveis fósseis. O pH da água da chuva considerado normal é de 5,5 (devido à presença de ácido carbônico proveniente da solubilização de dióxido de carbono). Um químico monitorando uma região altamente industrializada observou que o pH da água da chuva era igual a 4,5.
Considerando que a acidez está relacionada com a concentração de H3O+, é CORRETO afirmar que a água com pH 4,5 era:
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
Como a vida escolar não é senão o germe da vida social – os principais processos pelos quais uma funciona devem ser encontrados na outra. Pode-se, pois, esperar que a Sociologia, ciência das instituições sociais, nos auxilie a compreender melhor o que são as instituições pedagógicas e a conjeturar o que devam ser elas, para melhor resultado do próprio trabalho.
DURKHEIM, E. Educação e sociologia. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1952.
Durkheim, ao discutir a importância da sociologia para o estudo das instituições pedagógicas, destaca a relevância da vida escolar por entender que