(ENEM 2013 2º APLICAÇÃO)
Placas como a da gravura são usadas para orientar os usuários de um espaço urbano. Essa placa, especificamente, tem a função de avisar que somente
Questões relacionadas
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
A Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, exigiu que o país adotasse um novo texto constitucional. Sobre a nova Constituição, aprovada em 1891, podemos afirmar que
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Na fabricação de 25 mesas, um empresário verificou que o custo total de material foi obtido por meio de uma taxa fixa de R$ 2.000,00, adicionada ao custo de produção que é de R$ 60,00 por unidade. Qual é o custo para fabricação dessas mesas?
- História | 6. Idade Contemporânea
Big Science (Grande Ciência) é um tipo de pesquisa científica realizado por grupos numerosos de cientistas e técnicos, com instrumentos e insumos em larga escala, financiados por fundos governamentais e por agências internacionais. No momento de seu surgimento, durante a Segunda Guerra Mundial e nos anos da Guerra Fria, a Big Science integrou esforços econômicos e políticos do governo dos E.U.A. visando à segurança nacional.
Adaptado de global.britannica.com.
O apoio a projetos de Big Science pelo governo dos E.U.A., no contexto da Guerra Fria, esteve diretamente relacionado ao desenvolvimento do seguinte aspecto:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia o texto a seguir e responda a questão. A nova moda eletrizante A beleza, às vezes, exige sacrifícios. Tornar o mundo mais sustentável também. Agora, imagine os dois esforços reunidos num mesmo objeto: a roupa. É isso o que chama a atenção na coleção Captain Electric, cujas três peças – Stiff, Sticky e Itchy – armazenam a energia gerada pelos movimentos do corpo.
O recorrente dilema do mundo da moda entre beleza e conforto foi a inspiração para a criação. Por isso, a intenção dos modelos é apertar e remodelar o corpo, de modo que seja necessário fazer força para se movimentar e, consequentemente, gerar mais energia. Os criadores optaram por não disfarçar os geradores de eletricidade, mas integrá-los ao conjunto da obra, e garantem que ninguém vai levar um choque inesperado.
No caso da Captain Electric, a energia não tem lá uma utilidade muito significativa, apenas produz luzes sob o tecido e é capaz de ativar um MP3 player incorporado à própria peça. No máximo, uma galera animada que aderisse ao figurino poderia garantir a iluminação e o som da balada.
Mas está aí uma iniciativa que pode ser adaptada num futuro próximo. Já pensou se os geradores das roupas pudessem alimentar uma TV, um computador ou mesmo uma bicicleta elétrica?
Você se submeteria a esse sacrifício em nome da moda ou do meio ambiente? (fonte: http://super.abril.com.br/blogs/planet/206188_post.shtml, acessada em 05/11/09)
Enunciado:
O texto da revista Superinteressante descreve a aliança entre o mundo da moda e a sustentabilidade. Unir universos tão distintos possibilitou:
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
Sejam E e I os pontos onde o gráfico da função f : R →R, definida por f(x) = - x² + 9x - 18 intercepta o eixo dos X. Se P(a,b) é o ponto do gráfico de f tal que os ângulos PÊI e PÎE são congruentes, então, a abscissa a do ponto P é igual a